Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/storage/c/6b/bd/interessenaciona1/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
Interesse Nacional
07 fevereiro 2023

iii-Brasil: ‘Bomba ambiental’ afeta negativamente a imagem internacional do país

Notícia sobre afundamento de porta-aviões com material tóxico chamou grande atenção na mídia estrangeira ao longo da semana, com fortes críticas de ambientalistas preocupados com o impactos da medida. Divulgação tem efeito negativo na reputação do país

Notícia sobre afundamento de porta-aviões com material tóxico chamou grande atenção na mídia estrangeira ao longo da semana, com fortes críticas de ambientalistas preocupados com o impactos da medida. Divulgação tem efeito negativo na reputação do país

Por Daniel Buarque e Fabiana Mariutti*

iii-Brasil – de 30/1 a 5/2 de 2023

Visibilidade: 84 reportagens em 7 veículos analisados

Classificação das notícias:

51% Neutras

35% Negativas

14% Positivas

Uma notícia com relativamente pouca repercussão no Brasil se tornou um dos principais destaques sobre o país na imprensa estrangeira na última semana. O anúncio de que a Marinha afundou o porta-aviões desativado São Paulo foi divulgada no país sem muito alarde, mas foi tratada como uma “bomba ambiental” chamando muita atenção e críticas na mídia internacional, marcando negativamente a reputação do país no período. 

No total, foram registrados na primeira semana de fevereiro 84 textos com menção ao Brasil nos sete veículos analisados, trata-se de um volume um pouco acima da média semanal coletada desde o início do levantamento do Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil), em abril de 2022. Apesar do tom crítico sobre o porta-aviões, o período foi marcado por uma cobertura majoritariamente neutra (51%), sem potencial de afetar a imagem do país. Além disso, 35% das menções ao país foram negativas e 14% positivas.

https://interessenacional.com.br/edicoes-posts/entenda-como-funciona-o-indice-de-interesse-internacional-monitoramento-de-noticias-sobre-o-brasil-no-exterior/

O afundamento do porta-aviões teve amplo espaço nas publicações estrangeiras. Jornais como o francês Le Monde e o americano The New York Times publicaram mais de uma reportagem, cada, sobre a decisão da Marinha brasileira, as críticas de ambientalistas e os possíveis impactos do naufrágio. Em um dos textos, o jornal americano cita uma fonte que chama a decisão de afundar o navio de “completamente inexplicável e irracional”. “A decisão foi duramente criticada por diversas organizações de defesa do meio ambiente, já que o antigo navio da marinha francesa, comprado pelo Brasil em 2000, está cheio de amianto, tintas e outros resíduos tóxicos”, diz o Monde.

“Ativistas ambientais tentaram impedir o afundamento planejado do navio de guerra, alertando que isso poderia poluir a cadeia alimentar marinha”, diz o britânico The Guardian. Ainda mais crítico, o espanhol El País usa o termo “bomba ambiental” para se referir ao afundamento: “O maior navio da frota brasileira era pura sucata. Uma bomba ambiental com toneladas de amianto e outros componentes tóxicos. Livrar-se do que restou do porta-aviões São Paulo – o casco, a casa de máquinas… – tem sido um verdadeiro pesadelo para a Marinha do Brasil”.

É importante ressaltar que as críticas ambientais se consolidaram nos últimos anos como um dos pontos centrais da piora da reputação internacional do Brasil. Notícias e análises sobre a destruição da Amazônia foram um dos focos centrais das críticas ao governo de Jair Bolsonaro. Houve um momento de melhora da abordagem desta questão desde a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições, mas o afundamento do navio nesta semana quebra a tendência de projeção mais positiva do país na área ambiental.

Além da questão ambiental, também chamou atenção internacional de forma negativa a piora do Brasil no ranking mundial de corrupção, que teve destaque no português Público, entre outros.

Em uma inversão com a semana anterior, teve abordagem um pouco mais positiva o noticiário sobre as primeiras ações do governo para tentar proteger populações indígenas encontradas em situação precária sob pressão do garimpo ilegal. O jornal francês Le Monde noticiou que o Estado começou a agir na região Norte do país para tentar proteger os yanomami.

Retrospectiva 

Desde o início de abril de 2022, o iii-Brasil coletou e analisou em média 74 reportagens por semana com menções de destaque ao país nos sete veículos de imprensa analisados. 

Ao longo do levantamento das últimas 43 semanas, o iii-Brasil registrou em média 49% de reportagens de tom neutro, 36% de menções com tom negativo e 15% de textos positivos sobre o país. 


*Daniel Buarque é editor-executivo do Interesse Nacional, doutor em relações internacionais pelo programa de PhD conjunto do King’s College London (KCL) e do IRI/USP. É jornalista, tem mestrado em Brazil in Global Perspective pelo KCL e é autor dos livros “Brazil, um país do presente” (Alameda) e “O Brazil É um País Sério?” (Pioneira).

Fabiana Mariutti atua como pesquisadora, professora universitária,  e consultora; obteve pós-doutorado, doutorado e mestrado em Administração e bacharel em Comunicação Social. Estuda a imagem, reputação e marca Brasil desde 2010. Autora dos livros: “Country Reputation: The Case of Brazil in the United Kingdom: Four Stakeholders’ Perspectives on Brazil’s Brand Image(2017) e Country Brand Identity: Communication of the Brazil Brand in the United States of America (2013).

O Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil) é uma análise da imagem do país realizada a partir de um levantamento sistemático de dados sobre notícias que mencionam o Brasil a cada semana em sete publicações internacionais, selecionadas como representativas da imprensa internacional por serem reconhecidas internacionalmente como “newspapers of record”. São elas: The Guardian (Reino Unido), The New York Times (Estados Unidos), El País (Espanha), Le Monde (França), Clarín (Argentina), Público (Portugal) e China Daily (China). O iii-Brasil é produzido semanalmente pela equipe do portal Interesse Nacional e pela pesquisadora Fabiana Mariutti. Professora universitária e consultora; obteve pós-doutorado, doutorado e mestrado em Administração e bacharel em Comunicação Social. Estuda a imagem, reputação e marca Brasil desde 2010. Interesse nas áreas de Place Branding e Public Diplomacy. Nomeada Place Brand Expert pelo The Place Brand Observer, na Suíça. Autora do recente artigo: “When place brand and place logo matches: VRIO applied to Place Branding”, de dois livros e sete capítulos de livros. 

Artigos e comentários de autores convidados não refletem, necessariamente, a opinião da revista Interesse Nacional

Cadastre-se para receber nossa Newsletter