[stock-market-ticker symbols="AAPL;MSFT;GOOG;HPQ;^SPX;^DJI;LSE:BAG" stockExchange="NYSENasdaq" width="100%" palette="financial-light"]

in news

Fabiana Mariutti: Imagem de país e reputação do Brasil pela inteligência artificial

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Ferramenta de IA vagueia pelas principais dimensões nacionais e aspectos relevantes referente ao Brasil perante o cenário internacional confirmados pela literatura sobre o entendimento da formação, comunicação e percepção da imagem e da reputação de um país, mesmo que de forma pouco profunda e detalhada

Imagem desenvolvida pela inteligência artificial Dall-E após pedido para retratar a imagem internacional do Brasil

Por Fabiana Mariutti*

Intrigada com as possibilidades concisas e provavelmente interpretativas das ferramentas de inteligência artificial, solicitei à plataforma OpenAI (inteligência artificial aberta) para explicar a reputação do Brasil no exterior. Tema que pesquiso desde 2010 à luz de teorias consagradas como, efeito país de origem (country of origin effect COE), imagem de país (country of image COI) e gestão de marca de lugar (place branding) particularmente em identidade, imagem e reputação de cidade, regiões e países  —  investigados nas áreas de estratégia internacional e marketing de lugar. Mais recentemente, também me debruço nas fundamentações práticas-teóricas da diplomacia pública.

Perante o protagonismo da inteligência artificial (IA), cujo campo da ciência e da tecnologia busca desenvolver computadores que consigam pensar, bem como ver, ouvir, andar, falar e sentir — tais ímpetos tecnológicos permeiam o desenvolvimento de funções computacionais normalmente associadas a inteligência humana, como raciocinar, aprender e solucionar problemas (Laudon & Laudon, 2017). No entanto, há controvérsias pesquisadas que as faculdades verdadeiramente humanas não serão totalmente computadorizadas ou robotizadas. Trata-se de uma transição sócio-técnica emergente, e ainda embrionária tecnicamente do ponto de vista futurístico ainda por abranger e revolucionar o atual acesso e status quo da humanidade.  

Entre os domínios da IA, segundo Laudon & Laudon (2017), estão os três principais eixos tecnológicos sendo investigados mundialmente, a ciência cognitiva, (estudo científico da cognição envolvendo cérebro, mente e computador), a robótica mecânica, elétrica ou de programação (tecnologias associadas a concepção e construção de robôs, com movimentos humanos simples ou complexos) e as interfaces naturais (camadas de software em uma aplicação computacional através do corpo, voz, toque e gestos, com ligações das interações entre o usuário e o computador). Aplico aqui o primeiro domínio.

Portanto, o ChatGPT (2024) apresentou sete pontos categorizados, explicativos e compilados, cujo resultado textual começa com a seguinte frase:

‘A reputação do Brasil no exterior é uma questão complexa e multifacetada, pois envolve diversos aspectos, tanto positivos quanto negativos’

“A reputação do Brasil no exterior é uma questão complexa e multifacetada, pois envolve diversos aspectos, tanto positivos quanto negativos. A percepção internacional sobre o Brasil pode variar dependendo do contexto, das fontes de informação e dos acontecimentos recentes”. 

Na literatura sobre o Brasil, concorda-se com a reputação dicotômica e presença notória de imagens complexas, com aspectos contraditórios, múltiplas alegorias e contextos instáveis. 

Afinal, “Passível de diversas lentes teóricas, desde então, alcança sua solidez conceitual-prática na conhecida marca-país” (Mariutti & Strehlau, 2023), que pode ou não remeter à favorável ou desfavorável reputação nacional, influência diplomática e prestígio geopolítico.

‘Na reputação de um país impera, previamente, a imagem consolidada’

Ainda, na reputação de um país impera, previamente, a imagem consolidada (representações imediatas, porém, mais passageiras ou superficiais e também passíveis de alterações) — em que com o passar do tempo, a reputação acumula como resposta das pessoas às impressões mentais causadas pelos estímulos discursivos, experiências pessoais com o país e/ou reconhecimentos mentais das associações com o país. 

