O terceiro governo Lula enfrenta o desafio de reconstruir a diplomacia cultural brasileira após anos de descontinuidade e desvalorização. Em meio à polarização interna e à reconfiguração geopolítica global, o país precisa articular estratégias consistentes de soft power, fortalecer instituições e construir pontes culturais que reafirmem sua diversidade e relevância internacional
Um quinto das menções ao país na imprensa estrangeira ao longo da semana entre abril e maio destacaram a apresentação da cantora em Copacabana, destacando a grandiosidade do evento e projetando uma imagem positiva
Pela segunda semana consecutiva, premiação do filme ‘Ainda Estou Aqui’ ajudou a aumentar o número de citações ao Brasil na imprensa estrangeira e a ampliar a reputação positiva da cultura brasileira no resto do mundo
Ao colocar o dedo, com cirúrgica delicadeza, nas feridas ainda não cicatrizadas da ditadura civil-militar que o Brasil viveu entre 1964 e 1985, a obra do diretor Walter Salles projetou-se para além das telas
Premiação do filme ‘Ainda Estou Aqui’ reforçou a já existente reputação positiva da cultura brasileira no resto do mundo e teve destaque mais importante do que a festa mais tradicional do país
Muito distintos um do outro, os rivais Emília Perez e Ainda Estou Aqui afirmam a importância da memória e de como isso passa pelo direito das famílias enterrarem seus mortos, vítimas da violência do estado de exceção ou das disputas de poder relacionadas a um dos negócios mais lucrativos do mundo. Passa também pelo protagonismo das mulheres na busca por justiça, e reparação
Além de garantir o soft power nas relações internacionais e nas trocas culturais, o cinema nacional forte é um importante motor do crescimento nacional, já que estimula direta ou indiretamente quase 70 setores da economia, gera emprego e renda e paga tributos aos cofres públicos — ou seja, o investimento dá retorno financeiro ao Estado
O livro Lugar periférico, ideias modernas: aos intelectuais paulistas as batatas Boitempo, 2024), de Fabio Mascaro Querido, procura fazer um balanço dessa tradição intelectual e investiga as convergências e divergências de seus participantes ao longo das décadas de 1960, 1970, 1980 e 1990.
Prêmio conquistado pela atriz brasileira destacou o cinema nacional na imprensa estrangeira, com elogios ao trabalho dela e ao filme ‘Ainda estou aqui’
Um corte diagonal sobre o caráter nacional pode ser a pista para se desvendar os traços psicológicos do brasileiro que escolhe seus mandatários