Interesse Nacional e Estadão formam parceria
Jornal vai publicar pelo menos dois artigos originais do portal por semana
A partir deste mês, o jornal O Estado de S. Paulo vai publicar semanalmente pelo menos dois artigos originais do portal Interesse Nacional. A parceria foi anunciada oficialmente pelo Estadão, que publicou nesta quarta-feira, uma longa entrevista com o embaixador Rubens Barbosa (coordenador editorial do portal) sobre a importância do espaço para debates sobre o lugar do Brasil no mundo.
“A parceria é importante porque vai ajudar a reduzir o desinteresse sobre o que ocorre no exterior e qual o impacto desse novo mundo em transformação, qual é o impacto sobre o Brasil, sobre a economia, sobre a política, sobre as empresas”, disse Barbosa ao jornal..
“O portal Interesse Nacional, justamente, foi criado com esse objetivo. Assim, a análise sobre a China, Índia, Ásia no geral, sobre a economia, com ênfase nas novas restrições internacionais que estão ocorrendo dentro dessa nova economia que nós estamos vivendo, tudo isso vai poder ser, agora, divulgado mais amplamente com essa parceria do Interesse Nacional com o Estadão”, completou.
Leia a entrevista completa no Estadão
Na entrevista, o embaixador analisou ainda a política externa do governo brasileiro atualmente e ambição de o país ter um papel relevante na governança global.
“Não é realista a gente imaginar que o Brasil possa influir na mudança da governança global. Também não é realista querer liderar o que hoje se chama de Sul Global, porque o Sul Global hoje, a África, a América Latina, elas têm pouca influência no cenário internacional”, avalia Barbosa. “Para ser líder do chamado Sul Global, é preciso ter contrapartidas para favorecer os países membros e o Brasil hoje não tem condição de oferecer financiamento, de oferecer apoios de outra maneira para esses países, é muito difícil você assumir uma liderança sem ter meios para exercer essa liderança.”
Artigos e comentários de autores convidados não refletem, necessariamente, a opinião da revista Interesse Nacional