Brasil tem imagem positiva em contexto de disputas geopolíticas
Contato entre Lula e Xi Jinping e negociações com os EUA e com a Europa fazem país aparecer com tom favorável na imprensa estrangeira

iii-Brasil – de 19 a 25/01/2026
Visibilidade: 45 reportagens em 7 veículos analisados
Classificação das notícias:
58% Neutras
18% Negativas
24% Positivas
No contexto de disputas geopolíticas impulsionadas pelo avanço do governo de Donald Trump sobre as instituições globais, o Brasil apareceu com destaque mais positivo do que negativo na imprensa estrangeira ao longo da semana. O contato telefônico do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com o chinês Xi Jinping, discussões sobre o acordo comercial Mercosul-UE e a posição do país em relação às declarações de Trump tiveram espaço em diferentes veículos internacionais no período.
No total, foram registrados na terceira semana completa de janeiro 45 textos com menção ao Brasil nos sete veículos analisados, volume abaixo da média semanal do Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil). O período registrou uma maioria de textos de tom neutro (58%) e uma proporção maior de menções positivas (24%) do que de repercussão negativa (18%).
Entenda como funciona o Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil)
“O ataque militar dos EUA à vizinha Venezuela, as ameaças de Donald Trump de anexar a Groenlândia e sua ofensiva contra o multilateralismo levaram o veterano presidente brasileiro a intensificar seus contatos com aliados de todas as matizes neste início turbulento de 2026”, diz o jornal espanhol El País.
“Os esforços diplomáticos de Luiz Inácio Lula da Silva culminaram com uma conversa telefônica de 45 minutos com Xi Jinping. O presidente chinês prometeu ao seu homólogo apoio contínuo ao Brasil ‘nestes tempos turbulentos’ e reafirmou o compromisso da superpotência asiática com a América Latina”, complementa.

“Xi Jinping e Lula prometeram aprofundar a cooperação bilateral e salvaguardar conjuntamente o papel central das Nações Unidas em meio à atual conjuntura internacional turbulenta, durante uma conversa telefônica na sexta-feira”, relata o jornal chinês China Daily. A conversa focou a tentativa conjunta de construir “um mundo mais justo e um planeta mais sustentável”, diz.
Enquanto isso, o português Público apresenta um texto comentando o artigo de Lula no New York Times de uma semana antes. “O presidente do Brasil abordou novamente o ‘lamentável’ ataque à Venezuela. ‘Apenas juntos poderemos ultrapassar os desafios que afligem um hemisfério que pertence a todos nós’, conclui, num artigo de opinião.”

Retrospectiva
Desde o início de abril de 2022, o iii-Brasil coletou e analisou em média 59 reportagens por semana com menções de destaque ao país nos sete veículos de imprensa analisados.
Ao longo do levantamento, o iii-Brasil registrou em média 52% de reportagens de tom neutro, 27% de menções com tom negativo e 22% de textos positivos sobre o país.
O Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil) é uma análise da imagem do país realizada a partir de um levantamento sistemático de dados sobre notícias que mencionam o Brasil a cada semana em sete publicações internacionais, selecionadas como representativas da imprensa internacional por serem reconhecidas internacionalmente como “newspapers of record”. São elas: The Guardian (Reino Unido), The New York Times (Estados Unidos), El País (Espanha), Le Monde (França), Clarín (Argentina), Público (Portugal) e China Daily (China). O iii-Brasil é produzido semanalmente pela equipe do portal Interesse Nacional e pela pesquisadora Fabiana Gondim Mariutti atua como pesquisadora, professora universitária e consultora. Ph.D. na Inglaterra, pós-doutorado, doutorado e mestrado em Administração, bacharel em Comunicação Social no Brasil e senior high school year nos EUA. Estuda a imagem, reputação e marca Brasil desde 2010. Interesse nas áreas de Place Branding e Public Diplomacy. Nomeada Place Brand Expert pelo The Place Brand Observer, na Suíça. Colunista no Portal Interesse Nacional e do iii-Brasil. Autora de artigos científicos, dois livros e sete capítulos de livros. Em 2025, no Handbook on Public Diplomacy, publica o capítulo "The Brazilian way: Public diplomacy as a means for positive image and global prestige"
Artigos e comentários de autores convidados não refletem, necessariamente, a opinião da revista Interesse Nacional