iii-Brasil: Com cobertura de eleições, imprensa estrangeira bate recorde de abordagem neutra sobre o país
Mais de sete a cada dez publicações sobre o Brasil na semana tinham tom de neutralidade, sem afetar diretamente a imagem internacional do país. As notícias negativas foram um quarto do total, e apenas 4% das menções ao Brasil tinham tom positivo.
Mais de sete a cada dez publicações sobre o Brasil na semana tinham tom de neutralidade, sem afetar diretamente a imagem internacional do país. As notícias negativas foram um quarto do total, e apenas 4% das menções ao Brasil tinham tom positivo.
Por Daniel Buarque e Fabiana Mariutti*
iii-Brasil – 17 a 23 de outubro de 2022
Visibilidade: 69 reportagens em 7 veículos analisados
Classificação das notícias:
71% Neutras
25% Negativas
4% Positivas
A cobertura da imprensa internacional sobre as eleições no Brasil atingiu a maior proporção de textos de tom neutro em menções ao país. Mais de sete a cada dez reportagens sobre o Brasil adotou um tom factual e descritivo sobre a realidade brasileira, sem um impacto direto negativo ou positivo com impacto na reputação do país.
Na semana de 17 a 23 de outubro foram registradas 69 reportagens com menções de destaque ao Brasil nos sete veículos da imprensa estrangeira analisados pelo Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil).
No total, 71% das reportagens de tom neutro. O período registrou ainda 25% de textos com tom negativo, com potencial de piorar o prestígio do país no mundo. Já a proporção de notícias positivas, com potencial de melhorar a imagem do país, foi de 4%.
A imprensa internacional publicou várias notícias sobre o primeiro debate entre Jair Bolsonaro e Luiz Inácio Lula da Silva na corrida pelo segundo turno das eleições, por exemplo. Também teve destaque a discussão em torno de fake news e da postura dura do TSE contra a desinformação na política brasileira. O jornal americano The New York Times criticou a ampliação de poder dos tribunais, alegando que “um homem tem o poder sobre discursos online”. Assim como, El País, que abordou tal determinação como necessária perante a “inundação de notícias falsas” presentes nas campanhas eleitorais.
Negativamente, o Público apresenta um texto sobre a prevalência de informações distorcidas sobre pandemia e corrupção dos confrontos verbais por ambos candidatos durante esse primeiro debate na TV. El País, nessa temática editorial, registra o clima de extrema polarização marcado pela desinformação e pelo contexto eleitoral com empate técnico, pois “os brasileiros vão decidir no próximo domingo a quem vão entregar o comando de uma das maiores democracias do mundo”. Já o Clarín informa sobre o favoritismo por Lula, apesar que, de acordo com os resultados por município, em geral, quanto maior o número de votos para o ex-presidente, maior a abstenção do eleitorado — historicamente, a taxa de abstenção tende a ser maior no segundo turno em relação ao primeiro.
Na contramão da cobertura negativa sobre a política brasileira, o jornal francês Le Monde publicou uma reportagem positiva sobre a “bancada do cocar”, formada por líderes com iniciativas sobre as causas indígenas. Em uma narrativa reflexiva, o El País explicitamente indica motivos os quais as eleições no Brasil afetarão todos no mundo inteiro, especificamente quanto à consciência climática — ao reforçar que a população mundial deveria manter essa eleição brasileira no centro de suas preocupações.
Retrospectiva
Desde o início de abril, o iii-Brasil, ao estudar a imagem internacional do Brasil, coletou e analisou em média 59 reportagens por semana com menções de destaque ao país nos sete veículos de imprensa analisados.
Ao longo do levantamento das últimas 28 semanas, o iii-Brasil registrou em média 51% de reportagens de tom neutro, 38% de menções com tom negativo e 11% de textos positivos sobre o país.
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*Daniel Buarque é editor-executivo do Interesse Nacional, doutor em relações internacionais pelo programa de PhD conjunto do King’s College London (KCL) e do IRI/USP. É jornalista, tem mestrado em Brazil in Global Perspective pelo KCL e é autor dos livros “Brazil, um país do presente” (Alameda) e “O Brazil É um País Sério?” (Pioneira).
Fabiana Mariutti atua como professora universitária, pesquisadora e consultora; obteve pós-doutorado, doutorado e mestrado em Administração e bacharel em Comunicação Social. Estuda a marca Brasil desde 2010. Autora dos livros: “Country Reputation: The Case of Brazil in the United Kingdom: Four Stakeholders’ Perspectives on Brazil’s Brand Image” (2017) e “Country Brand Identity: Communication of the Brazil Brand in the United States of America” (2013).
O Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil) é uma análise da imagem do país realizada a partir de um levantamento sistemático de dados sobre notícias que mencionam o Brasil a cada semana em sete publicações internacionais, selecionadas como representativas da imprensa internacional por serem reconhecidas internacionalmente como “newspapers of record”. São elas: The Guardian (Reino Unido), The New York Times (Estados Unidos), El País (Espanha), Le Monde (França), Clarín (Argentina), Público (Portugal) e China Daily (China). O iii-Brasil é produzido semanalmente pela equipe do portal Interesse Nacional e pela pesquisadora Fabiana Mariutti. Professora universitária e consultora; obteve pós-doutorado, doutorado e mestrado em Administração e bacharel em Comunicação Social. Estuda a imagem, reputação e marca Brasil desde 2010. Interesse nas áreas de Place Branding e Public Diplomacy. Nomeada Place Brand Expert pelo The Place Brand Observer, na Suíça. Autora do recente artigo: “When place brand and place logo matches: VRIO applied to Place Branding”, de dois livros e sete capítulos de livros.
Artigos e comentários de autores convidados não refletem, necessariamente, a opinião da revista Interesse Nacional