28 outubro 2025

Candidatura de Lula a 4º mandato chama atenção no exterior

Anúncio oficial de que vai concorrer novamente nas eleições presidenciais de 2026 foi notícia nos principais veículos da imprensa estrangeira, que destacaram a retomada da sua popularidade nos últimos meses, sua idade avançada e o longo tempo dos seus governos

iii-Brasil – de 20 a 26 /09/2025

Visibilidade: 54 reportagens em 7 veículos analisados

Classificação das notícias:

46% Neutras

24% Negativas

30% Positivas

O anúncio oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de que pretende concorrer a um quarto mandato nas eleições do próximo ano foi a principal notícia sobre o Brasil a ter destaque no resto do mundo na última semana. Quase todos os jornais estrangeiros publicaram reportagens sobre a decisão de Lula, que falou sobre o assunto durante viagem à Ásia, e deram especial atenção à recuperação recente da sua popularidade e à idade avançada do governante. O tema se sobrepôs até mesmo ao encontro entre Lula e Donald Trump, que teve pouco destaque internacional.

No total, foram registrados na terceira semana completa de outubro 54 textos com menção ao Brasil nos sete veículos analisados, volume abaixo da média semanal do Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil). O período registrou uma maioria de textos de tom neutro (46%), 30% de menções positivas e 24% de repercussão negativa. 

Entenda como funciona o Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil)

“O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que completará 80 anos na próxima semana, confirmou que pretende concorrer a um quarto mandato nas eleições de outubro de 2026. O esquerdista já havia flertado com a ideia de reeleição, mas nunca havia sido tão enfático. Se vencer, governaria até o final de 2030 e deixaria a presidência aos 85 anos”, disse o jornal espanhol El País em reportagem sobre o anúncio.

A idade do presidente e o tempo que passaria no poder em caso de nova eleição foram destaques no britânico The Guardian: “Mesmo se aproximando dos 80 anos, Lula continua sendo, de longe, a figura mais influente da esquerda brasileira – status que o ex-líder sindical desfruta há 40 anos. Se eleito, ele completará 85 anos ao concluir seu quarto mandato e se tornará o único presidente brasileiro democraticamente eleito a ter passado 16 anos no poder.”

No português Público, Lula ganhou destaque por falar de novas disputas eleitorais. “O chefe de Estado brasileiro acrescentou ainda que, apesar de o seu mandato terminar no final de 2026, ele e a sua equipa estão ‘preparados para disputar outras eleições’”.

De acordo com o francês Le Monde, Lula vive um bom momento político graças à imagem que conseguiu construir de “defensor da soberania nacional”.

“No final de 2024, sua capacidade de buscar a reeleição foi questionada quando ele precisou de uma cirurgia de emergência para remover um hematoma na cabeça causado por uma queda. Lula também enfrentava dificuldades nas pesquisas devido à forte alta dos preços dos alimentos no início de 2025. Mas sua popularidade aumentou nas últimas semanas, apresentando-se como um defensor da ‘soberania nacional’ em meio à crise diplomática e comercial entre o Brasil e os Estados Unidos.”

Retrospectiva

Desde o início de abril de 2022, o iii-Brasil coletou e analisou em média 58 reportagens por semana com menções de destaque ao país nos sete veículos de imprensa analisados. 

Ao longo do levantamento, o iii-Brasil registrou em média 52% de reportagens de tom neutro, 27% de menções com tom negativo e 21% de textos positivos sobre o país. 

O Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil) é uma análise da imagem do país realizada a partir de um levantamento sistemático de dados sobre notícias que mencionam o Brasil a cada semana em sete publicações internacionais, selecionadas como representativas da imprensa internacional por serem reconhecidas internacionalmente como “newspapers of record”. São elas: The Guardian (Reino Unido), The New York Times (Estados Unidos), El País (Espanha), Le Monde (França), Clarín (Argentina), Público (Portugal) e China Daily (China). O iii-Brasil é produzido semanalmente pela equipe do portal Interesse Nacional e pela pesquisadora Fabiana Gondim Mariutti atua como pesquisadora, professora universitária e consultora. Ph.D. na Inglaterra, pós-doutorado, doutorado e mestrado em Administração, bacharel em Comunicação Social no Brasil e senior high school year nos EUA. Estuda a imagem, reputação e marca Brasil desde 2010. Interesse nas áreas de Place Branding e Public Diplomacy. Nomeada Place Brand Expert pelo The Place Brand Observer, na Suíça. Colunista no Portal Interesse Nacional e do iii-Brasil. Autora de artigos científicos, dois livros e sete capítulos de livros. Em 2025, no Handbook on Public Diplomacy, publica o capítulo "The Brazilian way: Public diplomacy as a means for positive image and global prestige"

Artigos e comentários de autores convidados não refletem, necessariamente, a opinião da revista Interesse Nacional

Cadastre-se para receber nossa Newsletter