O Brasil aparece na 84ª colocação com um IDH de 0,786 (em uma escala de 0,000 a 1,000), um índice considerado de desenvolvimento alto. Em relação a 2022, o IDH do país cresceu 0,77% porque o índice era de 0,780 (ajustado este ano)
Em meio à guerra comercial, o Brasil encontra-se diante de uma interessante oportunidade para redefinir seu papel no cenário internacional, assumindo uma postura de maior protagonismo e autonomia
A adoção dos conceitos de David Ricardo, de que as coisas devem ser produzidas nos países onde são mais baratas, foi o principal pilar que permitiu a expansão do comércio internacional
O governo pretende enviar, nas próximas semanas, um projeto ao Congresso Nacional que desonera investimentos em bens de capital ligados a bens de tecnologia da informação para centros de dados
Para superar esses desafios, precisamos de uma abordagem estrutural. Primeiro, é fundamental aumentar os investimentos em infraestrutura de transporte, historicamente próximos a 0,5% do PIB. Devemos priorizar ferrovias e hidrovias, modos mais eficientes para longas distâncias.
A passagem marítima, tornou-se um campo de batalha estratégico entre duas potências globais que disputam a primazia sobre o comércio internacional, e reflete um embate muito mais amplo, que se estende para além do comércio e da infraestrutura e alcança setores como tecnologia, energia e segurança
O presidente do Banco Central defendeu que é papel da autarquia atuar em uma ação de “contrapé”, como o “chato da festa”, promovendo o aumento na taxa básica de juros para conter o crescimento descontrolado dos preços e não se perder a estabilidade da moeda
Jornais internacionais discutem que o país pode se beneficiar das disputas entre os EUA e a China, conseguindo manter uma boa relação comercial com os dois países e se beneficiando das tarifas
O Porto de Chancay, inaugurado com capital chinês no Peru, pode transformar a logística do comércio Brasil-China. Com acesso mais direto ao Pacífico, produtores do Acre e do Centro-Oeste ganham em tempo, custo e competitividade. O terminal, parte da estratégia global da China, também pressiona o Brasil a acelerar obras de integração rodoviária e ferroviária para aproveitar plenamente essa nova rota estratégica.
Para Omar Sabbag, docente do Departamento de Fitotecnia, Tecnologia de Alimentos e Sócio-Economia do câmpus de Ilha Solteira, novo modelo de taxação deixa a produção nacional numa situação ‘menos desfavorável’, em comparação aos percentuais impostos a outras nações.