Seca histórica e queimadas geram imagem ‘apocalíptica’ para o Brasil no exterior
Imprensa estrangeira destacou o aumento dos incêndios florestais no país, com impacto sobre a reputação brasileira no exterior enquanto o governo tenta se colocar como liderança ambiental no mundo
Por Daniel Buarque e Fabiana Mariutti*
iii-Brasil – de 9 a 15/9 de 2024
Visibilidade: 54 reportagens em 7 veículos analisados
Classificação das notícias:
54% Neutras
24% Negativas
22% Positivas
Uma temporada de seca histórica com aumento no número de queimadas projetou uma imagem negativa do Brasil no exterior na última semana. A imprensa internacional publicou uma série de relatos sobre a fumaça que cobriu parte do país, o que pode afetar a reputação do Brasil enquanto tenta se consolidar como liderança global contra o aquecimento global.
No total, foram registrados na segunda semana completa de setembro 54 textos com menção ao Brasil nos sete veículos analisados, volume abaixo da média semanal do iii-Brasil. O período registrou uma maioria de textos de tom neutro (54%), 22% de textos positivos e 24% de menções negativas.
Entenda como funciona o iii-Brasil
“Imagens com sabor apocalíptico se multiplicam no Brasil devido aos eventos climáticos extremos”, diz reportagem do jornal espanhol El País. “Quase todo o território continental está envolto em fumaça dos incêndios intencionalmente provocados para limpar terrenos.”
“A fumaça dos incêndios florestais no Brasil se espalha além das fronteiras do país”, diz o francês Le Monde. “Em diversas cidades brasileiras, a qualidade do ar está afetada e os problemas respiratórios aumentam. As autoridades argentinas e uruguaias relataram a presença desta fumaça em várias de suas regiões.”
Enquanto o fogo se alastra, o jornal britânico The Guardian destaca que o Brasil está entre os países que registram alto número de ataques contra ativistas que defendem o meio ambiente. “A América Latina foi a região mais mortal para defender ecossistemas da mineração e do desmatamento, com povos indígenas entre metade dos mortos”, diz.
Além da questão ambiental, a disputa judicial entre o Brasil e o Twitter (X) também continua chamando a atenção da imprensa internacional. O tom, entretanto, agora parece mais favorável ao Brasil e à regulamentação das redes sociais em todo o mundo.
No New York Times, um artigo analisa movimentos internacionais que parecem ter enfraquecido as Big Techs, e aponta o caso brasileiro de forma elogiosa: “Um juiz no Brasil decidiu que, em 2024, o poder de uma nação ainda pode superar o de uma empresa de tecnologia”. De forma semelhante, um texto de opinião do Guardian diz pergunta: ‘ao mostrar um cartão vermelho ao X de Musk, o Brasil fez um gol a favor de todas as democracias?”
Retrospectiva
Desde o início de abril de 2022, o iii-Brasil coletou e analisou em média 57 reportagens por semana com menções de destaque ao país nos sete veículos de imprensa analisados.
Ao longo do levantamento, o iii-Brasil registrou em média 52% de reportagens de tom neutro, 29% de menções com tom negativo e 19% de textos positivos sobre o país.
*Daniel Buarque é pesquisador no pós-doutorado do Instituto de Relações Internacionais da USP (ISI/USP), doutor em relações internacionais pelo programa de PhD conjunto do King’s College London (KCL) e do IRI/USP. Jornalista, tem mestrado em Brazil in Global Perspective pelo KCL e é autor de livros como Brazil’s international status and recognition as an emerging power: inconsistencies and complexities (Palgrave Macmillan), Brazil, um país do presente (Alameda Editorial) e O Brazil é um país sério? (Pioneira). É editor-executivo do portal Interesse Nacional.
Fabiana Mariutti atua como pesquisadora, professora universitária e consultora; obteve pós-doutorado, doutorado e mestrado em Administração e bacharel em Comunicação Social. Estuda a imagem, reputação e marca Brasil desde 2010. Interesse nas áreas de Place Branding e Public Diplomacy. Nomeada Place Brand Expert pelo The Place Brand Observer, na Suíça. Autora do recente artigo: “When place brand and place logo matches: VRIO applied to Place Branding”, de dois livros e sete capítulos de livros.
O Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil) é uma análise da imagem do país realizada a partir de um levantamento sistemático de dados sobre notícias que mencionam o Brasil a cada semana em sete publicações internacionais, selecionadas como representativas da imprensa internacional por serem reconhecidas internacionalmente como “newspapers of record”. São elas: The Guardian (Reino Unido), The New York Times (Estados Unidos), El País (Espanha), Le Monde (França), Clarín (Argentina), Público (Portugal) e China Daily (China). O iii-Brasil é produzido semanalmente pela equipe do portal Interesse Nacional e pela pesquisadora Fabiana Mariutti. Professora universitária e consultora; obteve pós-doutorado, doutorado e mestrado em Administração e bacharel em Comunicação Social. Estuda a imagem, reputação e marca Brasil desde 2010. Interesse nas áreas de Place Branding e Public Diplomacy. Nomeada Place Brand Expert pelo The Place Brand Observer, na Suíça. Autora do recente artigo: “When place brand and place logo matches: VRIO applied to Place Branding”, de dois livros e sete capítulos de livros.
Artigos e comentários de autores convidados não refletem, necessariamente, a opinião da revista Interesse Nacional