01 abril 2022

Pressão por proteção de áreas indígenas e outras notas de interesse de 1º de abril de 2022

Uma seleção das principais notícias que interessam ao Brasil na imprensa nacional e na mídia estrangeira Ambiente – As metas do acordo climático de Paris falharão a menos que os direitos dos povos indígenas que protegem as florestas tropicais sejam honrados, de acordo com um novo relatório. As terras florestais administradas por povos e comunidades […]

Uma seleção das principais notícias que interessam ao Brasil na imprensa nacional e na mídia estrangeira

Ambiente – As metas do acordo climático de Paris falharão a menos que os direitos dos povos indígenas que protegem as florestas tropicais sejam honrados, de acordo com um novo relatório. As terras florestais administradas por povos e comunidades indígenas em países como Brasil, Colômbia, México e Peru sequestram cerca de duas vezes mais carbono do que outras terras, de acordo com a análise (The Guardian).

Vanessa Barbara – Em pouco mais de três anos no cargo, Bolsonaro supervisionou um governo notável por seu desrespeito à vida humana. Há, mais imediatamente, as 660.000 mortes do país por Covid-19 – a segunda maior do mundo, depois dos Estados Unidos. Durante toda a pandemia, ele obstruiu o distanciamento social, sabotou o uso de máscaras e prejudicou a vacinação. Ele afirma que “não cometeu um único erro durante a pandemia”. Portanto, temos que assumir que tudo correu conforme o planejado (The New York Times).

Guerra – Apesar de pressão dos EUA e da UE, Brasil não vai aderir a sanções contra a Rússia. Fontes diplomáticas dizem que país não vai entrar na mesma lógica de guerra dos americanos e dos europeus (O Globo).

Guerra 2 – ‘Está claro que as sanções surtem efeito’, diz embaixador da Alemanha no Brasil. Heiko Thoms reforça necessidade de ação coesa da comunidade internacional para pôr fim ao conflito iniciado pela Rússia (O Globo).


Daniel Buarque é editor-executivo do portal Interesse Nacional. Pesquisador no pós-doutorado do Instituto de Relações Internacionais da USP (IRI/USP), doutor em relações internacionais pelo programa de PhD conjunto do King’s College London (KCL) e do IRI/USP. Jornalista, tem mestrado em Brazil in Global Perspective pelo KCL e é autor de livros como "Brazil’s international status and recognition as an emerging power: inconsistencies and complexities" (Palgrave Macmillan), "Brazil, um país do presente" (Alameda Editorial), "O Brazil é um país sério?" (Pioneira) e "o Brasil voltou?" (Pioneira)

Artigos e comentários de autores convidados não refletem, necessariamente, a opinião da revista Interesse Nacional

Cadastre-se para receber nossa Newsletter