Ao diferenciar os conceitos sobre imagem e reputação de um país, há um corte linguístico razoavelmente claro entre esses dois conceitos, sabe-se que a reputação é densa, mais forte e robusta, também, mais difícil de ser alterada enquanto que uma imagem de país é instantânea, temporário, que está sempre evoluindo (positivamente ou negativamente) e é mais fácil de ser mudada no país ou na mente humana. 

Então a reputação do país tem a ver com o resultado dos ativos acumulativos no longo prazo, envolve propriedades históricas e físicas, consequentemente, a reputação do país captura a imagem enquanto a marca do país é a construção central tangível e intangível que comunica o país. Afinal, a reputação envolve, necessariamente, sua avaliação constante para entendimento para sua própria gestão e valor atribuído à uma marca-país: a reputação depende do processo de comunicação e influência por meio de como as pessoas formam e compartilham impressões sobre um país que lhes interessa ou não.

‘A formação da reputação de um país significa uma construção compacta de longo prazo composta por uma mistura de imagens e associações com atributos únicos’

Deste modo, a formação da reputação de um país significa uma construção compacta de longo prazo composta por uma mistura de imagens e associações com atributos únicos — tangíveis e intangíveis — da nação per se. Esta construção de natureza subjetiva, caracterizada pela interferência emocional, funciona como um tipo específico de maior nível de abstração individual, já a construção objetiva, caracterizada pela normativa social, funciona como um tipo específico de maior nível do pragmatismo impessoal. 

Além disso, “A reputação é uma propriedade relacional: é o valor informacional de nossas interações” conforme define Origgi (2012, p.401). Também, construções propícias em termos temporal e condicional aos contextos do passado, presente e futuro da nação. Para que a área de place branding opere estrategicamente com princípios de comunicação, marketing, branding, promoção, e a própria regeneração estrutural de uma específica cidade, região ou país a partir da ponderação dos atributos naturais ou empreendidos – devido a sua interseção disciplinar entre Marketing, Estratégia, Geografia, Estudos Regionais e Turismo com prioridades nas questões de sustentabilidade, diversidade e inclusão.

Com o texto na íntegra a seguir, trago os resultados apresentados com sete itens pontos detalhados pelo ChatGTP (2024):

Abaixo estão alguns pontos que podem influenciar a reputação do Brasil no cenário global:

  1. Cultura e Diversidade: O Brasil é frequentemente reconhecido e apreciado por sua rica diversidade cultural, manifestada em sua música, dança, culinária e festivais. A imagem positiva associada ao estilo de vida descontraído e acolhedor dos brasileiros também contribui para uma boa reputação em muitos lugares.
  2. Meio Ambiente e Recursos Naturais: A Amazônia, uma parte significativa do território brasileiro, é um ponto focal quando se discute a reputação ambiental do país. As políticas de preservação ambiental, ou a falta delas, têm impacto na percepção internacional do Brasil em relação à conservação da biodiversidade e combate ao desmatamento.
  3. Economia e Desenvolvimento: A performance econômica do Brasil, suas políticas fiscais e a estabilidade macroeconômica são fatores que afetam a reputação internacional. Investidores estrangeiros observam a saúde econômica do país ao considerar oportunidades de negócios.
  4. Política Interna e Estabilidade: Eventos políticos, crises institucionais e instabilidade podem prejudicar a reputação do Brasil. A maneira como o país lida com questões internas, como corrupção e governança, impacta a confiança dos investidores e parceiros internacionais.
  5. Saúde Pública e Resposta a Pandemias: A resposta do Brasil à pandemia de COVID-19 foi acompanhada de perto internacionalmente. A percepção sobre como o governo gerencia crises de saúde pública pode influenciar a imagem do país.
  6. Segurança Pública: A violência urbana e a criminalidade em algumas áreas urbanas são preocupações que podem afetar a percepção da segurança no Brasil. Isso pode impactar o turismo e investimentos estrangeiros.
  7. Relações Internacionais: A diplomacia e as relações exteriores desempenham um papel fundamental na reputação de um país. Parcerias internacionais, tratados comerciais e participação em organizações internacionais influenciam a imagem do Brasil.

