27 junho 2023

iii-Brasil: Julgamento de Bolsonaro ofusca nova viagem de Lula à Europa na imprensa estrangeira

Apesar de encontros do presidente com o papa e com Emmanuel Macron terem sido tema de reportagens em alguns dos principais veículos da mídia internacional, o destaque dado no exterior à ação que pode deixar o ex-governante inelegível foi maior durante a semana

Apesar de encontros do presidente com o papa e com Emmanuel Macron terem sido tema de reportagens em alguns dos principais veículos da mídia internacional, o destaque dado no exterior à ação que pode deixar o ex-governante inelegível foi maior durante a semana

Por Daniel Buarque e Fabiana Mariutti*

iii-Brasil – de 19 a 25 de junho de 2023

Visibilidade: 48 reportagens em 7 veículos analisados

Classificação das notícias:

58% Neutras

25% Negativas

17% Positivas

A nova viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Europa foi ofuscada na imprensa internacional pelas notícias a respeito do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro, que pode se tornar inelegível. Apesar de o encontro de Lula com o papa e com o francês Emmanuel Macron ter sido noticiado nos principais veículos da mídia estrangeira, reportagens e análises sobre a situação do ex-governante tiveram mais destaque no exterior ao longo da semana.

No total, foram registrados na terceira semana completa de junho 48 textos com menção ao Brasil nos sete veículos analisados, volume muito abaixo da média semanal do Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil). A maior proporção dos textos teve tom neutro, atingindo 58% da cobertura sobre o país. As reportagens de tom positivo foram 17% e as negativas foram 25%. 

https://interessenacional.com.br/edicoes-posts/entenda-como-funciona-o-indice-de-interesse-internacional-monitoramento-de-noticias-sobre-o-brasil-no-exterior/

De acordo com reportagem do jornal britânico The Guardian, “os sinais não são positivos” para o ex-presidente. “Observadores políticos acreditam que um veredicto de culpado está garantido, mas provavelmente será adiado, possivelmente até setembro, se um juiz pedir mais tempo para considerar as evidências”, diz. O argentino Clarín também indica que “se dá quase como certo que Bolsonaro será condenado”.

O diário português Público explica em reportagem que o julgamento avalia se Bolsonaro “cometeu abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação durante uma reunião que o então chefe de Estado brasileiro organizou, em plena campanha para as eleições presidenciais, com embaixadores estrangeiros no Palácio da Alvorada”.

Já o espanhol El País publicou uma análise indicando que Bolsonaro “não é mais o Trump dos trópicos”. “A direita sabe que a maioria dos brasileiros rejeita a direita golpista do ex-presidente, mas também não quer a volta do Partido dos Trabalhadores ao seu estado puro”, avalia. Em uma reportagem, El País explica ainda que este é apenas o mais avançado de 16 investigações contra o ex-presidente.

Retrospectiva 

Desde o início de abril de 2022, o iii-Brasil coletou e analisou em média 69 reportagens por semana com menções de destaque ao país nos sete veículos de imprensa analisados. 

Ao longo do levantamento, o iii-Brasil registrou em média 50% de reportagens de tom neutro, 32% de menções com tom negativo e 18% de textos positivos sobre o país. 


*Daniel Buarque é editor-executivo do Interesse Nacional, pesquisador do pós-doutorado do IRI-USP, doutor em relações internacionais pelo programa de PhD conjunto do King’s College London (KCL) e do IRI/USP. É jornalista, tem mestrado em Brazil in Global Perspective pelo KCL e é autor dos livros “Brazil, um país do presente” (Alameda) e “O Brazil É um País Sério?” (Pioneira).

Fabiana Mariutti atua como pesquisadora, professora universitária e consultora; obteve pós-doutorado, doutorado e mestrado em Administração e bacharel em Comunicação Social. Estuda a imagem, reputação e marca Brasil desde 2010. Autora dos livros: “Country Reputation: The Case of Brazil in the United Kingdom: Four Stakeholders’ Perspectives on Brazil’s Brand Image(2017) e Country Brand Identity: Communication of the Brazil Brand in the United States of America (2013).


O Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil) é uma análise da imagem do país realizada a partir de um levantamento sistemático de dados sobre notícias que mencionam o Brasil a cada semana em sete publicações internacionais, selecionadas como representativas da imprensa internacional por serem reconhecidas internacionalmente como “newspapers of record”. São elas: The Guardian (Reino Unido), The New York Times (Estados Unidos), El País (Espanha), Le Monde (França), Clarín (Argentina), Público (Portugal) e China Daily (China).

Artigos e comentários de autores convidados não refletem, necessariamente, a opinião da revista Interesse Nacional

Cadastre-se para receber nossa Newsletter