Apesar de parte da imprensa estrangeira ainda indicar preocupação com riscos de instabilidade política e violência por conta da eleição, total de textos de tom neutro atingiu seu recorde no levantamento do Índice de Interesse Internacional
Por Daniel Buarque e Fabiana Mariutti*

iii-Brasil – 15 a 21 de agosto de 2022
Visibilidade: 59 textos
Classificação das notícias:
70% Neutras
22% Negativas
8% Positivas
A cobertura da imprensa internacional sobre o início oficial da campanha eleitoral no Brasil foi marcada por um aumento na proporção de textos publicados com tom neutro sobre o país, e de redução da prevalência de artigos positivos e negativos. O percentual de reportagens com descrição factual de notícias sobre o país, sem indicação de prejuízo a sua imagem internacional, atingiu seu recorde na terceira semana de agosto, com 70%.
A coleta de dados do Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil) encontrou na terceira semana de agosto o total de 59 artigos com menções de destaque ao Brasil nos sete veículos de imprensa estrangeiros analisados. O período registrou, além dos 70% de textos de tom neutro, sem impacto direto e evidente na reputação do Brasil, uma queda na proporção dos textos de tom negativo (22%) e das reportagens positivas (8%).
Assim como registrado em semanas anteriores, a imprensa estrangeira continua dando atenção ao clima de ameaça à democracia brasileira e aos riscos de escalada da polarização e da violência no país. Ainda assim, a maior parte dos artigos analisados tratou de forma objetiva das notícias sobre o início da campanha política.
Um exemplo foi a reportagem publicada pelo jornal espanhol El País sobre a eleição, que é tratada como uma disputa entre Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Bolsonaro: ‘A campanha eleitoral começou no Brasil com uma imagem inédita que resume bem como se apresentam os comícios: uma disputa entre dois veteranos, o primeiro presidente trabalhador e o primeiro de extrema-direita”, diz. De forma semelhante, o argentino Clarín apontou o crescimento da polarização entre os dois candidatos como a principal marca da eleição deste ano.

Já o britânico The Guardian adotou um tom mais preocupado e negativo com o país. “A campanha na eleição mais importante do Brasil em muitos anos começou oficialmente em meio a medo de violência política e possível tumulto antes e depois da votação em outubro”, diz. Próximo desse tom, o Público aborda um texto sobre as tensões pré-eleições entitulado “Brasil: campanha de embate e não de debate”
Retrospectiva
Desde o início de abril, o iii-Brasil, ao estudar a imagem internacional do Brasil, coletou e analisou em média 54 reportagens por semana com menções de destaque ao país nos sete veículos de imprensa analisados.

Na maioria das semanas, entretanto, o total de citações de destaque ao país não passou de 50, mas a média é puxada para cima especialmente pelas três semanas de junho em que se registrou o desaparecimento e a morte de Dom Phillips e Bruno Pereira, quando foi registrado o pior momento do resultado geral do iii-Brasil. O caso aumentou muito o volume da cobertura de imprensa sobre o país no exterior.
Ao longo do levantamento das últimas 20 semanas, o iii-Brasil registrou em média 49% de reportagens de tom neutro, 39% de menções com tom negativo e 12% de textos positivos sobre o país.
*Daniel Buarque é editor-executivo do Interesse Nacional, doutor em relações internacionais pelo programa de PhD conjunto do King’s College London (KCL) e do IRI/USP. É jornalista, tem mestrado em Brazil in Global Perspective pelo KCL e é autor dos livros “Brazil, um país do presente” (Alameda) e “O Brazil É um País Sério?” (Pioneira).
Fabiana Mariutti atua como professora universitária, pesquisadora e consultora; obteve pós-doutorado, doutorado e mestrado em Administração e bacharel em Comunicação Social. Estuda a marca Brasil desde 2010. Autora dos livros: “Country Reputation: The Case of Brazil in the United Kingdom: Four Stakeholders’ Perspectives on Brazil’s Brand Image” (2017) e “Country Brand Identity: Communication of the Brazil Brand in the United States of America” (2013).