Brasil se tornou ‘a nova fábrica da democracia’, segundo jornal francês
Artigo publicado pelo Le Monde destaca a atuação das instituições brasileiras após o que chama de escalada autoritária de Jair Bolsonaro e tentativa de golpe de Estado, e diz que a democracia do país se mostra fortalecida

iii-Brasil – de 7 a 13/04/2025
Visibilidade: 38 reportagens em 7 veículos analisados
Classificação das notícias:
53% Neutras
18% Negativas
29% Positivas
Uma semana depois de a principal notícia sobre o Brasil no exterior ter destacado a movimentação liderada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro por anistia para os golpistas que atacaram as sedes dos Três Poderes em 8 de Janeiro de 2023, o principal destaque sobre o país na imprensa internacional chama a atenção para a sua resiliência democrática. De acordo com o jornal francês Le Monde, o Brasil se tornou “a nova fábrica da democracia”.
No total, foram registrados na segunda semana de abril 38 textos com menção ao Brasil nos sete veículos analisados, volume abaixo da média semanal do Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil). O período registrou uma maioria de textos de tom neutro (53%), 29% de menções positivas e 18% de repercussão negativa.
Entenda como funciona o iii-Brasil
A análise do correspondente do diário francês Bruno Meyerfeld indica que “as instituições parecem ter se dado conta das ameaças que pesam sobre sua jovem república”.
Apesar do histórico de fragilidade democrática,de ter vivido uma longa ditadura militar e uma nova ameaça autoritária recentemente, o país conseguiu se estruturar politicamente e reforçar a democracia, o que é evidenciado pelo processo judicial contra os suspeitos de terem liderado a tentativa de golpe.
“Desde 26 de março, Jair Bolsonaro é oficialmente acusado por tentativa de golpe de Estado. Acusado de ter tentado, no final de 2022, ignorar os resultados da eleição presidencial, ele teria então preparado a decretação do estado de emergência e cogitado o assassinato de seu sucessor, Lula. São fatos de uma gravidade sem precedentes, que deverão ser julgados em poucos meses, e que podem lhe render até quarenta e três anos de prisão”, diz.

Um tom parecido é usado na cobertura do jornal português Público, que revela os limites da atuação da direita pela anistia para os golpistas: “Pressão de bolsonaristas não desbloqueia anistia para golpistas do 8 de Janeiro no Brasil. Aliados do presidente da Câmara de Deputados concordam que este não é o momento para discutir o projeto.
Entre as notícias positivas sobre o Brasil, um texto publicado sobre o fortalecimento da liderança das energias renováveis no mundo, em que a eletricidade sem gases de efeito inverno ultrapassa 40% da produção global, mas são necessários mais incentivos: “É um excelente sinal de que a descarbonização da economia global, essencial para mitigar ao máximo os efeitos das mudanças climáticas, por esar avançando” – positivamente, reporta-se no El País.

Retrospectiva
Desde o início de abril de 2022, o iii-Brasil coletou e analisou em média 58 reportagens por semana com menções de destaque ao país nos sete veículos de imprensa analisados.
Ao longo do levantamento, o iii-Brasil registrou em média 52% de reportagens de tom neutro, 28% de menções com tom negativo e 20% de textos positivos sobre o país.
O Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil) é uma análise da imagem do país realizada a partir de um levantamento sistemático de dados sobre notícias que mencionam o Brasil a cada semana em sete publicações internacionais, selecionadas como representativas da imprensa internacional por serem reconhecidas internacionalmente como “newspapers of record”. São elas: The Guardian (Reino Unido), The New York Times (Estados Unidos), El País (Espanha), Le Monde (França), Clarín (Argentina), Público (Portugal) e China Daily (China). O iii-Brasil é produzido semanalmente pela equipe do portal Interesse Nacional e pela pesquisadora Fabiana Mariutti. Professora universitária e consultora; obteve pós-doutorado, doutorado e mestrado em Administração e bacharel em Comunicação Social. Estuda a imagem, reputação e marca Brasil desde 2010. Interesse nas áreas de Place Branding e Public Diplomacy. Nomeada Place Brand Expert pelo The Place Brand Observer, na Suíça. Autora do recente artigo: “When place brand and place logo matches: VRIO applied to Place Branding”, de dois livros e sete capítulos de livros.
Artigos e comentários de autores convidados não refletem, necessariamente, a opinião da revista Interesse Nacional