Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/storage/c/6b/bd/interessenaciona1/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
Interesse Nacional
15 outubro 2024

Temas ambientais oscilam entre notícias positivas e negativas sobre o país no exterior

Imprensa estrangeira publicou uma série de reportagens sobre questões ligadas ao meio ambiente, oscilando entre problemas como a seca na Amazônia e tempestade em São Paulo e avanços como reflorestamento e lei de combustíveis sustentáveis

Por Daniel Buarque e Fabiana Mariutti*

iii-Brasil – de 7 a 13/10 de 2024

Visibilidade: 51 reportagens em 7 veículos analisados

Classificação das notícias:

53% Neutras

22% Negativas

25% Positivas

O noticiário estrangeiro relacionado ao Brasil adotou tons variados em publicações que trataram de temas ambientais sob diferentes aspectos na última semana. Por um lado, notícias negativas como a seca na Amazônia e a tempestade que deixou parte de São Paulo às escuras, mas por outro lado, relatos sobre esforços pelo reflorestamento e uma nova lei para incentivar combustíveis sustentáveis ajudaram a promover uma imagem mais favorável ao país. 

No total, foram registrados na primeira semana completa de outubro 51 textos com menção ao Brasil nos sete veículos analisados, volume abaixo da média semanal do iii-Brasil. O período registrou uma maioria de textos de tom neutro (53%), apenas 22% de textos negativos e 25% de menções positivas.

Entenda como funciona o iii-Brasil

“O maior rio do mundo, o Amazonas, caiu ao seu nível mais baixo já registrado nas últimas semanas, um acontecimento que chocou especialistas em todo o mundo”, relata uma reportagem do jornal americano The New York Times sobre problemas climáticos em diferentes partes do planeta. “Embora a mudança climática tenha alimentado muitos dos problemas da Amazônia, também é verdade que o desmatamento gradualmente reduziu a capacidade da selva de repor seus próprios suprimentos de água”, explica.

Já o El País aborda a seca na América Latina com destaque para a implicação do calor na qualidade de vida das pessoas e o risco inflamável no meio ambiente.  O Público publica fotos da situação catastrófica do Rio Tapajós e suas proximidades devido à seca severa da Amazônia, registradas pela equipe da Reuters no Estado do Pará, em que é possível ver o leito do rio praticamente sem água: “O nível da água diminuiu 80% a 90% nos últimos três meses, devido à seca provocada pelas alterações climáticas no país”, afirmou a Unidade Nacional de Gestão de Riscos de Desastres (UNGRD) colombiana, no final de setembro”.

No francês Le Monde, o problema é urbano e oposto ao da Amazônia. “No Brasil, fortes chuvas matam pelo menos oito pessoas. Grande parte da cidade de São Paulo ficou às escuras e pelo menos 1,6 milhão de residências ficaram sem eletricidade. Essas tempestades ocorrem depois de um dos piores períodos de seca que o Brasil já experimentou”, diz.

No mesmo jornal, uma outra notícia é mais positiva sobre temas ambientais relacionados ao país. “Brasil se compromete a aumentar o uso de biocombustíveis. O presidente brasileiro Lula sancionou uma lei que visa avançar na descarbonização dos transportes e evitar a emissão de 705 milhões de toneladas de dióxido de carbono até 2037”, diz.

A cobertura do jornal britânico The Guardian também adota um tom favorável ao apresentar esforços para recuperar matas no país. “Projeto de restauração da Mata Atlântica está tornando a cidade muito mais habitável diante das ondas de calor cada vez mais frequentes”, diz.

Retrospectiva 

Desde o início de abril de 2022, o iii-Brasil coletou e analisou em média 57 reportagens por semana com menções de destaque ao país nos sete veículos de imprensa analisados. 

Ao longo do levantamento, o iii-Brasil registrou em média 52% de reportagens de tom neutro, 28% de menções com tom negativo e 19% de textos positivos sobre o país. 


*Daniel Buarque é pesquisador no pós-doutorado do Instituto de Relações Internacionais da USP (ISI/USP), doutor em relações internacionais pelo programa de PhD conjunto do King’s College London (KCL) e do IRI/USP. Jornalista, tem mestrado em Brazil in Global Perspective pelo KCL e é autor de livros como Brazil’s international status and recognition as an emerging power: inconsistencies and complexities (Palgrave Macmillan), Brazil, um país do presente (Alameda Editorial) e O Brazil é um país sério? (Pioneira). É editor-executivo do portal Interesse Nacional.

Fabiana Mariutti atua como pesquisadora, professora universitária e consultora; obteve pós-doutorado, doutorado e mestrado em Administração e bacharel em Comunicação Social. Estuda a imagem, reputação e marca Brasil desde 2010. Interesse nas áreas de Place Branding e Public Diplomacy. Nomeada Place Brand Expert pelo The Place Brand Observer, na Suíça. Autora do recente artigo: “When place brand and place logo matches: VRIO applied to Place Branding”, de dois livros e sete capítulos de livros. 

O Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil) é uma análise da imagem do país realizada a partir de um levantamento sistemático de dados sobre notícias que mencionam o Brasil a cada semana em sete publicações internacionais, selecionadas como representativas da imprensa internacional por serem reconhecidas internacionalmente como “newspapers of record”. São elas: The Guardian (Reino Unido), The New York Times (Estados Unidos), El País (Espanha), Le Monde (França), Clarín (Argentina), Público (Portugal) e China Daily (China). O iii-Brasil é produzido semanalmente pela equipe do portal Interesse Nacional e pela pesquisadora Fabiana Mariutti. Professora universitária e consultora; obteve pós-doutorado, doutorado e mestrado em Administração e bacharel em Comunicação Social. Estuda a imagem, reputação e marca Brasil desde 2010. Interesse nas áreas de Place Branding e Public Diplomacy. Nomeada Place Brand Expert pelo The Place Brand Observer, na Suíça. Autora do recente artigo: “When place brand and place logo matches: VRIO applied to Place Branding”, de dois livros e sete capítulos de livros. 

Artigos e comentários de autores convidados não refletem, necessariamente, a opinião da revista Interesse Nacional

Cadastre-se para receber nossa Newsletter