Notas de interesse de 7 de junho de 2022 – Jornalista britânico desaparece, brasileiro morre na Ucrânia, emergentes defendem multilateralismo e mais
Uma seleção das principais notícias que interessam ao posicionamento internacional do Brasil na imprensa nacional e na mídia estrangeira.
Uma seleção das principais notícias que interessam ao posicionamento internacional do Brasil na imprensa nacional e na mídia estrangeira.
Jornalista desaparecido – O jornalista britânico Dom Phillips e o servidor da Funai Bruno Araújo Pereira desapareceram quando se deslocavam de barco pelo rio Itaquaí após uma visita à Terra Indígena do Vale do Javari (Amazonas), território que tem sofrido com invasões de caçadores, pescadores e madeireiros (BBC News Brasil). Crescem os temores sobre a segurança do jornalista britânico. Dom Phillips, colaborador de longa data do Guardian no Brasil, foi visto pela última vez no fim de semana na região de Javari, no estado do Amazonas – uma vasta região de rios e florestas tropicais perto da fronteira com o Peru (The Guardian).
Brasileiro na Ucrânia – Um brasileiro que está combatendo ao lado de soldados ucranianos contra forças russas relatou nas redes sociais a morte de André Hack Bahi, de 43 anos. O Ministério das Relações Exteriores informou que não poderia confirmar a morte, mas a Embaixada do Brasil em Kiev estava apurando os relatos de que um brasileiro teria morrido em conflito em território ucraniano (O Globo).
Multilateralismo – ‘Os países não querem ser peões em uma nova Guerra Fria’, diz analista em geopolítica. Para Parag Khanna, nações hoje preferem praticar o ‘multialinhamento’, escolhendo parcerias variáveis segundo o próprio interesse (O Globo).
Insegurança alimentar – A Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal) fez, nesta segunda-feira, um alerta sobre os impactos do baixo crescimento das economias regionais sobre a população, apontando para o risco de quase oito milhões de pessoas passarem a enfrentar um cenário de insegurança alimentar, e para um avanço considerável dos índices de pobreza (O Globo).
Editor-executivo do portal Interesse Nacional. Jornalista e doutor em Relações Internacionais pelo programa de PhD conjunto do King’s College London (KCL) e do IRI/USP. Mestre pelo KCL e autor dos livros Brazil’s international status and recognition as an emerging power: inconsistencies and complexities (Palgrave Macmillan), Brazil, um país do presente (Alameda Editorial), O Brazil é um país sério? (Pioneira) e O Brasil voltou? (Pioneira)
Artigos e comentários de autores convidados não refletem, necessariamente, a opinião da revista Interesse Nacional