Sede da COP30, Brasil tem destaque internacional em notícias sobre a Amazônia
Reportagens sobre temas ambientais, especialmente os relacionados à Floresta Amazônica e à organização da conferência do clima em Belém no fim do ano, foram as principais fontes de visibilidade do país na imprensa estrangeira

iii-Brasil – de 10 a 16/03/2025
Visibilidade: 38 reportagens em 7 veículos analisados
Classificação das notícias:
45% Neutras
31% Negativas
24% Positivas
Sede da COP30, em novembro, o Brasil teve sua imagem visível na imprensa internacional ao longo da última semana especialmente por conta de temas ligados a questões ambientais e à Amazônia.
No total, foram registrados na segunda semana completa de março 38 textos com menção ao Brasil nos sete veículos analisados, volume igual à da média semanal do Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil). O período registrou uma maioria de textos de tom neutro (45%), 31% de menções negativas e 24% de repercussão positiva.
Entenda como funciona o iii-Brasil
O jornal britânico The Guardian publicou uma entrevista com o presidente da cúpula do clima, André Corrêa do Lago, e destacou uma declaração recente do país sobre a necessidade de uma política ambiental global.
“Corrêa do Lago escreveu a todos os países da ONU na segunda-feira, definindo as expectativas do Brasil de que todos os governos elaborem planos nacionais para cortes drásticos nas emissões de gases de efeito estufa antes do início da conferência em Belém, uma cidade de floresta tropical na foz do Amazonas, em novembro”, diz. “O Brasil prometeu realizar um ‘balanço ético’ com o objetivo de examinar questões de justiça climática, para pessoas pobres e vulneráveis, e dar aos povos indígenas um papel fundamental nas negociações.”
O francês Le Monde publicou uma reportagem falando sobre a queda do desmatamento da Amazônia: “No Brasil, desmatamento na Amazônia atinge menor nível desde 2016 no mês de fevereiro. As áreas desmatadas somaram 80,95 quilômetros quadrados em fevereiro, ante 226,51 quilômetros quadrados no ano anterior, segundo dados coletados por satélites do Instituto de Pesquisas Espaciais. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva prometeu erradicar o desmatamento ilegal no país até 2030”, diz.
Uma outra reportagem no mesmo jornal, entretanto, criticou o governo: “As ações de Lula em favor da Amazônia não devem mascarar o fato de que ele cedeu em outras questões ambientais”, diz, citando entrevista com o geógrafo François-Michel Le Tourneau.
O português Público também fez uma cobertura crítica do país. “Floresta Amazônica desmatada para dar lugar a autoestrada para a COP30”, diz. Assim como o El País.

Uma notícia de tom positivo para a imagem do Brasil trata da gastronomia brasileira ao destacar os 30 anos da cozinheira Rita Lobo, pelo El País. Empreendedora brasileira que cria receitas, livros e cursos sobre culinária prática e acessível para que as pessoas cozinhem em casa e comam melhor enquanto combate os alimentos ultraprocessados.

Retrospectiva
Desde o início de abril de 2022, o iii-Brasil coletou e analisou em média 58 reportagens por semana com menções de destaque ao país nos sete veículos de imprensa analisados.
Ao longo do levantamento, o iii-Brasil registrou em média 52% de reportagens de tom neutro, 28% de menções com tom negativo e 20% de textos positivos sobre o país.
O Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil) é uma análise da imagem do país realizada a partir de um levantamento sistemático de dados sobre notícias que mencionam o Brasil a cada semana em sete publicações internacionais, selecionadas como representativas da imprensa internacional por serem reconhecidas internacionalmente como “newspapers of record”. São elas: The Guardian (Reino Unido), The New York Times (Estados Unidos), El País (Espanha), Le Monde (França), Clarín (Argentina), Público (Portugal) e China Daily (China). O iii-Brasil é produzido semanalmente pela equipe do portal Interesse Nacional e pela pesquisadora Fabiana Mariutti. Professora universitária e consultora; obteve pós-doutorado, doutorado e mestrado em Administração e bacharel em Comunicação Social. Estuda a imagem, reputação e marca Brasil desde 2010. Interesse nas áreas de Place Branding e Public Diplomacy. Nomeada Place Brand Expert pelo The Place Brand Observer, na Suíça. Autora do recente artigo: “When place brand and place logo matches: VRIO applied to Place Branding”, de dois livros e sete capítulos de livros.
Artigos e comentários de autores convidados não refletem, necessariamente, a opinião da revista Interesse Nacional