iii-Brasil: Ataques golpistas continuam afetando negativamente imagem do país na mídia estrangeira
Apesar de redução no tamanho da cobertura da intentona em Brasília na imprensa internacional, tom da abordagem continua crítico ao país e às fragilidades da democracia; situação de populações indígenas também chama atenção negativamente no exterior
Apesar de redução no tamanho da cobertura da intentona em Brasília na imprensa internacional, tom da abordagem continua crítico ao país e às fragilidades da democracia; situação de populações indígenas também chama atenção negativamente no exterior
Por Daniel Buarque e Fabiana Mariutti*
iii-Brasil – de 16 a 22 de janeiro de 2023
Visibilidade: 75 reportagens em 7 veículos analisados
Classificação das notícias:
37% Neutras
53% Negativas
10% Positivas
Uma semana após a cobertura sobre os ataques golpistas em Brasília levarem à coleta de número recorde de reportagens com menções ao Brasil na imprensa estrangeira e à maior proporção já registrada de textos com tom negativo, a visibilidade do Brasil na mídia internacional voltou a um padrão mais próximo da normalidade.
No total, foram registrados na semana 75 textos com menção ao Brasil nos sete veículos analisados, trata-se de um volume bem alinhado à média semanal desde o início do levantamento do Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil), em abril de 2022.
Apesar da redução no número de matérias sobre o Brasil, a maior parte dos textos sobre o país na última semana continuou tendo tom negativo (53%), com potencial de piorar a imagem internacional do Brasil. Além disso, o período desta semana registrou ainda 37% de menções neutras e 10% de textos com tom positivo.
Os ataques a Brasília continuaram sendo o principal tema da imprensa estrangeira na semana. Dando continuidade à discussão sobre as fragilidades da democracia brasileira, o diário britânico The Guardian colocou o assunto na capa da sua revista semanal. “A temperatura política no Brasil pode ter diminuído um pouco nos dias desde que extremistas de direita atacaram o palácio presidencial em Brasília, mas a ameaça à democracia do país continua alta”, diz.
Publicou também uma reportagem sobre a estrutura das polícias brasileiras, criticando a existência de polícias militares e chamando o sistema de “anacrônico”. De forma semelhante, o francês Le Monde publicou uma análise em vídeo apontando que forças de segurança foram passivas diante da invasão das sedes dos Três Poderes.
O China Daily voltou a associar as ameaças à democracia à influência norte-americana na América Latina. “Certamente muitos fatores estão por trás da violência de 8 de janeiro no Brasil. Entretanto, um ponto central é o aumento da cultura de intolerância que tem suas raízes no sistema político dos EUA”, diz.
O jornal americano The New York Times publicou um artigo bem aprofundado e crítico sobre o papel de Alexandre de Moraes na política brasileira. O texto diz que ele é “o defensor da democracia”, mas que suas “táticas agressivas” levam a um questionamento sobre o que se pode fazer na luta contra a extrema-direita.
Entre outros assuntos com destaque na semana, a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a comunidades indígenas ganhou destaque internacional, dando visibilidade aos abusos aos direitos humanos na região Amazônica. O Guardian publicou uma reportagem sobe a acusação do presidente a Jair Bolsonaro de genocídio contra os Yanomami.
Mais frequentemente abordada sob viés negativo por conta dos problemas de destruição ambiental e abusos de direitos humanos, a situação de indígenas brasileiros teve também uma exposição positiva no New York Times. Uma reportagem destacou o trabalho da fotógrafa Claudia Andujar em dar visibilidade à luta dos Yanomami pela sobrevivência.
A questão ambiental também teve um destaque positivo no jornal chinês, que alega que “Lula não perde tempo na proteção da floresta tropical”, destacando a mudança de postura do país após a troca no governo.
Retrospectiva
Desde o início de abril de 2022, o iii-Brasil coletou e analisou em média 74 reportagens por semana com menções de destaque ao país nos sete veículos de imprensa analisados.
Ao longo do levantamento das últimas 42 semanas, o iii-Brasil registrou em média 49% de reportagens de tom neutro, 36% de menções com tom negativo e 15% de textos positivos sobre o país.
*Daniel Buarque é editor-executivo do Interesse Nacional, doutor em relações internacionais pelo programa de PhD conjunto do King’s College London (KCL) e do IRI/USP. É jornalista, tem mestrado em Brazil in Global Perspective pelo KCL e é autor dos livros “Brazil, um país do presente” (Alameda) e “O Brazil É um País Sério?” (Pioneira).
Fabiana Mariutti atua como pesquisadora, professora universitária, e consultora; obteve pós-doutorado, doutorado e mestrado em Administração e bacharel em Comunicação Social. Estuda a imagem, reputação e marca Brasil desde 2010. Autora dos livros: “Country Reputation: The Case of Brazil in the United Kingdom: Four Stakeholders’ Perspectives on Brazil’s Brand Image” (2017) e “Country Brand Identity: Communication of the Brazil Brand in the United States of America” (2013).
O Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil) é uma análise da imagem do país realizada a partir de um levantamento sistemático de dados sobre notícias que mencionam o Brasil a cada semana em sete publicações internacionais, selecionadas como representativas da imprensa internacional por serem reconhecidas internacionalmente como “newspapers of record”. São elas: The Guardian (Reino Unido), The New York Times (Estados Unidos), El País (Espanha), Le Monde (França), Clarín (Argentina), Público (Portugal) e China Daily (China). O iii-Brasil é produzido semanalmente pela equipe do portal Interesse Nacional e pela pesquisadora Fabiana Mariutti. Professora universitária e consultora; obteve pós-doutorado, doutorado e mestrado em Administração e bacharel em Comunicação Social. Estuda a imagem, reputação e marca Brasil desde 2010. Interesse nas áreas de Place Branding e Public Diplomacy. Nomeada Place Brand Expert pelo The Place Brand Observer, na Suíça. Autora do recente artigo: “When place brand and place logo matches: VRIO applied to Place Branding”, de dois livros e sete capítulos de livros.
Artigos e comentários de autores convidados não refletem, necessariamente, a opinião da revista Interesse Nacional