27 maio 2025

Nova lei ambiental tem impacto negativo na imagem internacional do Brasil

Projeto de lei que uniformiza os procedimentos para emissão de licença ambiental em todo o país teve destaque na imprensa estrangeira, com reportagens de tom negativo apontando o impacto da medida na redução da proteção à natureza

iii-Brasil – de 19 a 25/052025

Visibilidade: 60 reportagens em 7 veículos analisados

Classificação das notícias:

22% Neutras

40% Negativas

38% Positivas

A aprovação no Senado de um projeto de lei que uniformiza os procedimentos para emissão de licença ambiental em todo o país teve amplo destaque internacional na semana, afetando negativamente a imagem do Brasil no exterior. Pela nova lei, ficam liberados de licenciamento a agropecuária e a manutenção de rodovias. O texto também simplifica a concessão de licenças para os empreendimentos de menor impacto ou de prioridade do governo. 

No total, foram registrados na terceira semana completa de maio 60 textos com menção ao Brasil nos sete veículos analisados, volume acima da média semanal do Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil). O período registrou uma maioria de textos de tom negativo (40%), 38% de menções positivas e apenas 22% de repercussão neutra. 

Entenda como funciona o iii-Brasil

“O Congresso brasileiro ameaça o planeta”, diz um artigo de opinião publicado pelo espanhol El País. “As forças da destruição estão se alinhando na legislatura mais predatória da história do país sul-americano para desferir um golpe mortal na natureza.”

“Ativistas ambientais no Brasil denunciaram um retrocesso drástico nas salvaguardas ambientais após o Senado aprovar um projeto de lei que desmantelaria os processos de licenciamento e aumentaria o risco de destruição generalizada”, diz reportagem do britânico The Guardian, que se refere a ele como “projeto de lei da devastação”.

Outro assunto de grande destaque na semana foi a série de reportagens do americano The New York Times sobre o que o jornal chama de “Fábrica de Espiões”: “Os serviços de inteligência russos transformaram o Brasil em uma linha de montagem para agentes infiltrados. Uma equipe de agentes federais do país sul-americano vem desmantelando-a discretamente.”

O Brasil também ficou em evidência no resto do mundo, de forma mais positiva, por conta da morte do fotógrafo Sebastião Salgado, reconhecido como um dos mais importantes do mundo. Os principais jornais publicaram obituários e homenagens com fotos dele. 

“Com Sebastião Salgado, faleceu um dos últimos herdeiros da fotografia humanista. Ao longo de sua vida, ele buscou denunciar injustiças sociais (ou ambientais) e exaltar a fé na humanidade por meio de grandes histórias fotográficas com vocação global”, diz texto publicado pelo francês Le Monde.

Retrospectiva 

Desde o início de abril de 2022, o iii-Brasil coletou e analisou em média 57 reportagens por semana com menções de destaque ao país nos sete veículos de imprensa analisados. 

Ao longo do levantamento, o iii-Brasil registrou em média 52% de reportagens de tom neutro, 27% de menções com tom negativo e 21% de textos positivos sobre o país. 

O Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil) é uma análise da imagem do país realizada a partir de um levantamento sistemático de dados sobre notícias que mencionam o Brasil a cada semana em sete publicações internacionais, selecionadas como representativas da imprensa internacional por serem reconhecidas internacionalmente como “newspapers of record”. São elas: The Guardian (Reino Unido), The New York Times (Estados Unidos), El País (Espanha), Le Monde (França), Clarín (Argentina), Público (Portugal) e China Daily (China). O iii-Brasil é produzido semanalmente pela equipe do portal Interesse Nacional e pela pesquisadora Fabiana Mariutti. Professora universitária e consultora; obteve pós-doutorado, doutorado e mestrado em Administração e bacharel em Comunicação Social. Estuda a imagem, reputação e marca Brasil desde 2010. Interesse nas áreas de Place Branding e Public Diplomacy. Nomeada Place Brand Expert pelo The Place Brand Observer, na Suíça. Autora do recente artigo: “When place brand and place logo matches: VRIO applied to Place Branding”, de dois livros e sete capítulos de livros. 

Artigos e comentários de autores convidados não refletem, necessariamente, a opinião da revista Interesse Nacional

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