05 março 2025

Oscar ofusca carnaval em semana de imagem positiva do Brasil no exterior

Premiação do filme ‘Ainda Estou Aqui’ reforçou a já existente reputação positiva da cultura brasileira no resto do mundo e teve destaque mais importante do que a festa mais tradicional do país

iii-Brasil – de 24/2 a 02/03/2025

Visibilidade: 41 reportagens em 7 veículos analisados

Classificação das notícias:

45% Neutras

12% Negativas

43% Positivas

O Oscar de Melhor Filme Estrangeiro conquistado pelo longa-metragem brasileiro Ainda Estou Aqui na noite de domingo (2) ajudou a reforçar internacionalmente uma imagem positiva já consolidada da cultura do Brasil. A participação brasileira na maior premiação do cinema internacional (com outras duas indicações) foi um dos temas mais frequentes a mencionar o país no exterior, e conseguiu ter mais destaque até mesmo do que o carnaval, festa mais tradicional e com maior associação à marca do país no exterior.

No total, foram registrados na terceira semana completa de fevereiro 51 textos com menção ao Brasil nos sete veículos analisados, volume abaixo da média semanal do Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil). O período registrou uma maioria de textos de tom neutro (45%), 42% de menções positivas e apenas 12% de repercussão negativa. 

Entenda como funciona o iii-Brasil

“O filme brasileiro Ainda Estou Aqui, baseado na história real de uma ativista cujo marido político dissidente desapareceu nas mãos de um governo militar, ganhou o Oscar de melhor longa-metragem internacional”, publicou o jornal americano The New York Times logo após a premiação.

Em uma outra reportagem, o veículo dos EUA diz que o filme tornou-se um fenômeno cultural no Brasil. “Houve intenso apoio online, ampla cobertura da mídia e exibições pelo presidente. O resultado é um sentimento de orgulho nacional mais comumente reservado para a seleção nacional de futebol. Isso porque, para muitos neste país de 200 milhões de habitantes, o primeiro grande Oscar do Brasil representaria uma validação significativa de uma cultura que há muito aguardava seu devido lugar”, diz.

A associação entre a torcida pelo filme e o futebol (e a festa de carnaval) apareceu também no espanhol El País: “Brasil está às vésperas do primeiro Oscar em clima de carnaval e Copa do Mundo”, diz.

Além da conquista do cinema brasileiro, a imprensa internacional também se debruçou sobre o carnaval, que sempre tem destaque no resto do mundo. O jornal francês Le Monde publicou uma reportagem destacando o papel da festa para a economia nacional.

“As festividades, que acontecem de 28 de fevereiro a 8 de março no Brasil, atraem dezenas de milhares de pessoas e geram receitas consideráveis, principalmente para a indústria têxtil e empresas de turismo.”

Retrospectiva 

Desde o início de abril de 2022, o iii-Brasil coletou e analisou em média 58 reportagens por semana com menções de destaque ao país nos sete veículos de imprensa analisados. 

Ao longo do levantamento, o iii-Brasil registrou em média 52% de reportagens de tom neutro, 28% de menções com tom negativo e 20% de textos positivos sobre o país. 

O Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil) é uma análise da imagem do país realizada a partir de um levantamento sistemático de dados sobre notícias que mencionam o Brasil a cada semana em sete publicações internacionais, selecionadas como representativas da imprensa internacional por serem reconhecidas internacionalmente como “newspapers of record”. São elas: The Guardian (Reino Unido), The New York Times (Estados Unidos), El País (Espanha), Le Monde (França), Clarín (Argentina), Público (Portugal) e China Daily (China). O iii-Brasil é produzido semanalmente pela equipe do portal Interesse Nacional e pela pesquisadora Fabiana Mariutti. Professora universitária e consultora; obteve pós-doutorado, doutorado e mestrado em Administração e bacharel em Comunicação Social. Estuda a imagem, reputação e marca Brasil desde 2010. Interesse nas áreas de Place Branding e Public Diplomacy. Nomeada Place Brand Expert pelo The Place Brand Observer, na Suíça. Autora do recente artigo: “When place brand and place logo matches: VRIO applied to Place Branding”, de dois livros e sete capítulos de livros. 

Artigos e comentários de autores convidados não refletem, necessariamente, a opinião da revista Interesse Nacional

Cadastre-se para receber nossa Newsletter