NOVO! Programa INTERESSE NACIONAL na Rádio MYNEWSVIPFM - 90.9 às sextas-feiras, 8h30 da manhã. Clique aqui para saber mais ou acesse a rádio aqui.

15 setembro 2026

Visibilidade internacional do Brasil cresce com escândalos e eleição

iii-Brasil – de 07 a 13/09/2026 Visibilidade: 58 reportagens em 7 veículos analisados Classificação das notícias: 57% Neutras 22% Negativas 21% Positivas Os escândalos de corrupção envolvendo políticos, ministros do STF, o caso Master e o filme Dark Horse às vésperas das eleições presidenciais ampliaram a visibilidade internacional do Brasil. A imprensa estrangeira se debruçou […]

iii-Brasil – de 07 a 13/09/2026

Visibilidade: 58 reportagens em 7 veículos analisados

Classificação das notícias:

57% Neutras

22% Negativas

21% Positivas

Os escândalos de corrupção envolvendo políticos, ministros do STF, o caso Master e o filme Dark Horse às vésperas das eleições presidenciais ampliaram a visibilidade internacional do Brasil. A imprensa estrangeira se debruçou sobre estes casos em reportagens que discutiram a situação do país.

No total, foram registrados na segunda semana de setembro 58 textos com menção ao Brasil nos sete veículos analisados, volume na média semanal do Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil). O período registrou uma maioria de textos de tom neutro (57%, cada), e uma proporção próxima de menções negativas (22%) e positivas (21%). 

Entenda como funciona o Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil)

De acordo com o jornal espanhol El País, “a corrupção monopoliza o debate na campanha eleitoral brasileira”. “O caso de fraude multimilionária, que envolve Flávio Bolsonaro e o juiz Moraes, está ofuscando temas como segurança pública, economia e soberania”, diz.

Uma reportagem publicada no português Público diz que o STF deixou de ser farol da democracia brasileira e “transformou-se numa casa desgovernada”.

O francês Le Monde se debruçou especificamente sobre as denúncias contra o candidato de direita Flávio Bolsonaro: “candidato à eleição presidencial de outubro, é alvo de investigação por corrupção e lavagem de dinheiro. Em maio, o filho mais velho do ex-presidente de extrema-direita Jair Bolsonaro admitiu ter solicitado financiamento ao banqueiro Daniel Vorcaro, atualmente preso por ter orquestrado uma gigantesca fraude financeira no país.”

Retrospectiva

Desde o início de abril de 2022, o iii-Brasil coletou e analisou em média 58 reportagens por semana com menções de destaque ao país nos sete veículos de imprensa analisados. 

Ao longo do levantamento, o iii-Brasil registrou em média 53% de reportagens de tom neutro, 26% de menções com tom negativo e 22% de textos positivos sobre o país. 

O Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil) é uma análise da imagem do país realizada a partir de um levantamento sistemático de dados sobre notícias que mencionam o Brasil a cada semana em sete publicações internacionais, selecionadas como representativas da imprensa internacional por serem reconhecidas internacionalmente como “newspapers of record”. São elas: The Guardian (Reino Unido), The New York Times (Estados Unidos), El País (Espanha), Le Monde (França), Clarín (Argentina), Público (Portugal) e China Daily (China). O iii-Brasil é produzido semanalmente pela equipe do portal Interesse Nacional e pela pesquisadora Fabiana Gondim Mariutti atua como pesquisadora, professora universitária e consultora. Ph.D. na Inglaterra, pós-doutorado, doutorado e mestrado em Administração, bacharel em Comunicação Social no Brasil e senior high school year nos EUA. Estuda a imagem, reputação e marca Brasil desde 2010. Interesse nas áreas de Place Branding e Public Diplomacy. Nomeada Place Brand Expert pelo The Place Brand Observer, na Suíça. Colunista no Portal Interesse Nacional e do iii-Brasil. Autora de artigos científicos, dois livros e sete capítulos de livros. Em 2025, no Handbook on Public Diplomacy, publica o capítulo "The Brazilian way: Public diplomacy as a means for positive image and global prestige"

Artigos e comentários de autores convidados não refletem, necessariamente, a opinião da revista Interesse Nacional