[stock-market-ticker symbols="AAPL;MSFT;GOOG;HPQ;^SPX;^DJI;LSE:BAG" stockExchange="NYSENasdaq" width="100%" palette="financial-light"]

in news

iii-Brasil: Com cobertura das eleições, imprensa estrangeira aumenta uso de tom neutro sobre o Brasil

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Semana registrou uma redução na proporção de reportagens negativas, embora a crítica à política e ao governo de Bolsonaro estejam evidentes em muitas abordagens, como em editorial do jornal britânico The Guardian

Por Daniel Buarque e Fabiana Mariutti*

iii-Brasil – 12 a 18 de setembro de 2022

Visibilidade: 50 reportagens em 7 veículos analisados

Classificação das notícias:

70% Neutras

24% Negativas

6% Positivas

A ampliação da cobertura da imprensa estrangeira relacionada às eleições presidenciais no Brasil coincidiu com um aumento da proporção de reportagens que usam tom neutro ao publicar notícias sobre o país.

Na semana de 12 a 18 de setembro, o total de notícias da coleta de dados do Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil) foi de 50 artigos com menções sobre o Brasil nos sete veículos de imprensa estrangeiros analisados. 

O período registrou 70% de textos com tom neutro, ou seja, assuntos com natureza factual sobre o país, sem indicação de prejuízo a sua reputação no exterior. Ainda, 24% de textos de tom negativo e 6% de notícias positivas, com potencial de melhorar a imagem do país.

O diário britânico The Guardian tem adotado um dos tons mais críticos em relação à política brasileira e ao governo de Jair Bolsonaro. Durante a semana, o jornal publicou uma reportagem acusando o presidente de promover a violência, outra criticando sua viagem para participar do funeral da rainha Elizabeth II e uma mais neutra sobre a campanha de Luiz Inácio Lula da Silva

Mas o principal destaque do Guardian foi um artigo editorial, que reflete a opinião da publicação, em que ataca o presidente e defende que “uma derrota de Lula seria um desastre para a democracia e para o planeta”. “Os outros países devem deixar claro que não vão tolerar nenhuma tentativa de Bolsonaro de trapacear, forçar ou ameaçar o caminho para um segundo mandato”, diz.

A campanha presidencial também apareceu em reportagens de outros veículos da imprensa estrangeira. Le Monde, da França, e El País, da Espanha, por exemplo, destacaram a importância da religião na decisão política deste ano. Com tom neutro, apresentaram o cenário em que os candidatos têm tentado se aproximar de grupos religiosos em busca de votos.

O diário francês publicou ainda uma reportagem curiosa sobre o uso da música nas campanhas eleitorais por todo o país.

Retrospectiva 

Desde o início de abril, o iii-Brasil, ao estudar a imagem internacional do Brasil, coletou e analisou em média 56 reportagens por semana com menções de destaque ao país nos sete veículos de imprensa analisados. 

Ao longo do levantamento das últimas 23 semanas, o iii-Brasil registrou em média 50% de reportagens de tom neutro, 38% de menções com tom negativo e 12% de textos positivos sobre o país. 

——————

*Daniel Buarque é editor-executivo do Interesse Nacional, doutor em relações internacionais pelo programa de PhD conjunto do King’s College London (KCL) e do IRI/USP. É jornalista, tem mestrado em Brazil in Global Perspective pelo KCL e é autor dos livros “Brazil, um país do presente” (Alameda) e “O Brazil É um País Sério?” (Pioneira).

Fabiana Mariutti atua como professora universitária, pesquisadora e consultora; obteve pós-doutorado, doutorado e mestrado em Administração e bacharel em Comunicação Social. Estuda a marca Brasil desde 2010. Autora dos livros: “Country Reputation: The Case of Brazil in the United Kingdom: Four Stakeholders’ Perspectives on Brazil’s Brand Image(2017) e Country Brand Identity: Communication of the Brazil Brand in the United States of America (2013).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

newsletter

Receba as últimas atualizações

Inscreva-se em nossa newsletter

Sem spam, notificações apenas sobre novas atualizações.

Última edição

Categorias

Estamos nas Redes

Populares