Crise na Venezuela é foco de menções ao Brasil na imprensa internacional
Por Daniel Buarque e Fabiana Mariutti* iii-Brasil – de 29/7 a 4/8 de 2024 Visibilidade: 48 reportagens em 7 veículos analisados Classificação das notícias: 67% Neutras 12% Negativas 21% Positivas Notícias sobre a situação política de outro país dominaram a cobertura sobre o Brasil na imprensa internacional na semana de transição entre os meses de […]
Por Daniel Buarque e Fabiana Mariutti*
iii-Brasil – de 29/7 a 4/8 de 2024
Visibilidade: 48 reportagens em 7 veículos analisados
Classificação das notícias:
67% Neutras
12% Negativas
21% Positivas
Notícias sobre a situação política de outro país dominaram a cobertura sobre o Brasil na imprensa internacional na semana de transição entre os meses de julho e agosto. A atenção da mídia estrangeira se voltou para a crise política após as eleições na Venezuela, e a postura brasileira em relação à disputa no país foi um dos principais temas relacionados ao Brasil no exterior.
No total, foram registrados na semana de transição entre julho e agosto 48 textos com menção ao Brasil nos sete veículos analisados, volume muito abaixo da média semanal do iii-Brasil. O período registrou uma maioria de textos de tom neutro (67%), 21% de textos positivos e apenas 12% de menções negativas.
Entenda como funciona o iii-Brasil
Apesar da cobertura mais crítica ao comportamento do governo de Luiz Inácio Lula da Silva no noticiário doméstico, a imprensa estrangeira adotou um tom mais neutro para tratar da postura do Brasil na crise venezuelana, indicando que o país está cobrando mais transparência sobre os dados eleitorais.
“Lula alinha-se com Biden e pede apresentação das atas antes de reconhecer resultado”, destaca o jornal português Público. “Biden e Lula exigem juntos que Maduro publique as atas de todas as mesas eleitorais na Venezuela”, diz o espanhol El País. “Os presidentes do Brasil e dos Estados Unidos compartilharam em telefonema suas dúvidas sobre os resultados eleitorais divulgados pelo chavismo”, complementa.
No argentino Clarín a cobertura tratou da disputa do governo de Javier Milei com Maduro e a atuação do Brasil para proteger a embaixada argentina em Caracas. O jornal publicou também uma reportagem explicando que “o principal assessor do presidente brasileiro para questões internacionais, o ex-ministro das Relações Exteriores Celso Amorim, criticou a ausência da ata que confirmava a suposta vitória eleitoral de Nicolás Maduro e evitou endossar que o sistema de justiça venezuelano resolva esta disputa como pretende a liderança chavista.”
Além das eleições na Venezuela, a política brasileira também foi foco de uma análise aprofundada no exterior no período. O jornal americano The New York Times publicou uma reportagem especial sobre a extrema-direita brasileira, apontando seus laços com o movimento liderado por Donald Trump nos EUA.
“Enquanto Bolsonaro está impedido de entrar na arena política — pelo menos por enquanto — o movimento que ele desencadeou está muito vivo. Os bolsonaristas se saíram bem na eleição que ele perdeu, demonstrando que o movimento era maior que o homem, e agora eles têm poder real nos níveis federal e estadual”, diz.
Entre as notícias positivas, o Público prestigia Elis Regina e Tom Jobim com o lançamento do filme Elis & Tom – Só tinha de ser com você, que se estreia em Portugal essa semana, dirigido por Roberto de Oliveira (II) e Jom Tob Azulay. O documentário brasileiro de 2023 ganhou o Prêmio de Melhor na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, em 2022. A obra mostra imagens inéditas da gravação dos bastidores do álbum Elis & Tom, ocorrido em fevereiro de 1974, em Los Angeles, EUA.
Outro texto que favorece a imagem positiva do Brasil foi publicado no El País ao enaltecer Carlos Monteiro, o cientista que identificou os alimentos ultraprocessados e alertou para os seus riscos – o epidemiologista brasileiro relacionou a alimentação industrial com a obesidade e criou uma nova classificação alimentar de relevância global. Nesse mesmo tema, o NYT publica um texto sobre o que comer durante o aquecimento global.
Retrospectiva
Desde o início de abril de 2022, o iii-Brasil coletou e analisou em média 57 reportagens por semana com menções de destaque ao país nos sete veículos de imprensa analisados.
Ao longo do levantamento, o iii-Brasil registrou em média 52% de reportagens de tom neutro, 29% de menções com tom negativo e 19% de textos positivos sobre o país.
*Daniel Buarque é pesquisador no pós-doutorado do Instituto de Relações Internacionais da USP (ISI/USP), doutor em relações internacionais pelo programa de PhD conjunto do King’s College London (KCL) e do IRI/USP. Jornalista, tem mestrado em Brazil in Global Perspective pelo KCL e é autor de livros como Brazil’s international status and recognition as an emerging power: inconsistencies and complexities (Palgrave Macmillan), Brazil, um país do presente (Alameda Editorial) e O Brazil é um país sério? (Pioneira). É editor-executivo do portal Interesse Nacional.
Fabiana Mariutti atua como pesquisadora, professora universitária e consultora; obteve pós-doutorado, doutorado e mestrado em Administração e bacharel em Comunicação Social. Estuda a imagem, reputação e marca Brasil desde 2010. Co-idealizadora e pesquisadora do iii-Brasil. Interesse nas áreas de Place Branding e Public Diplomacy. Nomeada Place Brand Expert pelo The Place Brand Observer, na Suíça. Autora do recente artigo: “When place brand and place logo matches: VRIO applied to Place Branding”, de dois livros e sete capítulos de livros.
O Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil) é uma análise da imagem do país realizada a partir de um levantamento sistemático de dados sobre notícias que mencionam o Brasil a cada semana em sete publicações internacionais, selecionadas como representativas da imprensa internacional por serem reconhecidas internacionalmente como “newspapers of record”. São elas: The Guardian (Reino Unido), The New York Times (Estados Unidos), El País (Espanha), Le Monde (França), Clarín (Argentina), Público (Portugal) e China Daily (China). O iii-Brasil é produzido semanalmente pela equipe do portal Interesse Nacional e pela pesquisadora Fabiana Mariutti. Professora universitária e consultora; obteve pós-doutorado, doutorado e mestrado em Administração e bacharel em Comunicação Social. Estuda a imagem, reputação e marca Brasil desde 2010. Interesse nas áreas de Place Branding e Public Diplomacy. Nomeada Place Brand Expert pelo The Place Brand Observer, na Suíça. Autora do recente artigo: “When place brand and place logo matches: VRIO applied to Place Branding”, de dois livros e sete capítulos de livros.
Artigos e comentários de autores convidados não refletem, necessariamente, a opinião da revista Interesse Nacional