Brasil tem 8 vezes mais menções positivas do que negativas no exterior com veto de Lula a dosimetria e acordo UE-Mercosul
Decisão do presidente de rejeitar lei que reduziria pena de golpistas foi um dos principais temas da semana e destacaram a defesa da democracia no Brasil

iii-Brasil – de 05 a 11/01/2026
Visibilidade: 56 reportagens em 7 veículos analisados
Classificação das notícias:
68% Neutras
3% Negativas
29% Positivas
O noticiário sobre o Brasil no exterior na primeira semana completa de janeiro continuou bastante influenciado pela movimentação geopolítica global, especialmente com as ações dos Estados Unidos na Venezuela. Entre os assuntos brasileiros de maior visibilidade no resto do mundo no período, os principais destaques foram o veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao projeto de lei que reduziria pena de golpistas condenados pelo STF, e o acordo entre o Mercosul e a União Europeia – ambas com uma abordagem mais positiva do que negativa sobre o país.
No total, foram registrados na primeira semana completa de janeiro 56 textos com menção ao Brasil nos sete veículos analisados, volume levementeo abaixo da média semanal do Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil). O período registrou uma maioria de textos de tom neutro (68%), e uma proporção muito maior de menções positivas (29%) do que de repercussão negativa (apenas 3%).
Entenda como funciona o Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil)
O veto de Lula foi descrito como uma defesa da democracia no Brasil em reportagem do jornal espanhol El País:
“No terceiro aniversário do ataque de Bolsonaro à democracia brasileira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vetou, na quinta-feira, 8 de janeiro, a lei aprovada pelo Congresso que reduzia as penas de prisão dos golpistas, incluindo seu antecessor, Jair Bolsonaro, que está preso. Lula anunciou seu veto em um evento que comemorava a vitória da democracia sobre a tentativa de subvertê-la”, diz a reportagem.
O britânico The Guardian destacou o discurso de Lula em que o presidente defendeu a democracia e lembrou os crimes dos condenados que seriam beneficiados pela lei.
“Bolsonaro foi condenado por um plano para impedir a posse de Lula após a derrota apertada do ex-presidente nas eleições de 2022, que evidenciou as profundas divisões políticas do Brasil. O plano supostamente envolvia o assassinato de Lula, de seu vice-presidente, Geraldo Alckmin, e do ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes”, diz.

Além da política, notícias sobre diplomacia e economia tiveram destaque com a cobertura da aprovação pelos europeus do acordo de livre comércio entre a União Europeia e o Mercosul, que também teve uma abordagem majoritariamente positiva em relação ao Brasil. Os jornais estrangeiros descreveram os benefícios do acordo e o potencial econômico do Brasil.
Segundo o francês Le Monde, o Brasil é “a superpotência agrícola que alimenta o mundo”:
“A agricultura representa quase um quarto do PIB do país e emprega um em cada cinco brasileiros. Esse crescimento, que começou há quarenta anos, baseia-se em grande parte no desenvolvimento de alimentos geneticamente modificados e na transformação do solo.”
O português Público destacou o caráter histórico do acordo: “o acordo encerra um ciclo de mais de 25 anos de negociações e integra dois dos maiores blocos econômicos do mundo. Juntos, Mercosul e União Europeia reúnem mais de 720 milhões de pessoas e um Produto Interno Bruto superior a 19 trilhões de euros, configurando uma das maiores zonas de livre comércio globais.”

Retrospectiva
Desde o início de abril de 2022, o iii-Brasil coletou e analisou em média 59 reportagens por semana com menções de destaque ao país nos sete veículos de imprensa analisados.
Ao longo do levantamento, o iii-Brasil registrou em média 51% de reportagens de tom neutro, 27% de menções com tom negativo e 22% de textos positivos sobre o país.
O Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil) é uma análise da imagem do país realizada a partir de um levantamento sistemático de dados sobre notícias que mencionam o Brasil a cada semana em sete publicações internacionais, selecionadas como representativas da imprensa internacional por serem reconhecidas internacionalmente como “newspapers of record”. São elas: The Guardian (Reino Unido), The New York Times (Estados Unidos), El País (Espanha), Le Monde (França), Clarín (Argentina), Público (Portugal) e China Daily (China). O iii-Brasil é produzido semanalmente pela equipe do portal Interesse Nacional e pela pesquisadora Fabiana Gondim Mariutti atua como pesquisadora, professora universitária e consultora. Ph.D. na Inglaterra, pós-doutorado, doutorado e mestrado em Administração, bacharel em Comunicação Social no Brasil e senior high school year nos EUA. Estuda a imagem, reputação e marca Brasil desde 2010. Interesse nas áreas de Place Branding e Public Diplomacy. Nomeada Place Brand Expert pelo The Place Brand Observer, na Suíça. Colunista no Portal Interesse Nacional e do iii-Brasil. Autora de artigos científicos, dois livros e sete capítulos de livros. Em 2025, no Handbook on Public Diplomacy, publica o capítulo "The Brazilian way: Public diplomacy as a means for positive image and global prestige"
Artigos e comentários de autores convidados não refletem, necessariamente, a opinião da revista Interesse Nacional