Imprensa estrangeira destaca Bolsonaro réu, contexto político e fragilidade da democracia brasileira
Votação que transformou o ex-presidente em réu por tentativa de golpe foi a notícia sobre o Brasil de maior visibilidade internacional e reforçou imagem de problemas políticos do país, apesar da capacidade de reação da Justiça

iii-Brasil – de 24 a 30/03/2025
Visibilidade: 47 reportagens em 7 veículos analisados
Classificação das notícias:
28% Neutras
55% Negativas
17% Positivas
A decisão do Supremo Tribunal Federal que tornou o ex-presidente Jair Bolsonaro réu por tentativa de golpe de Estado teve amplo destaque na imprensa internacional ao longo da última semana. Se por um lado mostrou a capacidade do Estado brasileiro de reagir a ameaças, expôs mais uma vez ao mundo a fragilidade da política brasileira e da democracia do país, ameaçada há apenas dois anos.
No total, foram registrados na quarta semana completa de março 47 textos com menção ao Brasil nos sete veículos analisados, volume abaixo da média semanal do Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil). O período registrou uma maioria de textos de tom negativo (55%), 28% de menções neutras e 17% de repercussão positiva.
Entenda como funciona o iii-Brasil
“O ex-presidente Bolsonaro será julgado por liderar uma tentativa de golpe contra Lula no Brasil. O STF acata por unanimidade a denúncia do Ministério Público contra o líder de extrema direita por conspirar para permanecer no poder e não suceder o líder da esquerda brasileira”, relatou o espanhol El País.
“Os crimes pelos quais o ex-presidente será julgado, junto com outros altos funcionários militares e governamentais, acarretam penas que variam de seis meses a 12 anos de prisão cada, embora a lei brasileira limite a pena de prisão a 30 anos”, detalhou o argentino Clarín.
Segundo o americano The New York Times, “a decisão marca um esforço significativo para responsabilizar Bolsonaro pelas acusações de que ele tentou efetivamente desmantelar a democracia brasileira ao orquestrar um amplo plano para encenar um golpe”.

Em um texto mais analítico, o britânico The Guardian tentou discutir os impactos políticos da decisão: “O futuro de Bolsonaro parece sombrio após a decisão unânime. Quando ele for a julgamento, possivelmente no final deste ano, poucos acreditam que o político escapará da punição por supostamente liderar uma conspiração assassina para impedir que seu sucessor de esquerda, Luiz Inácio Lula da Silva, assuma o poder após sua vitória eleitoral em 2022. Esses crimes podem render ao homem de 72 anos uma sentença de mais de 40 anos.”
Além da situação política do país, os jornais estrangeiros também destacaram a derrota da seleção brasileira de futebol diante da Argentina.
“Brasil sofre humilhação na Argentina e dança de treinadores se acelera”, relatou o português Público. Também, com derrota reportada pelo Clarín.

Retrospectiva
Desde o início de abril de 2022, o iii-Brasil coletou e analisou em média 58 reportagens por semana com menções de destaque ao país nos sete veículos de imprensa analisados.
Ao longo do levantamento, o iii-Brasil registrou em média 52% de reportagens de tom neutro, 28% de menções com tom negativo e 20% de textos positivos sobre o país.
O Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil) é uma análise da imagem do país realizada a partir de um levantamento sistemático de dados sobre notícias que mencionam o Brasil a cada semana em sete publicações internacionais, selecionadas como representativas da imprensa internacional por serem reconhecidas internacionalmente como “newspapers of record”. São elas: The Guardian (Reino Unido), The New York Times (Estados Unidos), El País (Espanha), Le Monde (França), Clarín (Argentina), Público (Portugal) e China Daily (China). O iii-Brasil é produzido semanalmente pela equipe do portal Interesse Nacional e pela pesquisadora Fabiana Mariutti. Professora universitária e consultora; obteve pós-doutorado, doutorado e mestrado em Administração e bacharel em Comunicação Social. Estuda a imagem, reputação e marca Brasil desde 2010. Interesse nas áreas de Place Branding e Public Diplomacy. Nomeada Place Brand Expert pelo The Place Brand Observer, na Suíça. Autora do recente artigo: “When place brand and place logo matches: VRIO applied to Place Branding”, de dois livros e sete capítulos de livros.
Artigos e comentários de autores convidados não refletem, necessariamente, a opinião da revista Interesse Nacional