Pix e tráfico humano em disputas com os EUA destacam Brasil no exterior
A semana de transição entre setembro e outubro foi marcada por poucas menções ao país na imprensa estrangeira, e nenhum tema foi capaz de dominar as atenções, mas dois deles envolveram disputas entre o Brasil e os EUA

iii-Brasil – de 29/09 a 05/10/2025
Visibilidade: 48 reportagens em 7 veículos analisados
Classificação das notícias:
42% Neutras
16% Negativas
42% Positivas
O Brasil apareceu menos do que o normal na imprensa estrangeira, e nenhum grande tema dominou as atenções no exterior ao tratar do país na última semana. Entre os assuntos que ganharam mais destaque estão disputas internacionais envolvendo o Brasil e os EUA em torno do pix e um relatório sobre tráfico humano.
No total, foram registrados na semana de transição entre setembro e outubro 48 textos com menção ao Brasil nos sete veículos analisados, volume abaixo da média semanal do Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil). O período registrou uma proporção igual de textos de tom neutro e positivo (42%), e apenas 16% de repercussão negativa.
Entenda como funciona o iii-Brasil
“Brasil: Pix, o sistema de pagamento gratuito que coloca Donald Trump contra Lula”, diz o argentino Clarín.
“O Brasil tem um novo hábito de consumo digital. Agora é alvo de Trump”, diz a reportagem do New York Times.
“‘Dinheiro ou cartão?’ Para milhões de brasileiros, a resposta é nenhuma das duas opções. Em vez disso, o pagamento preferido no maior país da América Latina costuma ser o pix, um sistema digital rápido e gratuito que os brasileiros usam todos os dias para fazer compras, pagar contas, pagar contas de bar e comprar lanches na praia. No entanto, seu sucesso também gerou reações negativas: o governo Trump, como parte de sua agressiva campanha econômica e política contra o Brasil, está investigando o Pix, acusando o sistema de pagamento de prejudicar injustamente empresas financeiras e de tecnologia dos EUA, como Visa e Apple”, diz.

Nos jornais europeus, por outro lado, o destaque foi um relatório americano sobre tráfico humano denunciando o país.
“Tráfico de Pessoas: Brasil e África do Sul na Mira dos Estados Unidos”, diz o francês Le Monde. “O relatório anual do Departamento de Estado dos EUA colocou os dois países em uma lista de observação, uma categoria intermediária antes da lista negra, que acarreta potenciais sanções.”
“O Brasil e a África do Sul foram colocados em uma ‘lista de observação’ do Departamento de Estado de países que demonstram esforços insuficientes para combater o tráfico de pessoas e podem enfrentar sanções pela primeira vez, com o departamento citando falhas de ambos os países em demonstrar progresso na questão, com menos investigações e processos”, diz o britânico The Guardian.

Retrospectiva
Desde o início de abril de 2022, o iii-Brasil coletou e analisou em média 58 reportagens por semana com menções de destaque ao país nos sete veículos de imprensa analisados.
Ao longo do levantamento, o iii-Brasil registrou em média 52% de reportagens de tom neutro, 27% de menções com tom negativo e 21% de textos positivos sobre o país.
O Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil) é uma análise da imagem do país realizada a partir de um levantamento sistemático de dados sobre notícias que mencionam o Brasil a cada semana em sete publicações internacionais, selecionadas como representativas da imprensa internacional por serem reconhecidas internacionalmente como “newspapers of record”. São elas: The Guardian (Reino Unido), The New York Times (Estados Unidos), El País (Espanha), Le Monde (França), Clarín (Argentina), Público (Portugal) e China Daily (China). O iii-Brasil é produzido semanalmente pela equipe do portal Interesse Nacional e pela pesquisadora Fabiana Gondim Mariutti atua como pesquisadora, professora universitária e consultora. Ph.D. na Inglaterra, pós-doutorado, doutorado e mestrado em Administração, bacharel em Comunicação Social no Brasil e senior high school year nos EUA. Estuda a imagem, reputação e marca Brasil desde 2010. Interesse nas áreas de Place Branding e Public Diplomacy. Nomeada Place Brand Expert pelo The Place Brand Observer, na Suíça. Colunista no Portal Interesse Nacional e do iii-Brasil. Autora de artigos científicos, dois livros e sete capítulos de livros. Em 2025, no Handbook on Public Diplomacy, publica o capítulo "The Brazilian way: Public diplomacy as a means for positive image and global prestige"
Artigos e comentários de autores convidados não refletem, necessariamente, a opinião da revista Interesse Nacional