Show de Lady Gaga no Rio destaca o Brasil internacionalmente
Um quinto das menções ao país na imprensa estrangeira ao longo da semana entre abril e maio destacaram a apresentação da cantora em Copacabana, destacando a grandiosidade do evento e projetando uma imagem positiva

iii-Brasil – de 28/04 a 04//052025
Visibilidade: 51 reportagens em 7 veículos analisados
Classificação das notícias:
65% Neutras
25% Negativas
10% Positivas
Um show “histórico” com “mais de dois milhões de pessoas” na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, ajudou a destacar a imagem internacional do Brasil na última semana. A apresentação da cantora americana Lady Gaga foi o tema de mais de um quinto das menções ao país na imprensa estrangeira, projetando uma imagem predominantemente positiva.
No total, foram registrados na semana de transição entre abril e maio 51 textos com menção ao Brasil nos sete veículos analisados, volume abaixo da média semanal do Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil). O período registrou uma maioria de textos de tom neutro (65%), 10% de menções positivas e 25% de repercussão negativa.
Entenda como funciona o iii-Brasil
“Lady Gaga revela sua gigantesca ópera pop para mais de dois milhões de fãs no Rio de Janeiro. A cantora segue os passos de Madonna e apresenta seu álbum ‘Mayhem’ com um grande show gratuito na Praia de Copacabana”, diz o jornal espanhol El País.
“Lady Gaga fez um show gratuito na noite de sábado, diante de pelo menos um milhão de fãs que se reuniram na Praia de Copacabana para o maior show de sua carreira”, relatou o argentino Clarín.
Segundo o britânico The Guardian, foi como uma experiência religiosa: ”Foi um momento de pura alegria para os fãs brasileiros, particularmente dedicados, muitos dos quais são jovens demais para terem visto Gaga em sua última apresentação no país, 13 anos atrás. A expectativa era ainda maior, já que Gaga havia cancelado uma apresentação planejada para 2017 por motivos médicos.”

Apesar da cobertura majoritariamente positiva, houve também destaque à descoberta de planos para realizar um ataque contra o evento.
“Polícia brasileira trava plano de atentado contra concerto de Lady Gaga no Rio de Janeiro”, destacou o português Público . “A Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, em conjunto com o Ministério da Justiça, afirmou que o plano tinha sido montado por grupo que promove discursos de ódio e a radicalização de adolescentes, bem como o incentivo à automutilação e à violência como forma de integração social.”

Retrospectiva
Desde o início de abril de 2022, o iii-Brasil coletou e analisou em média 57 reportagens por semana com menções de destaque ao país nos sete veículos de imprensa analisados.
Ao longo do levantamento, o iii-Brasil registrou em média 52% de reportagens de tom neutro, 28% de menções com tom negativo e 20% de textos positivos sobre o país.
O Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil) é uma análise da imagem do país realizada a partir de um levantamento sistemático de dados sobre notícias que mencionam o Brasil a cada semana em sete publicações internacionais, selecionadas como representativas da imprensa internacional por serem reconhecidas internacionalmente como “newspapers of record”. São elas: The Guardian (Reino Unido), The New York Times (Estados Unidos), El País (Espanha), Le Monde (França), Clarín (Argentina), Público (Portugal) e China Daily (China). O iii-Brasil é produzido semanalmente pela equipe do portal Interesse Nacional e pela pesquisadora Fabiana Mariutti. Professora universitária e consultora; obteve pós-doutorado, doutorado e mestrado em Administração e bacharel em Comunicação Social. Estuda a imagem, reputação e marca Brasil desde 2010. Interesse nas áreas de Place Branding e Public Diplomacy. Nomeada Place Brand Expert pelo The Place Brand Observer, na Suíça. Autora do recente artigo: “When place brand and place logo matches: VRIO applied to Place Branding”, de dois livros e sete capítulos de livros.
Artigos e comentários de autores convidados não refletem, necessariamente, a opinião da revista Interesse Nacional