O Brasil resiste a Trump – A cobertura internacional sobre tarifas dos EUA
Posição do governo brasileiro ganhou destaque ao demonstrar força contra a pressão norte-americana, e Lula apareceu como líder disposto a rejeitar as imposições do presidente dos EUA

iii-Brasil – de 28/07 a 03/08/2025
Visibilidade: 72 reportagens em 7 veículos analisados
Classificação das notícias:
58% Neutras
15% Negativas
27% Positivas
A posição do governo brasileiro diante da pressão política e econômica dos Estados Unidos com a imposição de tarifas de 50% sobre os produtos exportados ao mercado americano foi o principal foco da atenção internacional em uma semana de grande visibilidade do país no exterior. A divulgação das tarifas teve destaque, mas o Brasil acabou aparecendo como um importante ponto de resistência, enquanto o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu os holofotes internacionais.
No total, foram registrados 72 textos com menção ao Brasil nos sete veículos analisados, volume muito acima da média semanal do Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil). O período registrou uma maioria de textos de tom neutro (58%), 27% de menções positivas e apenas 15% de repercussão negativa.
Entenda como funciona o iii-Brasil
“Essas novas represálias não fizeram o governo brasileiro ceder”, diz uma reportagem do jornal francês Le Monde que trata do que chama de “resistência” do Brasil. “Lula foi rápido em defender a soberania do Brasil e demonstrar seu apoio ao juiz Alexandre de Moraes”, diz.
Nos Estados Unidos, o presidente brasileiro foi destacado em uma grande entrevista ao jornal The New York Times, em que disse: “Não há motivo para medo. Estou preocupado, obviamente, porque temos interesses econômicos, interesses políticos, interesses tecnológicos. Mas em nenhum momento o Brasil negociará como se fosse um país pequeno contra um país grande. O Brasil negociará como um país soberano”.
Em uma outra reportagem, o jornal indicou que o Brasil tem força suficiente para isso. “A maior economia da América Latina pode suportar o choque de uma tarifa alta. Mas os apreciadores de café americanos e os pecuaristas brasileiros provavelmente sentirão o impacto”, diz.

O jornal de Portugal Público comentou que “o plano do governo brasileiro para mitigar os efeitos do tarifaço imposto por Trump está pronto e sendo refinado”, segundo o secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron.
No jornal espanhol El País, foi retratado que Lula nomeou seu vice-presidente e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, para liderar as negociações, que se reúne “diariamente com representantes dos setores e empresários mais afetados”.
Já o jornal argentino, publicou cinco textos no decorrer da semana, um deles abordou os comentários de Lula e outro sobre a possibilidade de Trump “castigar” os estrangeiros residentes nos Estados Unidos. Um outro texto reitera que a soberania do Brasil será demonstrada com ações assertivas do governo.

Retrospectiva
Desde o início de abril de 2022, o iii-Brasil coletou e analisou em média 57 reportagens por semana com menções de destaque ao país nos sete veículos de imprensa analisados.
Ao longo do levantamento, o iii-Brasil registrou em média 52% de reportagens de tom neutro, 27% de menções com tom negativo e 21% de textos positivos sobre o país.
O Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil) é uma análise da imagem do país realizada a partir de um levantamento sistemático de dados sobre notícias que mencionam o Brasil a cada semana em sete publicações internacionais, selecionadas como representativas da imprensa internacional por serem reconhecidas internacionalmente como “newspapers of record”. São elas: The Guardian (Reino Unido), The New York Times (Estados Unidos), El País (Espanha), Le Monde (França), Clarín (Argentina), Público (Portugal) e China Daily (China). O iii-Brasil é produzido semanalmente pela equipe do portal Interesse Nacional e pela pesquisadora Fabiana Mariutti. Professora universitária e consultora; obteve pós-doutorado, doutorado e mestrado em Administração e bacharel em Comunicação Social. Estuda a imagem, reputação e marca Brasil desde 2010. Interesse nas áreas de Place Branding e Public Diplomacy. Nomeada Place Brand Expert pelo The Place Brand Observer, na Suíça. Autora do recente artigo: “When place brand and place logo matches: VRIO applied to Place Branding”, de dois livros e sete capítulos de livros.
Artigos e comentários de autores convidados não refletem, necessariamente, a opinião da revista Interesse Nacional