18 agosto 2022

Taiwan domina a oferta mundial de chips de computador –não é estranho que os EUA estejam preocupados

O apoio dos EUA a Taiwan historicamente se baseou na oposição de Washington ao regime comunista em Pequim, mas tornou-se um interesse geopolítico vital para os EUA devido ao domínio da ilha no mercado de fabricação de semicondutores, da qual os EUA são fortemente dependentes

O apoio dos EUA a Taiwan historicamente se baseou na oposição de Washington ao regime comunista em Pequim, mas tornou-se um interesse geopolítico vital para os EUA devido ao domínio da ilha no mercado de fabricação de semicondutores, da qual os EUA são fortemente dependentes

Por Maria Ryan*

Um aspecto da viagem de Nancy Pelosi a Taiwan que foi amplamente ignorado foi sua reunião com Mark Lui, presidente da Taiwan Semiconductor Manufacturing Corporation (TSMC). A viagem de Pelosi coincidiu com os esforços dos EUA para convencer a TSMC –a maior fabricante de chips do mundo, da qual os EUA são fortemente dependentes– a estabelecer uma base de fabricação nos EUA e parar de fabricar chips avançados para empresas chinesas.

O apoio dos EUA a Taiwan historicamente se baseou na oposição de Washington ao regime comunista em Pequim e na resistência de Taiwan à absorção pela China. Mas, nos últimos anos, a autonomia de Taiwan tornou-se um interesse geopolítico vital para os EUA devido ao domínio da ilha no mercado de fabricação de semicondutores.

Os semicondutores –também conhecidos como chips de computador ou apenas chips– são parte integrante de todos os dispositivos de rede que foram incorporados em nossas vidas. Eles também têm aplicações militares avançadas.

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A internet 5G transformacional e super-rápida está permitindo um mundo de dispositivos conectados de todos os tipos (a “internet das coisas”) e uma nova geração de armas em rede. Com isso em mente, as autoridades dos EUA começaram a perceber durante o governo Trump que as empresas de design de semicondutores dos EUA, como a Intel, eram fortemente dependentes de cadeias de suprimentos asiáticas para a fabricação de seus produtos.

Em particular, a posição de Taiwan no mundo da fabricação de semicondutores é um pouco como o status da Arábia Saudita na OPEP. A TSMC possui 53% de participação no mercado global de fundição (fábricas contratadas para fazer chips projetados em outros países). Outros fabricantes de Taiwan reivindicam mais 10% do mercado.

Como resultado, o Relatório de Revisão da Cadeia de Suprimentos de 100 Dias do governo Biden diz: “Os Estados Unidos são fortemente dependentes de uma única empresa –TSMC– para produzir seus chips de ponta”. O fato de que apenas a TSMC e a Samsung (Coreia do Sul) podem fabricar os semicondutores mais avançados (cinco nanômetros de tamanho) “coloca em risco a capacidade de suprir as necessidades atuais e futuras de segurança nacional e infraestrutura crítica dos EUA” .

Isso significa que o objetivo de longo prazo da China de se reunificar com Taiwan agora é mais ameaçador para os interesses dos EUA. No Comunicado de Xangai de 1971 e na Lei de Relações de Taiwan de 1979, os EUA reconheceram que as pessoas tanto na China continental quanto em Taiwan acreditavam que havia “uma China” e que ambos pertenciam a ela. Mas para os EUA é impensável que a TSMC possa um dia estar em território controlado por Pequim.

‘Guerra tecnológica’

Por esse motivo, os EUA vêm tentando atrair a TSMC para os EUA para aumentar a capacidade de produção doméstica de chips. Em 2021, com o apoio do governo Biden, a empresa comprou um terreno no Arizona para construir uma fundição nos EUA. Isso está programado para ser concluído em 2024.

O Congresso dos EUA acaba de aprovar o Chips and Science Act, que fornece US$ 52 bilhões em subsídios para apoiar a fabricação de semicondutores nos EUA. Mas as empresas só receberão financiamento do Chips Act se concordarem em não fabricar semicondutores avançados para empresas chinesas.

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Isso significa que a TSMC e outras podem ter que escolher entre fazer negócios na China e nos EUA porque o custo de fabricação nos EUA é considerado muito alto sem subsídios do governo.

Tudo isso faz parte de uma “guerra tecnológica” mais ampla entre os EUA e a China, na qual os EUA pretendem restringir o desenvolvimento tecnológico da China e impedi-la de exercer um papel de liderança tecnológica global.

Em 2020, o governo Trump impôs sanções esmagadoras à gigante de tecnologia chinesa Huawei, projetadas para cortar a empresa da TSMC, da qual dependia para a produção de semicondutores de ponta necessários para seus negócios de infraestrutura 5G.

A Huawei era o principal fornecedor mundial de equipamentos de rede 5G, mas os EUA temiam que suas origens chinesas representassem um risco de segurança (embora essa afirmação tenha sido questionada). As sanções ainda estão em vigor porque republicanos e democratas querem impedir que outros países usem o equipamento 5G da Huawei.

O governo britânico decidiu inicialmente usar equipamentos Huawei em certas partes da rede 5G do Reino Unido. As sanções do governo Trump forçaram Londres a reverter essa decisão.

Um dos principais objetivos dos EUA parece ser acabar com sua dependência de cadeias de suprimentos na China ou em Taiwan para “tecnologias emergentes e fundamentais”, que incluem semicondutores avançados necessários para sistemas 5G, mas podem incluir outras tecnologias avançadas no futuro.

A viagem de Pelosi a Taiwan foi mais do que apenas o lugar crítico de Taiwan na “guerra tecnológica”. Mas o domínio de sua empresa mais importante deu à ilha uma nova e crítica importância geopolítica que provavelmente aumentará as tensões existentes entre os EUA e a China sobre o status da ilha. Também intensificou os esforços dos EUA para levar de volta ao país sua cadeia de suprimentos de semicondutores.

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*Maria Ryan é professora de história dos EUA na University of Nottingham.


Este texto é uma republicação do site The Conversation sob uma licença Creative Commons. Leia o artigo original, em inglês.


Artigos e comentários de autores convidados não refletem, necessariamente, a opinião da revista Interesse Nacional

Editor-executivo do portal Interesse Nacional. Jornalista e doutor em Relações Internacionais pelo programa de PhD conjunto do King’s College London (KCL) e do IRI/USP. Mestre pelo KCL e autor dos livros Brazil’s international status and recognition as an emerging power: inconsistencies and complexities (Palgrave Macmillan), Brazil, um país do presente (Alameda Editorial), O Brazil é um país sério? (Pioneira) e O Brasil voltou? (Pioneira)

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