17 maio 2022

Notas de interesse de 17 de maio de 2022 – Inflação global, gafes de Lula compra de fertilizantes e mais

Uma seleção das principais notícias que interessam ao posicionamento internacional do Brasil na imprensa nacional e na mídia estrangeira.

Uma seleção das principais notícias que interessam ao posicionamento internacional do Brasil na imprensa nacional e na mídia estrangeira.

Commodities – Apesar das dificuldades mundiais para a compra de fertilizantes neste ano, o Brasil importou um volume recorde desse insumo em abril. A conta, no entanto, devido à alta dos preços internacionais, ficou elevada. Foram 3,25 milhões de toneladas adquiridas em abril, 71% a mais do que em igual mês do ano passado (Folha).

Lula no Washington Post – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi tema de uma reportagem de destaque no jornal americano The Washington Post. O texto diz que por meses, Lula mal precisou falar nada, pois se beneficiou da ineficiência do governo Bolsonaro. “Mas agora, com sua tentativa de derrubar seu rival na disputa de outubro começando a sério, o ex-presidente brasileiro está novamente diante de multidões e finalmente se manifesta. Não foi necessariamente uma coisa boa. Em vez de exibir o que sempre foi seu maior talento político – discurso deslumbrante – Lula cometeu gafes atípicas. Um político que sempre encontrou uma maneira de se livrar de problemas agora está cada vez mais criando esses problemas com suas falas” (Washington Post).

Fiesp internacional – A nova gestão de Josué Gomes da Silva na Fiesp passa por reformulação desde a saída de Paulo Skaf. Tatiana Prazeres vai dirigir o Departamento de Relações Internacionais e Comércio Exterior. A nova titular, que foi secretária de comércio exterior no governo Dilma Rousseff, diz que o principal desafio da função será recuperar a competitividade exportadora e a participação no comércio internacional do estado de São Paulo e da indústria brasileira, no geral (Folha).

Inflação – Essa escalada nos preços do óleo — e dos combustíveis e alimentos em geral — ocorre no contexto de inflação galopante que afeta todo o mundo, impulsionada principalmente pela guerra na Ucrânia e pelos efeitos econômicos da pandemia de covid-19. O valor dos alimentos no mundo disparou tanto que as organizações internacionais alertaram para o aumento da fome nos países mais pobres (BBC News Brasil).

Editor-executivo do portal Interesse Nacional. Jornalista e doutor em Relações Internacionais pelo programa de PhD conjunto do King’s College London (KCL) e do IRI/USP. Mestre pelo KCL e autor dos livros Brazil’s international status and recognition as an emerging power: inconsistencies and complexities (Palgrave Macmillan), Brazil, um país do presente (Alameda Editorial), O Brazil é um país sério? (Pioneira) e O Brasil voltou? (Pioneira)

Artigos e comentários de autores convidados não refletem, necessariamente, a opinião da revista Interesse Nacional

Cadastre-se para receber nossa Newsletter