‘A queda de Bolsonaro’ – Imprensa internacional analisa condenação do ex-presidente
Uma semana após a cobertura factual da decisão do Supremo Tribunal Federal, que foi retratada de forma positiva no exterior, mídia estrangeira foca em análises sobre a Justiça brasileira e a situação política do país.

iii-Brasil – de 15 a 21/09/2025
Visibilidade: 50 reportagens em 7 veículos analisados
Classificação das notícias:
52% Neutras
22% Negativas
26% Positivas
Uma semana após a ampla cobertura internacional sobre a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro a 27 anos de prisão por tentativa de golpe de Estado, a imprensa estrangeira passou a fazer uma análise mais aprofundada da situação política do líder de extrema-direita e da democracia brasileira.
No total, foram registrados na terceira semana de setembro 50 textos com menção ao Brasil nos sete veículos analisados, volume abaixo da média semanal do Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil). O período registrou uma maioria de textos de tom neutro (52%), 26% de menções positivas e 22% de repercussão negativa.
Entenda como funciona o iii-Brasil
Retrospectiva
Uma das análises mais importantes sobre a condenação do ex-presidente foi publicada pelo jornal britânico The Guardian, que discutiu a situação do Brasil em seu podcast diário, com o título A Queda de Bolsonaro.
“Logo após Lula assumir o poder, uma investigação da Polícia Federal foi iniciada contra Bolsonaro e seus aliados. O clímax dessa investigação – um julgamento em Brasília encerrado na semana passada – resultou na condenação do ex-presidente brasileiro a 27 anos de prisão. Ainda assim, pode não ser o fim da carreira política de Bolsonaro”, diz.

No argentino Clarín, o foco já vai além da condenação e trata da mobilização de apoiadores do ex-presidente por uma anistia. “Congresso brasileiro pede projeto de lei de anistia que pode incluir Jair Bolsonaro. Parlamentares de direita e centro-direita aprovaram por ampla maioria uma proposta para reduzir as penas dos condenados pela tentativa de golpe contra Lula da Silva. O ex-presidente pode se beneficiar. Mas a votação no Senado ainda está pendente. Uma dura batalha é esperada no Parlamento”, diz.
Apesar de apontar a movimentação que tenta favorecer o ex-presidente, o jornal britânico também publicou uma reportagem sobre os protestos contra uma possível anistia a Bolsonaro.
“Multidões lotam as ruas para se opor às tentativas de ajudar ex-presidente a escapar da prisão”, diz. “Dezenas de milhares de brasileiros foram às ruas para exigir que o ex-presidente Jair Bolsonaro não receba anistia após ser condenado por planejar um golpe.”
O jornal francês Le Monde também focou na condenação em um podcast especial sobre a situação política do Brasil. “O Supremo Tribunal Federal, a mais alta corte do Brasil, condenou o ex-presidente Jair Bolsonaro a 27 anos e três meses de prisão por tentativa de golpe de Estado, uma sentença histórica em um país que viveu sob ditadura militar até 1985”, diz a apresentação.

Retrospectiva
Desde o início de abril de 2022, o iii-Brasil coletou e analisou em média 58 reportagens por semana com menções de destaque ao país nos sete veículos de imprensa analisados.
Ao longo do levantamento, o iii-Brasil registrou em média 52% de reportagens de tom neutro, 27% de menções com tom negativo e 21% de textos positivos sobre o país.
O Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil) é uma análise da imagem do país realizada a partir de um levantamento sistemático de dados sobre notícias que mencionam o Brasil a cada semana em sete publicações internacionais, selecionadas como representativas da imprensa internacional por serem reconhecidas internacionalmente como “newspapers of record”. São elas: The Guardian (Reino Unido), The New York Times (Estados Unidos), El País (Espanha), Le Monde (França), Clarín (Argentina), Público (Portugal) e China Daily (China). O iii-Brasil é produzido semanalmente pela equipe do portal Interesse Nacional e pela pesquisadora Fabiana Gondim Mariutti atua como pesquisadora, professora universitária e consultora. Ph.D. na Inglaterra, pós-doutorado, doutorado e mestrado em Administração, bacharel em Comunicação Social no Brasil e senior high school year nos EUA. Estuda a imagem, reputação e marca Brasil desde 2010. Interesse nas áreas de Place Branding e Public Diplomacy. Nomeada Place Brand Expert pelo The Place Brand Observer, na Suíça. Colunista no Portal Interesse Nacional e do iii-Brasil. Autora de artigos científicos, dois livros e sete capítulos de livros. Em 2025, no Handbook on Public Diplomacy, publica o capítulo "The Brazilian way: Public diplomacy as a means for positive image and global prestige"
Artigos e comentários de autores convidados não refletem, necessariamente, a opinião da revista Interesse Nacional