22 setembro 2022

iii-Brasil: Com cobertura das eleições, imprensa estrangeira aumenta uso de tom neutro sobre o Brasil

Semana registrou uma redução na proporção de reportagens negativas, embora a crítica à política e ao governo de Bolsonaro estejam evidentes em muitas abordagens, como em editorial do jornal britânico The Guardian

Semana registrou uma redução na proporção de reportagens negativas, embora a crítica à política e ao governo de Bolsonaro estejam evidentes em muitas abordagens, como em editorial do jornal britânico The Guardian

Por Daniel Buarque e Fabiana Mariutti*

iii-Brasil – 12 a 18 de setembro de 2022

Visibilidade: 50 reportagens em 7 veículos analisados

Classificação das notícias:

70% Neutras

24% Negativas

6% Positivas

A ampliação da cobertura da imprensa estrangeira relacionada às eleições presidenciais no Brasil coincidiu com um aumento da proporção de reportagens que usam tom neutro ao publicar notícias sobre o país.

Na semana de 12 a 18 de setembro, o total de notícias da coleta de dados do Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil) foi de 50 artigos com menções sobre o Brasil nos sete veículos de imprensa estrangeiros analisados. 

O período registrou 70% de textos com tom neutro, ou seja, assuntos com natureza factual sobre o país, sem indicação de prejuízo a sua reputação no exterior. Ainda, 24% de textos de tom negativo e 6% de notícias positivas, com potencial de melhorar a imagem do país.

https://interessenacional.com.br/edicoes-posts/entenda-como-funciona-o-indice-de-interesse-internacional-monitoramento-de-noticias-sobre-o-brasil-no-exterior/

O diário britânico The Guardian tem adotado um dos tons mais críticos em relação à política brasileira e ao governo de Jair Bolsonaro. Durante a semana, o jornal publicou uma reportagem acusando o presidente de promover a violência, outra criticando sua viagem para participar do funeral da rainha Elizabeth II e uma mais neutra sobre a campanha de Luiz Inácio Lula da Silva

Mas o principal destaque do Guardian foi um artigo editorial, que reflete a opinião da publicação, em que ataca o presidente e defende que “uma derrota de Lula seria um desastre para a democracia e para o planeta”. “Os outros países devem deixar claro que não vão tolerar nenhuma tentativa de Bolsonaro de trapacear, forçar ou ameaçar o caminho para um segundo mandato”, diz.

A campanha presidencial também apareceu em reportagens de outros veículos da imprensa estrangeira. Le Monde, da França, e El País, da Espanha, por exemplo, destacaram a importância da religião na decisão política deste ano. Com tom neutro, apresentaram o cenário em que os candidatos têm tentado se aproximar de grupos religiosos em busca de votos.

O diário francês publicou ainda uma reportagem curiosa sobre o uso da música nas campanhas eleitorais por todo o país.

Retrospectiva 

Desde o início de abril, o iii-Brasil, ao estudar a imagem internacional do Brasil, coletou e analisou em média 56 reportagens por semana com menções de destaque ao país nos sete veículos de imprensa analisados. 

Ao longo do levantamento das últimas 23 semanas, o iii-Brasil registrou em média 50% de reportagens de tom neutro, 38% de menções com tom negativo e 12% de textos positivos sobre o país. 

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*Daniel Buarque é editor-executivo do Interesse Nacional, doutor em relações internacionais pelo programa de PhD conjunto do King’s College London (KCL) e do IRI/USP. É jornalista, tem mestrado em Brazil in Global Perspective pelo KCL e é autor dos livros “Brazil, um país do presente” (Alameda) e “O Brazil É um País Sério?” (Pioneira).

Fabiana Mariutti atua como professora universitária, pesquisadora e consultora; obteve pós-doutorado, doutorado e mestrado em Administração e bacharel em Comunicação Social. Estuda a marca Brasil desde 2010. Autora dos livros: “Country Reputation: The Case of Brazil in the United Kingdom: Four Stakeholders’ Perspectives on Brazil’s Brand Image(2017) e Country Brand Identity: Communication of the Brazil Brand in the United States of America (2013).

O Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil) é uma análise da imagem do país realizada a partir de um levantamento sistemático de dados sobre notícias que mencionam o Brasil a cada semana em sete publicações internacionais, selecionadas como representativas da imprensa internacional por serem reconhecidas internacionalmente como “newspapers of record”. São elas: The Guardian (Reino Unido), The New York Times (Estados Unidos), El País (Espanha), Le Monde (França), Clarín (Argentina), Público (Portugal) e China Daily (China). O iii-Brasil é produzido semanalmente pela equipe do portal Interesse Nacional e pela pesquisadora Fabiana Mariutti. Professora universitária e consultora; obteve pós-doutorado, doutorado e mestrado em Administração e bacharel em Comunicação Social. Estuda a imagem, reputação e marca Brasil desde 2010. Interesse nas áreas de Place Branding e Public Diplomacy. Nomeada Place Brand Expert pelo The Place Brand Observer, na Suíça. Autora do recente artigo: “When place brand and place logo matches: VRIO applied to Place Branding”, de dois livros e sete capítulos de livros. 

Artigos e comentários de autores convidados não refletem, necessariamente, a opinião da revista Interesse Nacional

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