Imprensa estrangeira vê aproximação do Brasil com a China após tarifas de Trump
Viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Pequim foi acompanhada pela mídia internacional, que aponta um aprofundamento das relações entre os dois países

iii-Brasil – de 05 a 11/052025
Visibilidade: 45 reportagens em 7 veículos analisados
Classificação das notícias:
53% Neutras
22% Negativas
25% Positivas
A viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à China foi vista no exterior como um símbolo de uma maior aproximação entre os dois países depois da guerra comercial iniciada pelo presidente dos EUA, Donald Trump. Os principais veículos da imprensa estrangeira noticiaram a viagem como uma representação do aprofundamento das relações entre Brasil e China.
No total, foram registrados na primeira semana completa de maio 45 textos com menção ao Brasil nos sete veículos analisados, volume abaixo da média semanal do Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil). O período registrou uma maioria de textos de tom neutro (53%), 22% de menções negativas 25% de repercussão positiva.
Entenda como funciona o iii-Brasil
“Lula da Silva vai à China em busca de investimento no meio da “guerra comercial” de Trump. O presidente brasileiro visita Pequim para atrair investimento, no meio da “guerra comercial” iniciada com as taxas alfandegárias impostas pelo Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, cujo principal alvo é a República Popular da China”, registrou o português Público.
Para o espanhol El País, o movimento representa um crescimento da influência chinesa na América Latina.
“Lula, Petro e Boric viajam à China para fortalecer laços comerciais em meio à guerra tarifária. Os presidentes do Brasil, Colômbia e Chile chegam ao país asiático, onde será realizada, no dia 13 de maio, a quarta reunião de chanceleres do Fórum China-CELAC”, diz.

Sem se debruçar tanto sobre as visitas presidenciais, o New York Times destaca o impacto das tarifas sobre produtos brasileiros até na dieta dos americanos. “Os americanos estão consumindo quantidades recordes de carne bovina brasileira. Agora, tarifas e guerras comerciais podem elevar os preços nos EUA e enviar mais carne para a China”, diz.
O principal destaque foi dado pelo jornal chinês China Daily, que publicou reportagens sobre a aproximação com o Brasil. “A inflação crescente e as tarifas dos EUA estão forçando o Brasil a renovar seu foco no fortalecimento dos laços comerciais com a China como um catalisador para a recuperação econômica”, diz.

Retrospectiva
Desde o início de abril de 2022, o iii-Brasil coletou e analisou em média 57 reportagens por semana com menções de destaque ao país nos sete veículos de imprensa analisados.
Ao longo do levantamento, o iii-Brasil registrou em média 52% de reportagens de tom neutro, 28% de menções com tom negativo e 20% de textos positivos sobre o país.
O Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil) é uma análise da imagem do país realizada a partir de um levantamento sistemático de dados sobre notícias que mencionam o Brasil a cada semana em sete publicações internacionais, selecionadas como representativas da imprensa internacional por serem reconhecidas internacionalmente como “newspapers of record”. São elas: The Guardian (Reino Unido), The New York Times (Estados Unidos), El País (Espanha), Le Monde (França), Clarín (Argentina), Público (Portugal) e China Daily (China). O iii-Brasil é produzido semanalmente pela equipe do portal Interesse Nacional e pela pesquisadora Fabiana Mariutti. Professora universitária e consultora; obteve pós-doutorado, doutorado e mestrado em Administração e bacharel em Comunicação Social. Estuda a imagem, reputação e marca Brasil desde 2010. Interesse nas áreas de Place Branding e Public Diplomacy. Nomeada Place Brand Expert pelo The Place Brand Observer, na Suíça. Autora do recente artigo: “When place brand and place logo matches: VRIO applied to Place Branding”, de dois livros e sete capítulos de livros.
Artigos e comentários de autores convidados não refletem, necessariamente, a opinião da revista Interesse Nacional