Turismo, violência e cinema – A imagem do Brasil na imprensa estrangeira
Três temas chamaram mais a atenção da mídia internacional em relação ao Brasil na semana: Jornal argentino destaca a popularidade do destino entre turistas do país, Oscar e morte de Cacá Diegues dão atenção ao cinema nacional e crimes voltam a ter destaque
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iii-Brasil – de 10 a 16/02/2025
Visibilidade: 58 reportagens em 7 veículos analisados
Classificação das notícias:
67% Neutras
14% Negativas
19% Positivas
Em uma semana de cobertura bem variada, tematicamente, sobre o Brasil na imprensa estrangeira, três assuntos pareceram ganhar mais a atenção no exterior. Em um caso curioso, quase toda a cobertura do jornal argentino Clarín se voltou ao crescente turismo dos vizinhos no Brasil, que tem se tornado cada vez mais barato por conta do câmbio. Em um tema diferente, a participação de um filme nacional no Oscar e a morte de Cacá Diegues jogaram holofotes sobre o cinema brasileiro. E novas notícias relacionadas a violência política deram um toque negativo à cobertura na mídia internacional
No total, foram registrados na primeira semana completa de fevereiro 58 textos com menção ao Brasil nos sete veículos analisados, o mesmo volume da média semanal do Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil). O período registrou uma maioria de textos de tom neutro (67%), 19% de menções positivas e 14% de repercussão negativa.
Entenda como funciona o iii-Brasil
“Cada vez mais argentinos estão escolhendo o Brasil como destino de férias e este ano encontraram uma maneira rápida e prática de pagar suas compras sem lidar com os custos adicionais dos cartões no exterior. A chave está nas carteiras eletrônicas que desenvolveram diferentes utilidades para simplificar os pagamentos”, diz uma das reportagens do Clarín sobre a onda de turismo argentino no Brasil.
No total, o jornal portenho publicou durante a semana nove reportagens sobre viagens ao país, incluindo serviços sobre compras e formas de pagamento, dicas, relatos sobre as experiências com multas aos carros de estrangeiros e sobre acidentes nas estradas brasileiras.
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Em uma abordagem mais positiva, o britânico The Guardian destacou o cinema brasileiro em uma entrevista com o diretor Walter Salles, cujo filme Ainda estou aqui concorre ao Oscar. Salles “é o cineasta brasileiro mais celebrado internacionalmente. Ele ganhou destaque global em 1998 com o pungente road movie Central do Brasil, que ganhou o Urso de Ouro no festival de cinema de Berlim e recebeu duas indicações ao Oscar, e desde então lançou filmes em inglês”.
O cinema nacional apareceu com destaque também na notícia da morte de Cacá Diegues, “um dos mais populares cineastas brasileiros”, de acordo com o português Público. “Ao lado de Glauber Rocha, Leon Hirszman, Paulo Cesar Saraceni ou Joaquim Pedro de Andrade, foi um dos fundadores do Cinema Novo brasileiro, e como eles encetou um resgate às vezes lírico, às vezes paroxístico do Brasil rural, oposto ao retrato urbano e alienado do país: o realizador Carlos José Fontes Diegues morreu esta madrugada, num hospital do Rio de Janeiro.”
E o terceiro assunto sobre o Brasil no exterior na semana voltou a ser a violência. O caso que mais chamou a atenção foi o julgamento de um bolsonarista pelo assassinato de um apoiador de Lula, que já tinha sido notícia internacional.
“O assassinato chocou o Brasil e desencadeou um debate nacional sobre as graves ameaças representadas pela polarização política durante uma campanha particularmente acirrada que terminou no resultado eleitoral mais apertado da história e em uma tentativa de golpe. Num piscar de olhos, o crime na festa de aniversário trouxe à tona a virulência que o debate político havia adquirido e o grave risco de violência política”, diz o espanhol El País.
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Retrospectiva
Desde o início de abril de 2022, o iii-Brasil coletou e analisou em média 58 reportagens por semana com menções de destaque ao país nos sete veículos de imprensa analisados.
Ao longo do levantamento, o iii-Brasil registrou em média 52% de reportagens de tom neutro, 28% de menções com tom negativo e 20% de textos positivos sobre o país.
O Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil) é uma análise da imagem do país realizada a partir de um levantamento sistemático de dados sobre notícias que mencionam o Brasil a cada semana em sete publicações internacionais, selecionadas como representativas da imprensa internacional por serem reconhecidas internacionalmente como “newspapers of record”. São elas: The Guardian (Reino Unido), The New York Times (Estados Unidos), El País (Espanha), Le Monde (França), Clarín (Argentina), Público (Portugal) e China Daily (China). O iii-Brasil é produzido semanalmente pela equipe do portal Interesse Nacional e pela pesquisadora Fabiana Mariutti. Professora universitária e consultora; obteve pós-doutorado, doutorado e mestrado em Administração e bacharel em Comunicação Social. Estuda a imagem, reputação e marca Brasil desde 2010. Interesse nas áreas de Place Branding e Public Diplomacy. Nomeada Place Brand Expert pelo The Place Brand Observer, na Suíça. Autora do recente artigo: “When place brand and place logo matches: VRIO applied to Place Branding”, de dois livros e sete capítulos de livros.
Artigos e comentários de autores convidados não refletem, necessariamente, a opinião da revista Interesse Nacional