Visita de Alckmin projeta imagem positiva do Brasil na China
Imprensa chinesa fez ampla cobertura da viagem do vice-presidente brasileiro e do seu encontro com Xi Jinping, destacando o potencial da parceria entre os dois países e as perspectivas favoráveis de reformas econômicas para abrir o Brasil a investimentos estrangeiros
Por Daniel Buarque e Fabiana Mariutti*
iii-Brasil – de 3 a 9/6 de 2024
Visibilidade: 48 reportagens em 7 veículos analisados
Classificação das notícias:
59 % Neutras
19% Negativas
29% Positivas
A visita do vice-presidente Geraldo Alckmin à China gerou uma grande repercussão na imprensa do país, projetando uma imagem positiva do Brasil entre os chineses. Quase 20% das menções ao país no período apareceram no jornal China Daily, e quase todos tinham viés favorável ao Brasil.
No total, foram registrados na primeira semana de junho 48 textos com menção ao Brasil nos sete veículos analisados, volume abaixo da média semanal do iii-Brasil. A maior parte dos textos sobre o país teve tom neutro, atingindo 59% da cobertura sobre o país. As menções negativas foram 19% e positivas atingiram 29%.
Entenda como funciona o iii-Brasil
A cobertura da visita de Alckmin à China ajudou a melhorar o tom da cobertura sobre o Brasil na semana. Metade das menções positivas ao país no período foram registradas no jornal chinês.
“O presidente Xi Jinping disse que a China e o Brasil são bons amigos com ideias semelhantes e bons parceiros caminhando de mãos dadas. (…) Com esforços conjuntos no ano passado, os dois países aprofundaram continuamente a confiança mútua estratégica, avançaram firmemente a cooperação pragmática e se coordenaram estreitamente no cenário internacional”, diz o jornal estatal de Pequim.
Uma outra reportagem destaca que Xi enfatizou que a relação China-Brasil está muito além do escopo dos laços bilaterais. “Os dois países deram o exemplo de promoção da unidade e cooperação entre países em desenvolvimento, bem como de defesa da paz e estabilidade mundiais”, diz.
A viagem do brasileiro serviu especialmente para reforçar os laços econômicos entre os dois países, mostrando aos chineses o potencial de parcerias com o Brasil. “Alckmin reiterou na quarta-feira a aspiração de seu país por maiores investimentos chineses nos setores de energia, agricultura e infraestrutura, e destacou o crescimento notável no comércio bilateral com a China”, ressalta o China Daily. “Potenciais reformas tornarão o Brasil mais atraente para investidores estrangeiros”.
Apesar da maior proporção de textos com tom favorável ao país, notícias negativas também se destacaram na imprensa estrangeira, especialmente em espanhol, com a cobertura sobre golpistas condenados que fugiram do país.
“Polícia Federal do Brasil alerta que 65 fugitivos da tentativa de golpe contra Lula da Silva estão refugiados na Argentina”, diz o argentino Clarín. “A polícia brasileira suspeita que 60 apoiadores de Bolsonaro condenados e acusados de golpe fugiram para a Argentina. Os agentes os identificaram e suspeitam que queiram solicitar proteção a Milei, de quem as autoridades brasileiras poderiam solicitar a extradição”, diz reportagem do espanhol El País.
Retrospectiva
Desde o início de abril de 2022, o iii-Brasil coletou e analisou em média 58 reportagens por semana com menções de destaque ao país nos sete veículos de imprensa analisados.
Ao longo do levantamento, o iii-Brasil registrou em média 51% de reportagens de tom neutro, 29% de menções com tom negativo e 20% de textos positivos sobre o país.
*Daniel Buarque é pesquisador no pós-doutorado do Instituto de Relações Internacionais da USP (ISI/USP), doutor em relações internacionais pelo programa de PhD conjunto do King’s College London (KCL) e do IRI/USP. Jornalista, tem mestrado em Brazil in Global Perspective pelo KCL e é autor de livros como Brazil’s international status and recognition as an emerging power: inconsistencies and complexities (Palgrave Macmillan), Brazil, um país do presente (Alameda Editorial) e O Brazil é um país sério? (Pioneira). É editor-executivo do portal Interesse Nacional.
Fabiana Mariutti atua como pesquisadora, professora universitária e consultora; obteve pós-doutorado, doutorado e mestrado em Administração e bacharel em Comunicação Social. Estuda a imagem, reputação e marca Brasil desde 2010. Interesse nas áreas de Place Branding e Public Diplomacy. Nomeada Place Brand Expert pelo The Place Brand Observer, na Suíça. Autora do recente artigo: “When place brand and place logo matches: VRIO applied to Place Branding”, de dois livros e sete capítulos de livros.
O Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil) é uma análise da imagem do país realizada a partir de um levantamento sistemático de dados sobre notícias que mencionam o Brasil a cada semana em sete publicações internacionais, selecionadas como representativas da imprensa internacional por serem reconhecidas internacionalmente como “newspapers of record”. São elas: The Guardian (Reino Unido), The New York Times (Estados Unidos), El País (Espanha), Le Monde (França), Clarín (Argentina), Público (Portugal) e China Daily (China). O iii-Brasil é produzido semanalmente pela equipe do portal Interesse Nacional e pela pesquisadora Fabiana Mariutti. Professora universitária e consultora; obteve pós-doutorado, doutorado e mestrado em Administração e bacharel em Comunicação Social. Estuda a imagem, reputação e marca Brasil desde 2010. Interesse nas áreas de Place Branding e Public Diplomacy. Nomeada Place Brand Expert pelo The Place Brand Observer, na Suíça. Autora do recente artigo: “When place brand and place logo matches: VRIO applied to Place Branding”, de dois livros e sete capítulos de livros.
Artigos e comentários de autores convidados não refletem, necessariamente, a opinião da revista Interesse Nacional