Cobertura estrangeira aponta polarização da política brasileira nas eleições municipais
Imprensa internacional abordou o cenário político brasileiro e a divisão entre a esquerda e a extrema-direita ao tratar da escolha dos prefeitos do país
Por Daniel Buarque e Fabiana Mariutti*
iii-Brasil – de 30/9 a 6/10 de 2024
Visibilidade: 44 reportagens em 7 veículos analisados
Classificação das notícias:
59% Neutras
14% Negativas
27% Positivas
As eleições municipais brasileiras foram marcadas pela polarização política e uma divisão crescente entre movimentos de esquerda e candidatos de extrema-direita, segundo a imprensa internacional. As principais notícias publicadas pelos veículos estrangeiros trataram da votação no país e do cenário de divisão dos eleitores, com destaque para a situação de São Paulo e a candidatura do coach Pablo Marçal.
No total, foram registrados na semana de transição entre setembro e outubro 49 textos com menção ao Brasil nos sete veículos analisados, volume abaixo da média semanal do iii-Brasil. O período registrou uma maioria de textos de tom neutro (59%), apenas 14% de textos negativos e 27% de menções positivas.
Entenda como funciona o iii-Brasil
“Eleições para prefeito: os esgotos da democracia”, diz reportagem do jornal argentino Clarín. “O empresário e influenciador de extrema-direita Pablo Marçal buscou a prefeitura de São Paulo. Na campanha denunciou um abstrato que chama de ‘o sistema’, algo como casta em seu discurso e a existência de uma ultraesquerda dominante na política brasileira. Mas seu eixo principal é a provocação e as farsas. Vale tudo perigoso na política do país.”
Antes mesmo de dar os resultados, o periódico argentino publicou uma série de textos sobre o pleito por todo o país, destacando a importância da disputa para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a divisão do eleitorado.
O jornal português Público destacou o que chama de “reconfiguração da direita brasileira”: “A prefeitura da maior cidade brasileira vai ser fortemente disputada pela esquerda e por duas candidaturas de direita. Em jogo está também o futuro do bolsonarismo”, diz.
No espanhol El País o destaque foi menos a polarização e mais a falta de uma prioridade ambiental na disputa política no país. “O meio ambiente, o grande esquecido das eleições municipais em um Brasil em plena crise climática”, diz. “Candidatos das grandes cidades ignoram o assunto e na Amazônia as multas por crimes ambientais são como um selo de qualidade para muitos prefeitos.”
Retrospectiva
Desde o início de abril de 2022, o iii-Brasil coletou e analisou em média 57 reportagens por semana com menções de destaque ao país nos sete veículos de imprensa analisados.
Ao longo do levantamento, o iii-Brasil registrou em média 52% de reportagens de tom neutro, 28% de menções com tom negativo e 19% de textos positivos sobre o país.
*Daniel Buarque é pesquisador no pós-doutorado do Instituto de Relações Internacionais da USP (ISI/USP), doutor em relações internacionais pelo programa de PhD conjunto do King’s College London (KCL) e do IRI/USP. Jornalista, tem mestrado em Brazil in Global Perspective pelo KCL e é autor de livros como Brazil’s international status and recognition as an emerging power: inconsistencies and complexities (Palgrave Macmillan), Brazil, um país do presente (Alameda Editorial) e O Brazil é um país sério? (Pioneira). É editor-executivo do portal Interesse Nacional.
Fabiana Mariutti atua como pesquisadora, professora universitária e consultora; obteve pós-doutorado, doutorado e mestrado em Administração e bacharel em Comunicação Social. Estuda a imagem, reputação e marca Brasil desde 2010. Interesse nas áreas de Place Branding e Public Diplomacy. Nomeada Place Brand Expert pelo The Place Brand Observer, na Suíça. Autora do recente artigo: “When place brand and place logo matches: VRIO applied to Place Branding”, de dois livros e sete capítulos de livros.
O Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil) é uma análise da imagem do país realizada a partir de um levantamento sistemático de dados sobre notícias que mencionam o Brasil a cada semana em sete publicações internacionais, selecionadas como representativas da imprensa internacional por serem reconhecidas internacionalmente como “newspapers of record”. São elas: The Guardian (Reino Unido), The New York Times (Estados Unidos), El País (Espanha), Le Monde (França), Clarín (Argentina), Público (Portugal) e China Daily (China). O iii-Brasil é produzido semanalmente pela equipe do portal Interesse Nacional e pela pesquisadora Fabiana Mariutti. Professora universitária e consultora; obteve pós-doutorado, doutorado e mestrado em Administração e bacharel em Comunicação Social. Estuda a imagem, reputação e marca Brasil desde 2010. Interesse nas áreas de Place Branding e Public Diplomacy. Nomeada Place Brand Expert pelo The Place Brand Observer, na Suíça. Autora do recente artigo: “When place brand and place logo matches: VRIO applied to Place Branding”, de dois livros e sete capítulos de livros.
Artigos e comentários de autores convidados não refletem, necessariamente, a opinião da revista Interesse Nacional