Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/storage/c/6b/bd/interessenaciona1/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
Interesse Nacional
06 agosto 2024

Crise na Venezuela é foco de menções ao Brasil na imprensa internacional 

Por Daniel Buarque e Fabiana Mariutti* iii-Brasil – de 29/7 a 4/8 de 2024 Visibilidade: 48 reportagens em 7 veículos analisados Classificação das notícias: 67% Neutras 12% Negativas 21% Positivas Notícias sobre a situação política de outro país dominaram a cobertura sobre o Brasil na imprensa internacional na semana de transição entre os meses de […]

Por Daniel Buarque e Fabiana Mariutti*

iii-Brasil – de 29/7 a 4/8 de 2024

Visibilidade: 48 reportagens em 7 veículos analisados

Classificação das notícias:

67% Neutras

12% Negativas

21% Positivas

Notícias sobre a situação política de outro país dominaram a cobertura sobre o Brasil na imprensa internacional na semana de transição entre os meses de julho e agosto. A atenção da mídia estrangeira se voltou para a crise política após as eleições na Venezuela, e a postura brasileira em relação à disputa no país foi um dos principais temas relacionados ao Brasil no exterior.

No total, foram registrados na semana de transição entre julho e agosto 48 textos com menção ao Brasil nos sete veículos analisados, volume muito abaixo da média semanal do iii-Brasil. O período registrou uma maioria de textos de tom neutro (67%), 21% de textos positivos e apenas 12% de menções negativas.

Entenda como funciona o iii-Brasil

Apesar da cobertura mais crítica ao comportamento do governo de Luiz Inácio Lula da Silva no noticiário doméstico, a imprensa estrangeira adotou um tom mais neutro para tratar da postura do Brasil na crise venezuelana, indicando que o país está cobrando mais transparência sobre os dados eleitorais. 

“Lula alinha-se com Biden e pede apresentação das atas antes de reconhecer resultado”, destaca o jornal português Público. “Biden e Lula exigem juntos que Maduro publique as atas de todas as mesas eleitorais na Venezuela”, diz o espanhol El País. “Os presidentes do Brasil e dos Estados Unidos compartilharam em telefonema suas dúvidas sobre os resultados eleitorais divulgados pelo chavismo”, complementa.

No argentino Clarín a cobertura tratou da disputa do governo de Javier Milei com Maduro e a atuação do Brasil para proteger a embaixada argentina em Caracas. O jornal publicou também uma reportagem explicando que “o principal assessor do presidente brasileiro para questões internacionais, o ex-ministro das Relações Exteriores Celso Amorim, criticou a ausência da ata que confirmava a suposta vitória eleitoral de Nicolás Maduro e evitou endossar que o sistema de justiça venezuelano resolva esta disputa como pretende a liderança chavista.”

Além das eleições na Venezuela, a política brasileira também foi foco de uma análise aprofundada no exterior no período.  O jornal americano The New York Times publicou uma reportagem especial sobre a extrema-direita brasileira, apontando seus laços com o movimento liderado por Donald Trump nos EUA. 

“Enquanto Bolsonaro está impedido de entrar na arena política — pelo menos por enquanto — o movimento que ele desencadeou está muito vivo. Os bolsonaristas se saíram bem na eleição que ele perdeu, demonstrando que o movimento era maior que o homem, e agora eles têm poder real nos níveis federal e estadual”, diz. 

Entre as notícias positivas, o Público prestigia Elis Regina e Tom Jobim com o lançamento do filme Elis & Tom – Só tinha de ser com você, que se estreia em Portugal essa semana, dirigido por Roberto de Oliveira (II) e Jom Tob Azulay. O documentário brasileiro de 2023 ganhou o Prêmio de Melhor na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, em 2022. A obra mostra imagens inéditas da gravação dos bastidores do álbum Elis & Tom, ocorrido em fevereiro de 1974, em Los Angeles, EUA.

Outro texto que favorece a imagem positiva do Brasil foi publicado no El País ao  enaltecer Carlos Monteiro, o cientista que identificou os alimentos ultraprocessados ​​e alertou para os seus riscos – o  epidemiologista brasileiro relacionou a alimentação industrial com a obesidade e criou uma nova classificação alimentar de relevância global. Nesse mesmo tema, o NYT publica um texto sobre o que comer durante o aquecimento global.

Retrospectiva 

Desde o início de abril de 2022, o iii-Brasil coletou e analisou em média 57 reportagens por semana com menções de destaque ao país nos sete veículos de imprensa analisados. 

Ao longo do levantamento, o iii-Brasil registrou em média 52% de reportagens de tom neutro, 29% de menções com tom negativo e 19% de textos positivos sobre o país. 


*Daniel Buarque é pesquisador no pós-doutorado do Instituto de Relações Internacionais da USP (ISI/USP), doutor em relações internacionais pelo programa de PhD conjunto do King’s College London (KCL) e do IRI/USP. Jornalista, tem mestrado em Brazil in Global Perspective pelo KCL e é autor de livros como Brazil’s international status and recognition as an emerging power: inconsistencies and complexities (Palgrave Macmillan), Brazil, um país do presente (Alameda Editorial) e O Brazil é um país sério? (Pioneira). É editor-executivo do portal Interesse Nacional.

Fabiana Mariutti atua como pesquisadora, professora universitária e consultora; obteve pós-doutorado, doutorado e mestrado em Administração e bacharel em Comunicação Social. Estuda a imagem, reputação e marca Brasil desde 2010. Co-idealizadora e pesquisadora do iii-Brasil. Interesse nas áreas de Place Branding e Public Diplomacy. Nomeada Place Brand Expert pelo The Place Brand Observer, na Suíça. Autora do recente artigo: “When place brand and place logo matches: VRIO applied to Place Branding”, de dois livros e sete capítulos de livros. 

O Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil) é uma análise da imagem do país realizada a partir de um levantamento sistemático de dados sobre notícias que mencionam o Brasil a cada semana em sete publicações internacionais, selecionadas como representativas da imprensa internacional por serem reconhecidas internacionalmente como “newspapers of record”. São elas: The Guardian (Reino Unido), The New York Times (Estados Unidos), El País (Espanha), Le Monde (França), Clarín (Argentina), Público (Portugal) e China Daily (China). O iii-Brasil é produzido semanalmente pela equipe do portal Interesse Nacional e pela pesquisadora Fabiana Mariutti. Professora universitária e consultora; obteve pós-doutorado, doutorado e mestrado em Administração e bacharel em Comunicação Social. Estuda a imagem, reputação e marca Brasil desde 2010. Interesse nas áreas de Place Branding e Public Diplomacy. Nomeada Place Brand Expert pelo The Place Brand Observer, na Suíça. Autora do recente artigo: “When place brand and place logo matches: VRIO applied to Place Branding”, de dois livros e sete capítulos de livros. 

Artigos e comentários de autores convidados não refletem, necessariamente, a opinião da revista Interesse Nacional

Cadastre-se para receber nossa Newsletter