iii-Brasil: Início da campanha eleitoral registra aumento de cobertura neutra e redução de notícias negativas sobre o Brasil
Apesar de parte da imprensa estrangeira ainda indicar preocupação com riscos de instabilidade política e violência por conta da eleição, total de textos de tom neutro atingiu seu recorde no levantamento do Índice de Interesse Internacional
Apesar de parte da imprensa estrangeira ainda indicar preocupação com riscos de instabilidade política e violência por conta da eleição, total de textos de tom neutro atingiu seu recorde no levantamento do Índice de Interesse Internacional
Por Daniel Buarque e Fabiana Mariutti*
iii-Brasil – 15 a 21 de agosto de 2022
Visibilidade: 59 textos
Classificação das notícias:
70% Neutras
22% Negativas
8% Positivas
A cobertura da imprensa internacional sobre o início oficial da campanha eleitoral no Brasil foi marcada por um aumento na proporção de textos publicados com tom neutro sobre o país, e de redução da prevalência de artigos positivos e negativos. O percentual de reportagens com descrição factual de notícias sobre o país, sem indicação de prejuízo a sua imagem internacional, atingiu seu recorde na terceira semana de agosto, com 70%.
A coleta de dados do Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil) encontrou na terceira semana de agosto o total de 59 artigos com menções de destaque ao Brasil nos sete veículos de imprensa estrangeiros analisados. O período registrou, além dos 70% de textos de tom neutro, sem impacto direto e evidente na reputação do Brasil, uma queda na proporção dos textos de tom negativo (22%) e das reportagens positivas (8%).
Assim como registrado em semanas anteriores, a imprensa estrangeira continua dando atenção ao clima de ameaça à democracia brasileira e aos riscos de escalada da polarização e da violência no país. Ainda assim, a maior parte dos artigos analisados tratou de forma objetiva das notícias sobre o início da campanha política.
Um exemplo foi a reportagem publicada pelo jornal espanhol El País sobre a eleição, que é tratada como uma disputa entre Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Bolsonaro: ‘A campanha eleitoral começou no Brasil com uma imagem inédita que resume bem como se apresentam os comícios: uma disputa entre dois veteranos, o primeiro presidente trabalhador e o primeiro de extrema-direita”, diz. De forma semelhante, o argentino Clarín apontou o crescimento da polarização entre os dois candidatos como a principal marca da eleição deste ano.
Já o britânico The Guardian adotou um tom mais preocupado e negativo com o país. “A campanha na eleição mais importante do Brasil em muitos anos começou oficialmente em meio a medo de violência política e possível tumulto antes e depois da votação em outubro”, diz. Próximo desse tom, o Público aborda um texto sobre as tensões pré-eleições entitulado “Brasil: campanha de embate e não de debate”
Retrospectiva
Desde o início de abril, o iii-Brasil, ao estudar a imagem internacional do Brasil, coletou e analisou em média 54 reportagens por semana com menções de destaque ao país nos sete veículos de imprensa analisados.
Na maioria das semanas, entretanto, o total de citações de destaque ao país não passou de 50, mas a média é puxada para cima especialmente pelas três semanas de junho em que se registrou o desaparecimento e a morte de Dom Phillips e Bruno Pereira, quando foi registrado o pior momento do resultado geral do iii-Brasil. O caso aumentou muito o volume da cobertura de imprensa sobre o país no exterior.
Ao longo do levantamento das últimas 20 semanas, o iii-Brasil registrou em média 49% de reportagens de tom neutro, 39% de menções com tom negativo e 12% de textos positivos sobre o país.
*Daniel Buarque é editor-executivo do Interesse Nacional, doutor em relações internacionais pelo programa de PhD conjunto do King’s College London (KCL) e do IRI/USP. É jornalista, tem mestrado em Brazil in Global Perspective pelo KCL e é autor dos livros “Brazil, um país do presente” (Alameda) e “O Brazil É um País Sério?” (Pioneira).
Fabiana Mariutti atua como professora universitária, pesquisadora e consultora; obteve pós-doutorado, doutorado e mestrado em Administração e bacharel em Comunicação Social. Estuda a marca Brasil desde 2010. Autora dos livros: “Country Reputation: The Case of Brazil in the United Kingdom: Four Stakeholders’ Perspectives on Brazil’s Brand Image” (2017) e “Country Brand Identity: Communication of the Brazil Brand in the United States of America” (2013).
O Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil) é uma análise da imagem do país realizada a partir de um levantamento sistemático de dados sobre notícias que mencionam o Brasil a cada semana em sete publicações internacionais, selecionadas como representativas da imprensa internacional por serem reconhecidas internacionalmente como “newspapers of record”. São elas: The Guardian (Reino Unido), The New York Times (Estados Unidos), El País (Espanha), Le Monde (França), Clarín (Argentina), Público (Portugal) e China Daily (China). O iii-Brasil é produzido semanalmente pela equipe do portal Interesse Nacional e pela pesquisadora Fabiana Mariutti. Professora universitária e consultora; obteve pós-doutorado, doutorado e mestrado em Administração e bacharel em Comunicação Social. Estuda a imagem, reputação e marca Brasil desde 2010. Interesse nas áreas de Place Branding e Public Diplomacy. Nomeada Place Brand Expert pelo The Place Brand Observer, na Suíça. Autora do recente artigo: “When place brand and place logo matches: VRIO applied to Place Branding”, de dois livros e sete capítulos de livros.
Artigos e comentários de autores convidados não refletem, necessariamente, a opinião da revista Interesse Nacional