Decepção e pessimismo com as políticas do Brasil para a Amazônia e os indígenas
Semana foi de baixa visibilidade e não teve predominância de um único tema relacionado ao país em debate na imprensa estrangeira; Le Monde publicou longa reportagem sobre a política do governo para os povos originários
Por Daniel Buarque e Fabiana Mariutti*
iii-Brasil – de 21 a 28/4 de 2024
Visibilidade: 36 reportagens em 7 veículos analisados
Classificação das notícias:
67% Neutras
22% Negativas
11% Positivas
A quarta semana de abril foi marcada por baixa visibilidade do Brasil na imprensa internacional e pela falta de temas que se repetissem em vários jornais, dominando a atenção estrangeira em relação ao país. Em um cenário de vários temas, a cobertura especial que o jornal francês Le Monde fez sobre manifestação indígena e as políticas do governo para esta população se destaca.
No total, foram registrados na quarta semana de abril 36 textos com menção ao Brasil nos sete veículos analisados, um volume abaixo da média semanal do iii-Brasil. A maior parte dos textos sobre o país teve tom neutro, atingindo 67% da cobertura sobre o país. As menções negativas foram 22%, e as positivas apenas 11%.
Entenda como funciona o iii-Brasil
“Ele foi o astro indiscutível das edições anteriores, durante as quais os seus discursos foram aplaudidos por milhares de espectadores. Mas neste ano, Luiz Inácio Lula da Silva não recebeu convite para ir ao acampamento Terra Livre, maior encontro de indígenas do Brasil. Um sinal da decepção e do descontentamento dos indígenas causados pelas políticas do presidente de esquerda”, resume o jornal francês em relação ao clima em torno da postura do governo.
Apesar do aparente clima de festa, explica o jornal, “havia amargura, senão raiva”. “Apesar da recente mudança de governo, persistem ameaças aos nossos territórios, às nossas culturas e aos nossos direitos”, diz um manifesto dos povos indígenas citados pelo Monde.
Além da cobertura francesa sobre o evento indígena, o Brasil apareceu ainda com destaque relevante em uma reportagem do jornal britânico The Guardian sobre a violência de milícias no Rio de Janeiro e em uma análise do espanhol El País sobre o uso da religião por líderes de extrema-direita no Brasil e em outros países.
Retrospectiva
Desde o início de abril de 2022, o iii-Brasil coletou e analisou em média 58 reportagens por semana com menções de destaque ao país nos sete veículos de imprensa analisados.
Ao longo do levantamento, o iii-Brasil registrou em média 50% de reportagens de tom neutro, 30% de menções com tom negativo e 20% de textos positivos sobre o país.
*Daniel Buarque é pesquisador no pós-doutorado do Instituto de Relações Internacionais da USP (ISI/USP), doutor em relações internacionais pelo programa de PhD conjunto do King’s College London (KCL) e do IRI/USP. Jornalista, tem mestrado em Brazil in Global Perspective pelo KCL e é autor de livros como Brazil’s international status and recognition as an emerging power: inconsistencies and complexities (Palgrave Macmillan), Brazil, um país do presente (Alameda Editorial) e O Brazil é um país sério? (Pioneira). É editor-executivo do portal Interesse Nacional.
Leia mais artigos de Daniel Buarque
Fabiana Mariutti atua como pesquisadora, professora universitária e consultora; obteve pós-doutorado, doutorado e mestrado em Administração e bacharel em Comunicação Social. Estuda a imagem, reputação e marca Brasil desde 2010. Interesse nas áreas de Place Branding e Public Diplomacy. Nomeada Place Brand Expert pelo The Place Brand Observer. Autora do recente artigo: “When place brand and place logo matches: VRIO applied to place branding” e dos livros: “Country Reputation: The Case of Brazil in the United Kingdom: Four Stakeholders’ Perspectives on Brazil’s Brand Image” e “Country Brand Identity: Communication of the Brazil Brand in the United States of America” .
O Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil) é uma análise da imagem do país realizada a partir de um levantamento sistemático de dados sobre notícias que mencionam o Brasil a cada semana em sete publicações internacionais, selecionadas como representativas da imprensa internacional por serem reconhecidas internacionalmente como “newspapers of record”. São elas: The Guardian (Reino Unido), The New York Times (Estados Unidos), El País (Espanha), Le Monde (França), Clarín (Argentina), Público (Portugal) e China Daily (China). O iii-Brasil é produzido semanalmente pela equipe do portal Interesse Nacional e pela pesquisadora Fabiana Mariutti. Professora universitária e consultora; obteve pós-doutorado, doutorado e mestrado em Administração e bacharel em Comunicação Social. Estuda a imagem, reputação e marca Brasil desde 2010. Interesse nas áreas de Place Branding e Public Diplomacy. Nomeada Place Brand Expert pelo The Place Brand Observer, na Suíça. Autora do recente artigo: “When place brand and place logo matches: VRIO applied to Place Branding”, de dois livros e sete capítulos de livros.
Artigos e comentários de autores convidados não refletem, necessariamente, a opinião da revista Interesse Nacional