Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/storage/c/6b/bd/interessenaciona1/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
Interesse Nacional
17 setembro 2024

Seca histórica e queimadas geram imagem ‘apocalíptica’ para o Brasil no exterior

Imprensa estrangeira destacou o aumento dos incêndios florestais no país, com impacto sobre a reputação brasileira no exterior enquanto o governo tenta se colocar como liderança ambiental no mundo

Por Daniel Buarque e Fabiana Mariutti*

iii-Brasil – de 9 a 15/9 de 2024

Visibilidade: 54 reportagens em 7 veículos analisados

Classificação das notícias:

54% Neutras

24% Negativas

22% Positivas

Uma temporada de seca histórica com aumento no número de queimadas projetou uma imagem negativa do Brasil no exterior na última semana. A imprensa internacional publicou uma série de relatos sobre a fumaça que cobriu parte do país, o que pode afetar a reputação do Brasil enquanto tenta se consolidar como liderança global contra o aquecimento global.

No total, foram registrados na segunda semana completa de setembro 54 textos com menção ao Brasil nos sete veículos analisados, volume abaixo da média semanal do iii-Brasil. O período registrou uma maioria de textos de tom neutro (54%), 22% de textos positivos e 24% de menções negativas.

Entenda como funciona o iii-Brasil

“Imagens com sabor apocalíptico se multiplicam no Brasil devido aos eventos climáticos extremos”, diz reportagem do jornal espanhol El País. “Quase todo o território continental está envolto em fumaça dos incêndios intencionalmente provocados para limpar terrenos.”

“A fumaça dos incêndios florestais no Brasil se espalha além das fronteiras do país”, diz o francês Le Monde. “Em diversas cidades brasileiras, a qualidade do ar está afetada e os problemas respiratórios aumentam. As autoridades argentinas e uruguaias relataram a presença desta fumaça em várias de suas regiões.”

Enquanto o fogo se alastra, o jornal britânico The Guardian destaca que o Brasil está entre os países que registram alto número de ataques contra ativistas que defendem o meio ambiente. “A América Latina foi a região mais mortal para defender ecossistemas da mineração e do desmatamento, com povos indígenas entre metade dos mortos”, diz.

Além da questão ambiental, a disputa judicial entre o Brasil e o Twitter (X) também continua chamando a atenção da imprensa internacional. O tom, entretanto, agora parece mais favorável ao Brasil e à regulamentação das redes sociais em todo o mundo. 

No New York Times, um artigo analisa movimentos internacionais que parecem ter enfraquecido as Big Techs, e aponta o caso brasileiro de forma elogiosa: “Um juiz no Brasil decidiu que, em 2024, o poder de uma nação ainda pode superar o de uma empresa de tecnologia”. De forma semelhante, um texto de opinião do Guardian diz pergunta: ‘ao mostrar um cartão vermelho ao X de Musk, o Brasil fez um gol a favor de todas as democracias?”

Retrospectiva 

Desde o início de abril de 2022, o iii-Brasil coletou e analisou em média 57 reportagens por semana com menções de destaque ao país nos sete veículos de imprensa analisados. 

Ao longo do levantamento, o iii-Brasil registrou em média 52% de reportagens de tom neutro, 29% de menções com tom negativo e 19% de textos positivos sobre o país. 


*Daniel Buarque é pesquisador no pós-doutorado do Instituto de Relações Internacionais da USP (ISI/USP), doutor em relações internacionais pelo programa de PhD conjunto do King’s College London (KCL) e do IRI/USP. Jornalista, tem mestrado em Brazil in Global Perspective pelo KCL e é autor de livros como Brazil’s international status and recognition as an emerging power: inconsistencies and complexities (Palgrave Macmillan), Brazil, um país do presente (Alameda Editorial) e O Brazil é um país sério? (Pioneira). É editor-executivo do portal Interesse Nacional.

Fabiana Mariutti atua como pesquisadora, professora universitária e consultora; obteve pós-doutorado, doutorado e mestrado em Administração e bacharel em Comunicação Social. Estuda a imagem, reputação e marca Brasil desde 2010. Interesse nas áreas de Place Branding e Public Diplomacy. Nomeada Place Brand Expert pelo The Place Brand Observer, na Suíça. Autora do recente artigo: “When place brand and place logo matches: VRIO applied to Place Branding”, de dois livros e sete capítulos de livros. 

O Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil) é uma análise da imagem do país realizada a partir de um levantamento sistemático de dados sobre notícias que mencionam o Brasil a cada semana em sete publicações internacionais, selecionadas como representativas da imprensa internacional por serem reconhecidas internacionalmente como “newspapers of record”. São elas: The Guardian (Reino Unido), The New York Times (Estados Unidos), El País (Espanha), Le Monde (França), Clarín (Argentina), Público (Portugal) e China Daily (China). O iii-Brasil é produzido semanalmente pela equipe do portal Interesse Nacional e pela pesquisadora Fabiana Mariutti. Professora universitária e consultora; obteve pós-doutorado, doutorado e mestrado em Administração e bacharel em Comunicação Social. Estuda a imagem, reputação e marca Brasil desde 2010. Interesse nas áreas de Place Branding e Public Diplomacy. Nomeada Place Brand Expert pelo The Place Brand Observer, na Suíça. Autora do recente artigo: “When place brand and place logo matches: VRIO applied to Place Branding”, de dois livros e sete capítulos de livros. 

Artigos e comentários de autores convidados não refletem, necessariamente, a opinião da revista Interesse Nacional

Cadastre-se para receber nossa Newsletter