Fogo, cadeirada e bloqueio do X marcam a imagem internacional do Brasil
Temas polêmicos têm sido os principais destaques relacionados ao país na imprensa internacional nas últimas semanas
Por Daniel Buarque e Fabiana Mariutti*
iii-Brasil – de 16 a 22/9 de 2024
Visibilidade: 54 reportagens em 7 veículos analisados
Classificação das notícias:
59% Neutras
28% Negativas
13% Positivas
Os incêndios que se espalham pelo país na temporada de seca, aumentando a poluição e destruindo o ambiente, a agressão entre candidatos à prefeitura de São Paulo com uma cadeira e a continuação das disputas polêmicas em torno da rede social X (antigo Twitter) foram os temas de maior destaque envolvendo o Brasil na imprensa estrangeira ao longo da última semana.
No total, foram registrados na terceira semana completa de setembro 54 textos com menção ao Brasil nos sete veículos analisados, volume abaixo da média semanal do iii-Brasil. O período registrou uma maioria de textos de tom neutro (59%), 28% de textos negativos e apenas 13% de menções positivas.
Entenda como funciona o iii-Brasil
A principal novidade da semana foi o ataque registrado durante um debate eleitoral na capital paulista. Apesar de ser uma notícia nova, a cadeirada de José Luiz Datena em Pablo Marçal pode ser vista dentro de uma imagem crescente de violência e caos político no Brasil.
“Foi um momento impressionante até mesmo para as palhaçadas políticas muitas vezes escandalosas do Brasil — um candidato agredindo outro na televisão ao vivo — e uma demonstração de violência política que provavelmente reordenaria a maior eleição do país neste ano”, relatou o jornal americano The New York Times.
Além da cobertura política, a imprensa internacional continua atenta aos incêndios por todo o país, que já haviam sido o principal assunto relacionado ao Brasil no resto do mundo na semana anterior. Um artigo de opinião publicado pelo jornal espanhol El País diz que “o Brasil queima, Lula está fraco e o mundo deveria tremer.
O país que (des)abriga 60% da Amazônia entrou em território desconhecido e hoje 60% de sua superfície está coberta pela fumaça das queimadas.”
E o terceiro assunto que continua dando visibilidade internacional ao país é a disputa jurídica em torno do bloqueio da rede social X, com notícias relacionadas a uma volta clandestina do seu funcionamento e de um possível recuo do bilionário Elon Musk, que estaria disposto a ceder para que sua plataforma volte à atividade no Brasil.
“Elon Musk lutou contra a lei. A lei parece ter vencido. O X, plataforma de mídia social de Musk, recuou em sua luta com o judiciário brasileiro, após cumprir ordens judiciais que bloquearam usuários no país de acessar o X”, diz o jornal britânico The Guardian.
Entre as poucas notícias positivas da semana, vale destacar o novo livro de Chico Buarque, Bambino a Roma, recheado de memórias de sua infância, vividas e imaginadas em Roma nos anos de 1953/54, quando a família morou na Itália – livro que recebeu o Prémio Camões 2019. Uma das frases emotivas da sua mudança de São Paulo: “Vendo a casa tão vazia, com manchas de mobília no chão e de quadros na parede, entendi que a ausência seria longa, talvez para sempre”.
Retrospectiva
Desde o início de abril de 2022, o iii-Brasil coletou e analisou em média 57 reportagens por semana com menções de destaque ao país nos sete veículos de imprensa analisados.
Ao longo do levantamento, o iii-Brasil registrou em média 52% de reportagens de tom neutro, 29% de menções com tom negativo e 19% de textos positivos sobre o país.
*Daniel Buarque é pesquisador no pós-doutorado do Instituto de Relações Internacionais da USP (ISI/USP), doutor em relações internacionais pelo programa de PhD conjunto do King’s College London (KCL) e do IRI/USP. Jornalista, tem mestrado em Brazil in Global Perspective pelo KCL e é autor de livros como Brazil’s international status and recognition as an emerging power: inconsistencies and complexities (Palgrave Macmillan), Brazil, um país do presente (Alameda Editorial) e O Brazil é um país sério? (Pioneira). É editor-executivo do portal Interesse Nacional.
Fabiana Mariutti atua como pesquisadora, professora universitária e consultora; obteve pós-doutorado, doutorado e mestrado em Administração e bacharel em Comunicação Social. Estuda a imagem, reputação e marca Brasil desde 2010. Interesse nas áreas de Place Branding e Public Diplomacy. Nomeada Place Brand Expert pelo The Place Brand Observer, na Suíça. Autora do recente artigo: “When place brand and place logo matches: VRIO applied to Place Branding”, de dois livros e sete capítulos de livros.
O Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil) é uma análise da imagem do país realizada a partir de um levantamento sistemático de dados sobre notícias que mencionam o Brasil a cada semana em sete publicações internacionais, selecionadas como representativas da imprensa internacional por serem reconhecidas internacionalmente como “newspapers of record”. São elas: The Guardian (Reino Unido), The New York Times (Estados Unidos), El País (Espanha), Le Monde (França), Clarín (Argentina), Público (Portugal) e China Daily (China). O iii-Brasil é produzido semanalmente pela equipe do portal Interesse Nacional e pela pesquisadora Fabiana Mariutti. Professora universitária e consultora; obteve pós-doutorado, doutorado e mestrado em Administração e bacharel em Comunicação Social. Estuda a imagem, reputação e marca Brasil desde 2010. Interesse nas áreas de Place Branding e Public Diplomacy. Nomeada Place Brand Expert pelo The Place Brand Observer, na Suíça. Autora do recente artigo: “When place brand and place logo matches: VRIO applied to Place Branding”, de dois livros e sete capítulos de livros.
Artigos e comentários de autores convidados não refletem, necessariamente, a opinião da revista Interesse Nacional