19 agosto 2025

China apoia Brasil em tensão contra os EUA

Série de reportagens publicadas por jornal chinês destaca declarações do governo do país em defesa da soberania brasileira após pressão política e econômica do governo de Donald Trump contra o país

iii-Brasil – de 11 a 17/08/2025

Visibilidade: 51 reportagens em 7 veículos analisados

Classificação das notícias:

45% Neutras

20% Negativas

35% Positivas

A China fez uma ampla defesa do Brasil em meio à tensão entre o país e os Estados Unidos após a pressão política e econômica do governo de Donald Trump contra o governo de Luiz Inácio Lula da Silva. Uma série de reportagens e artigos publicados no jornal China Daily destacou o posicionamento do governo, com declarações de Xi Jinping em favor da soberania brasileira, projetando uma imagem positiva do país.

No total, foram registrados 51 textos com menção ao Brasil nos sete veículos analisados, volume muito acima da média semanal do Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil). O período registrou uma maioria de textos de tom neutro (45%), 20% de menções negativas e 35% de repercussão positiva. 

Entenda como funciona o iii-Brasil

“Xi diz que a China apoia o povo brasileiro na defesa da soberania nacional e apoia o Brasil na salvaguarda de direitos e interesses legítimos”, diz uma reportagem do jornal chinês. Presidente do país, “diz que a China trabalhará com o Brasil para dar o exemplo de unidade e autossuficiência entre os principais países do Sul Global, construindo em conjunto um mundo mais justo e um planeta mais sustentável”, complementa a publicação oficial.

Segundo o jornal, Xi e Lula expressaram sua oposição ao unilateralismo e ao protecionismo e se comprometeram a promover um maior desenvolvimento dos laços bilaterais. 

“Os laços China-Brasil estão em seu melhor momento histórico, com a construção de uma comunidade sino-brasileira com um futuro compartilhado e o alinhamento das estratégias de desenvolvimento dos dois países tendo um bom começo e progredindo sem problemas, disse Xi.”

No jornal argentino El Clarín também foi abordada a autosuficiência econômicas de ambas nações juntas perante a guerra comercial de Trump.

No jornal espanhol El País, um texto comenta a rápida atitude diplomática de Lula, que conversou na noite de segunda-feira com o presidente chinês Xi Jinping, após ter conversado com o russo Vladimir Putin no sábado e com o indiano Narendra Modi na quinta-feira, também membros fundadores do bloco BRICS do Sul Global. 

“Lula busca novos mercados para suas exportações e aliados diante de Donald Trump, sem descuidar dos esforços para abrir caminhos de negociação com Washington”. 

O texto finaliza: “Outra questão importante para o Brasil, discutida em suas conversas com líderes de outras potências, é a cúpula do clima da ONU, a COP 30, que será realizada em Belém, na Amazônia, em novembro. Diante de um cenário complicado devido à saída dos EUA do Acordo de Paris para conter a crise climática, Lula tenta desesperadamente persuadir seus aliados a participarem plenamente para que a reunião produza resultados”.

Sobre este assunto polêmico, de espectro mundial, dessa semana, no jornal português Público, um texto de opinião indaga: “Como lidar com um perigoso autocrata, capaz das mais inesperadas decisões, quando ele está à frente do país mais poderoso do mundo? Esta é a pergunta que atormenta governos de todo o mundo e as mais diversas instituições norte-americanas, perante os constantes desafios que as sucessivas decisões da administração de Donald Trump vão erguendo”.

Retrospectiva 

Desde o início de abril de 2022, o iii-Brasil coletou e analisou em média 57 reportagens por semana com menções de destaque ao país nos sete veículos de imprensa analisados. 

Ao longo do levantamento, o iii-Brasil registrou em média 52% de reportagens de tom neutro, 27% de menções com tom negativo e 21% de textos positivos sobre o país. 

O Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil) é uma análise da imagem do país realizada a partir de um levantamento sistemático de dados sobre notícias que mencionam o Brasil a cada semana em sete publicações internacionais, selecionadas como representativas da imprensa internacional por serem reconhecidas internacionalmente como “newspapers of record”. São elas: The Guardian (Reino Unido), The New York Times (Estados Unidos), El País (Espanha), Le Monde (França), Clarín (Argentina), Público (Portugal) e China Daily (China). O iii-Brasil é produzido semanalmente pela equipe do portal Interesse Nacional e pela pesquisadora Fabiana Mariutti. Professora universitária e consultora; obteve pós-doutorado, doutorado e mestrado em Administração e bacharel em Comunicação Social. Estuda a imagem, reputação e marca Brasil desde 2010. Interesse nas áreas de Place Branding e Public Diplomacy. Nomeada Place Brand Expert pelo The Place Brand Observer, na Suíça. Autora do recente artigo: “When place brand and place logo matches: VRIO applied to Place Branding”, de dois livros e sete capítulos de livros. 

Artigos e comentários de autores convidados não refletem, necessariamente, a opinião da revista Interesse Nacional

Cadastre-se para receber nossa Newsletter