Notas de interesse de 12 de maio de 2022 – Brasil fora da Cúpula das Américas, Marketplace de infraestrutura, apoio a Bolsonaro e mais
Uma seleção das principais notícias que interessam ao posicionamento internacional do Brasil na imprensa nacional e na mídia estrangeira.
Uma seleção das principais notícias que interessam ao posicionamento internacional do Brasil na imprensa nacional e na mídia estrangeira.
Fora da cúpula – O presidente Jair Bolsonaro avalia não comparecer à Cúpula das Américas, nos Estados Unidos, numa agenda em que se encontraria pela primeira vez com Joe Biden. A reunião de líderes do continente está marcada para o início de junho, em Los Angeles. A decisão de Bolsonaro sobre comparecer ou não ainda não foi tomada, mas uma série de fatores pesa para a falta de interesse dele em viajar aos EUA agora. A principal delas é o cenário interno no Brasil (Folha).
Infraestrutura – O diretor de concessões e privatizações do BNDES, Fábio Abrahão, apresentou a fundos de investimento e instituições financeiras em Nova York a nova plataforma unificada que vai reunir dados de projetos de infraestrutura de diferentes países da América Latina no mesmo local, chamada de marketplace. Será o Latam Projects Hub, que vai mostrar projetos de concessões, parcerias público-privadas e privatizações na região (Folha).
Apoio a Bolsonaro – O escritor peruano Mario Vargas Llosa falou sobre as eleições do Brasil e destacou que, apesar das “palhaçadas” de Bolsonaro, ele prefere sua vitória sobre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “O caso de Bolsonaro é muito difícil. As palhaçadas de Bolsonaro são muito difíceis para um liberal admitir. Agora, entre Bolsonaro e Lula, prefiro Bolsonaro. Com as palhaçadas de Bolsonaro, não é Lula”, comentou (El Comercio).
Visita venezuelana – A deputada venezuelana Iris Varela, uma das principais apoiadoras do ditador Nicolás Maduro na Assembleia local, foi recebida oficialmente pela Câmara dos Deputados. Varela, ex-ministra responsável pelo sistema penitenciário, está na lista de sanções do Departamento do Tesouro dos EUA e da OEA (Organização dos Estados Americanos), pelo apoio à ditadura e por outras acusações, como suposto envolvimento em narcotráfico e crime organizado (Folha).
Editor-executivo do portal Interesse Nacional. Jornalista e doutor em Relações Internacionais pelo programa de PhD conjunto do King’s College London (KCL) e do IRI/USP. Mestre pelo KCL e autor dos livros Brazil’s international status and recognition as an emerging power: inconsistencies and complexities (Palgrave Macmillan), Brazil, um país do presente (Alameda Editorial), O Brazil é um país sério? (Pioneira) e O Brasil voltou? (Pioneira)
Artigos e comentários de autores convidados não refletem, necessariamente, a opinião da revista Interesse Nacional