11 abril 2023

iii-Brasil: Ataque a crianças em creche expõe ao mundo ‘onda de violência’ no Brasil

Assassinato de crianças em Blumenau foi a notícia de maior destaque sobre o país no exterior ao longo da semana e expôs uma face diferente da violência que já é um símbolo negativo do Brasil no mundo

Assassinato de crianças em Blumenau foi a notícia de maior destaque sobre o país no exterior ao longo da semana e expôs uma face diferente da violência que já é um símbolo negativo do Brasil no mundo

Por Daniel Buarque e Fabiana Mariutti*

iii-Brasil – de 3 a 9 de abril de 2023

Visibilidade: 59 reportagens em 7 veículos analisados

Classificação das notícias:

39% Neutras

39% Negativas

22% Positivas

O ataque que deixou  quatro crianças mortas em uma creche de Blumenau foi a notícia relacionada ao Brasil que mais chamou a atenção internacional no início de abril. Mais de um sexto de todas as menções ao Brasil na mídia estrangeira nos veículos analisados tratou do caso, ampliando a visibilidade da violência no país.

No total, foram registrados na primeira semana de abril 59 textos com menção ao Brasil nos sete veículos analisados, volume abaixo da média semanal do Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil). A maior proporção dos textos teve tom neutro e negativo (39%, cada), sendo o volume de menções positivas foi de 22% (acima da média). 

https://interessenacional.com.br/edicoes-posts/entenda-como-funciona-o-indice-de-interesse-internacional-monitoramento-de-noticias-sobre-o-brasil-no-exterior/

O ataque à creche de Blumenau foi tema de reportagens de todos os jornais analisados, exceto o New York Times. Mais de dez dos 59 textos coletados e avaliados na semana abordavam o caso. 

O caso tem o potencial de ampliar uma associação já tradicional à imagem do Brasil: a da violência — de acordo com estudos científicos anteriores e registros institucionais, tanto de nível nacional como internacional. Por mais que seja um acontecimento diferente, ele entra para o imaginário dos estrangeiros como parte da ideia de que o país é violento e perigoso. Além disso, mostra um lado diferente dessa violência, que tem se ampliado no país: pessoas comuns indefesas em espaços educacionais

“Ataques a escolas no Brasil têm acontecido com maior frequência nos últimos anos. Na semana passada, um estudante em São Paulo matou a facadas um professor e feriu vários outros”, diz a reportagem publicada pelo jornal britânico The Guardian. “De 2000 a 2022, 16 ataques ou episódios violentos aconteceram em escolas, quatro deles no segundo semestre do ano passado.” A ideia é reforçada pelo francês Le Monde, que diz que “ataques a escolas se multiplicaram no Brasil nos últimos anos”. Também no espanhol El País: “O Brasil sofreu recentemente uma onda de ataques a escolas, muitas vezes perpetrados por alunos ou ex-alunos e, em alguns casos, com armas de fogo.”

Além da questão da violência do ataque em si, o caso também se enquadra em um contexto de tensão social e política, como diz o argentino Clarín: “A Polícia Federal do Brasil vai investigar a atuação de grupos ‘nazistas e neonazistas’, após o violento ataque a uma creche na cidade de Blumenau em que quatro crianças foram assassinadas”. Em outro texto, o jornal argentino destaca a declaração do ministro da Secretaria de Direitos Humanos do Brasil, Silvio Almeida, alegando que “Um país, um mundo que mata crianças é tudo menos democrático. É tudo menos um mundo decente”.

Além do ataque na cidade de Santa Catarina, temas ligados à economia e à política externa também continuam tendo espaço na imprensa estrangeira. Jornais da China têm dado destaque maior do que o tradicional ao Brasil desde o anúncio da viagem de Lula a Pequim. Por mais que a visita diplomática tenha sido adiada, o China Daily tem publicado um grande volume de reportagens sobre parcerias entre os dois países. Na última semana, um desses textos dizia que as relações entre os dois países deve ser intensificada e que a parceria se desenvolve a partir da complementaridade entre eles.

Um texto que positivamente comunica  a gastronomia do Brasil foi publicado no El País, ao apresentar sorvetes de frutas brasileiras “bárbaros”, cujos sabores exóticos da Amazônia são feitos e gerenciados dentro de uma sorveteria temática por um casal de empreendedores em São Paulo. 

Retrospectiva 

Desde o início de abril de 2022, o iii-Brasil coletou e analisou em média 70 reportagens por semana com menções de destaque ao país nos sete veículos de imprensa analisados. 

Ao longo do levantamento, o iii-Brasil registrou em média 50% de reportagens de tom neutro, 34% de menções com tom negativo e 16% de textos positivos sobre o país. 


*Daniel Buarque é editor-executivo do Interesse Nacional, pesquisador do pós-doutorado do IRI-USP, doutor em relações internacionais pelo programa de PhD conjunto do King’s College London (KCL) e do IRI/USP. É jornalista, tem mestrado em Brazil in Global Perspective pelo KCL e é autor dos livros “Brazil, um país do presente” (Alameda) e “O Brazil É um País Sério?” (Pioneira).

Fabiana Mariutti atua como pesquisadora, professora universitária e consultora; obteve pós-doutorado, doutorado e mestrado em Administração e bacharel em Comunicação Social. Estuda a imagem, reputação e marca Brasil desde 2010. Autora dos livros: “Country Reputation: The Case of Brazil in the United Kingdom: Four Stakeholders’ Perspectives on Brazil’s Brand Image(2017) e Country Brand Identity: Communication of the Brazil Brand in the United States of America (2013).

https://interessenacional.com.br/edicoes-posts/daniel-buarque-imprensa-estrangeira-publica-duas-vezes-mais-noticias-negativas-do-que-positivas-sobre-o-brasil/

O Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil) é uma análise da imagem do país realizada a partir de um levantamento sistemático de dados sobre notícias que mencionam o Brasil a cada semana em sete publicações internacionais, selecionadas como representativas da imprensa internacional por serem reconhecidas internacionalmente como “newspapers of record”. São elas: The Guardian (Reino Unido), The New York Times (Estados Unidos), El País (Espanha), Le Monde (França), Clarín (Argentina), Público (Portugal) e China Daily (China). O iii-Brasil é produzido semanalmente pela equipe do portal Interesse Nacional e pela pesquisadora Fabiana Mariutti. Professora universitária e consultora; obteve pós-doutorado, doutorado e mestrado em Administração e bacharel em Comunicação Social. Estuda a imagem, reputação e marca Brasil desde 2010. Interesse nas áreas de Place Branding e Public Diplomacy. Nomeada Place Brand Expert pelo The Place Brand Observer, na Suíça. Autora do recente artigo: “When place brand and place logo matches: VRIO applied to Place Branding”, de dois livros e sete capítulos de livros. 

Artigos e comentários de autores convidados não refletem, necessariamente, a opinião da revista Interesse Nacional

Cadastre-se para receber nossa Newsletter