Tais pontos apresentados e especificados permeiam dimensões pontuais dos estudos científicos anteriores, dos indicadores públicos e dos relatórios semanalmente registrados pelo Índice de Interesse Internacional iii-Brasil. “As evidências disso aparecem em uma análise sistemática da forma como o Brasil é descrito na imprensa internacional — o iii-Brasil parte do princípio de que a mídia internacional é vitrine e espelho do país. Ela mostra o que acontece no Brasil para o resto do mundo e tem um forte papel em moldar a percepção que estrangeiros têm do país, enquanto também reflete uma interpretação da nação e da própria identidade brasileira” (Buarque & Mariutti, 2022)

Embora, nitidamente os sete pontos entrelaçam as prioridades perceptivas da reputação de qualquer país, porém, sem dados comprovadores e informações completas, como profundidade técnica, arcabouço midiático e justificativa científica.

E assim, o IA finaliza sua pronta resposta, abrangendo dimensões macroambientais variadas sem comprometimento detalhista, nitidamente, com carência de evidências substanciais:

“Em resumo, a reputação do Brasil no exterior é moldada por uma combinação de fatores culturais, econômicos, políticos e sociais. As percepções podem variar e é importante considerar diferentes perspectivas ao avaliar a reputação internacional de um país”.

Portanto, entende-se que, resumidamente, esta ferramenta de IA vagueia pelas principais dimensões nacionais e aspectos relevantes referente ao Brasil perante o cenário internacional — confirmados pela literatura sobre o entendimento da formação, comunicação e percepção da imagem e da reputação de um país, mesmo que de forma pouco profunda e detalhada.

Ao ponderar que as potenciais reflexões possíveis demandam precaução metodológica referente ao rigor científico e referencias confiáveis.


*Fabiana Mariutti atua como pesquisadora, professora universitária e consultora; obteve pós-doutorado, doutorado e mestrado em Administração e bacharel em Comunicação Social. Estuda a imagem, reputação e marca Brasil desde 2010. Interesse nas áreas de Place Branding e Public Diplomacy. Nomeada Who is Who pelo The Place Brand Observer. Autora dos livros: “Country Reputation: The Case of Brazil in the United Kingdom: Four Stakeholders’ Perspectives on Brazil’s Brand Image(2017) e Country Brand Identity: Communication of the Brazil Brand in the United States of America (2013).


Artigos e comentários de autores convidados não refletem, necessariamente, a opinião da revista Interesse Nacional


Referências:

Buarque, D., & Mariutti, F.G. (2022). Reverso da fortuna: a volta da boa imagem do Brasil no mundo. Revista Interesse Nacional, 60.

iii-Brasil. (2024). Entenda como funciona o Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil), monitoramento de notícias sobre o Brasil no exterior. … https://interessenacional.com.br/edicoes-posts/entenda-como-funciona-o-indice-de-interesse-internacional-monitoramento-de-noticias-sobre-o-brasil-no-exterior/

OpenAI. (2024). ChatGPT [Large language model]. 12 de janeiro de 2024. https://chat.openai.com

Origgi, G. (2012). A social epistemology of reputation. Social Epistemology26(3-4), 399-418.

Laudon, K. C., & Laudon, J. P. (2017). Essentials of management information systems. Pearson. 

Mariutti, F. G., & Strehlau, V. (2023). Relato Técnico: VRIO aplicado à Marca-país. In:Anais do X Encontro de Estudos de Estratégia – 3Es São Paulo, SP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

newsletter

Receba as últimas atualizações

Inscreva-se em nossa newsletter

Sem spam, notificações apenas sobre novas atualizações.

Última edição

Categorias

Estamos nas Redes

Populares