Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/storage/c/6b/bd/interessenaciona1/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
Interesse Nacional
23 julho 2024

Crime e desmatamento na Amazônia são destaque na mídia estrangeira

Pesquisa sobre tráfico de drogas e violência nas áreas de fronteira da floresta chamam atenção internacional, enquanto imprensa também continua falando sobre destruição ambiental

Por Daniel Buarque e Fabiana Mariutti*

iii-Brasil – de 15 a 21/7 de 2024

Visibilidade: 37 reportagens em 7 veículos analisados

Classificação das notícias:

40% Neutras

40% Negativas

19% Positivas

Uma pesquisa sobre criminalidade e violência nas áreas de fronteira da Floresta Amazônica foi o tema relacionado ao Brasil de maior repercussão na imprensa estrangeira na última semana. Em uma semana de baixa visibilidade do país, a cobertura no exterior também abordou outros temas ligados à Amazônia, como o desmatamento e a questão ambiental.

No total, foram registrados na terceira semana de julho 37 textos com menção ao Brasil nos sete veículos analisados, volume muito abaixo da média semanal do iii-Brasil. O período registrou a mesma proporção de textos neutros e negativos: 40,5%. As menções positivas foram 19%. 

Entenda como funciona o iii-Brasil

O assunto com maior repercussão ao tratar do Brasil no período foi o aumento da criminalidade e da violência nas regiões de fronteira da Amazônia.

“Crime trinacional: tráfico de drogas e ilegalidade desgastam a Amazônia no Brasil, Peru e Colômbia. International Crisis Group publica relatório sobre como acabar com o crime nesta região. A colaboração entre o Comando Vermelho e os dissidentes das Farc intensificou o conflito”, relata o espanhol El País. “Na tríplice fronteira sem lei entre Brasil, Colômbia e Peru, o tráfico de drogas, a extração ilegal de madeira e as gangues colocam em risco o tecido ecológico e social da floresta tropical”, diz o Guardian.

O tema apareceu também no espanhol El País: “A Amazônia se tornou uma espécie de curinga quando se trata de mudanças climáticas. Os líderes regionais, nacionais e até internacionais recorrem frequentemente ao grande ecossistema quando falam sobre os locais que são fundamentais para enfrentar a crise. Mas esta floresta tropical não está apenas em risco de desmatamento, perda de biodiversidade ou daquilo que os especialistas chamam de ponto ‘sem retorno’. Na tríplice fronteira entre Colômbia, Brasil e Peru, também foi criado um foco de criminalidade que aproveita a escassa presença do Estado para promover o tráfico transfronteiriço de drogas, bem como a exploração madeireira, a pesca e a mineração ilegal”. 

Além disso, outro enfoque importante continua sendo a questão ambiental: “A Amazônia continua queimando, apesar da queda no desmatamento. Pelo menos 13.400 incêndios foram registrados na floresta tropical desde o início de 2024. A causa é a grave seca que assola desde 2023. O presidente Lula pediu uma mobilização geral, enquanto o Brasil se comprometeu a parar o desmatamento até 2030”, diz reportagem publicada pelo jornal francês Le Monde.

No americano The New York Times, a cobertura ganhou um enfoque mais leve, com um perfil de uma mulher apresentada como possivelmente a indígena mais velha da Amazônia. “A vida de Varî Vãti Marubo mostra o quanto a vida mudou para as tribos indígenas da floresta tropical — e o quanto permaneceu a mesma”, diz.

Já o jornal português Público destaca a imagem de uma tribo de povos raros de Mascho Piro brincando na praia no Peru em zona de madeireiros no Peru ao alertar que “Não é comum que tantos membros da tribo sejam vistos em conjunto”.

Retrospectiva 

Desde o início de abril de 2022, o iii-Brasil coletou e analisou em média 57 reportagens por semana com menções de destaque ao país nos sete veículos de imprensa analisados. 

Ao longo do levantamento, o iii-Brasil registrou em média 51% de reportagens de tom neutro, 29% de menções com tom negativo e 19% de textos positivos sobre o país. 


*Daniel Buarque é pesquisador no pós-doutorado do Instituto de Relações Internacionais da USP (ISI/USP), doutor em relações internacionais pelo programa de PhD conjunto do King’s College London (KCL) e do IRI/USP. Jornalista, tem mestrado em Brazil in Global Perspective pelo KCL e é autor de livros como Brazil’s international status and recognition as an emerging power: inconsistencies and complexities (Palgrave Macmillan), Brazil, um país do presente (Alameda Editorial) e O Brazil é um país sério? (Pioneira). É editor-executivo do portal Interesse Nacional.

Fabiana Mariutti atua como pesquisadora, professora universitária e consultora; obteve pós-doutorado, doutorado e mestrado em Administração e bacharel em Comunicação Social. Estuda a imagem, reputação e marca Brasil desde 2010. Interesse nas áreas de Place Branding e Public Diplomacy. Nomeada Place Brand Expert pelo The Place Brand Observer, na Suíça. Autora do recente artigo: “When place brand and place logo matches: VRIO applied to Place Branding”, de dois livros e sete capítulos de livros. 

O Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil) é uma análise da imagem do país realizada a partir de um levantamento sistemático de dados sobre notícias que mencionam o Brasil a cada semana em sete publicações internacionais, selecionadas como representativas da imprensa internacional por serem reconhecidas internacionalmente como “newspapers of record”. São elas: The Guardian (Reino Unido), The New York Times (Estados Unidos), El País (Espanha), Le Monde (França), Clarín (Argentina), Público (Portugal) e China Daily (China). O iii-Brasil é produzido semanalmente pela equipe do portal Interesse Nacional e pela pesquisadora Fabiana Mariutti. Professora universitária e consultora; obteve pós-doutorado, doutorado e mestrado em Administração e bacharel em Comunicação Social. Estuda a imagem, reputação e marca Brasil desde 2010. Interesse nas áreas de Place Branding e Public Diplomacy. Nomeada Place Brand Expert pelo The Place Brand Observer, na Suíça. Autora do recente artigo: “When place brand and place logo matches: VRIO applied to Place Branding”, de dois livros e sete capítulos de livros. 

Artigos e comentários de autores convidados não refletem, necessariamente, a opinião da revista Interesse Nacional

Cadastre-se para receber nossa Newsletter