11 março 2025

Oscar amplia visibilidade do Brasil no exterior com imagem positiva

Pela segunda semana consecutiva, premiação do filme ‘Ainda Estou Aqui’ ajudou a aumentar o número de citações ao Brasil na imprensa estrangeira e a ampliar a reputação positiva da cultura brasileira no resto do mundo

iii-Brasil – de 3 a 9/03/2025

Visibilidade: 58 reportagens em 7 veículos analisados

Classificação das notícias:

47% Neutras

19% Negativas

34% Positivas

Pela segunda semana consecutiva, o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro conquistado pelo filme brasileiro Ainda Estou Aqui se tornou a principal notícia sobre o país na imprensa internacional, aumentando a visibilidade do Brasil e projetando uma imagem positiva do país. O prêmio foi conquistado na noite de domingo (2), mas muitos dos jornais estrangeiros só começaram a publicar textos sobre a vitória no dia 3, início de uma nova semana da análise apresentada aqui. Pelo menos um quinto das menções ao Brasil na semana trataram a conquista do Oscar.

No total, foram registrados na primeira semana completa de março 58 textos com menção ao Brasil nos sete veículos analisados, volume igual à da média semanal do Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil). O período registrou uma maioria de textos de tom neutro (47%), 34% de menções positivas e apenas 19% de repercussão negativa. 

Entenda como funciona o iii-Brasil

“Foi como uma Copa do Mundo: Foi assim que o Brasil comemorou seu primeiro Oscar”, diz uma reportagem do jornal argentino Clarín. “Ainda Estou Aqui se tornou o primeiro filme brasileiro a ganhar um Oscar. Quando Penélope Cruz anunciou sua vitória, as ruas explodiram de alegria”, complementa.

“Antes da cerimônia do Oscar, a brasileira Fernanda Torres – estrela do filme da era ditatorial de Walter Salles – alertou seus compatriotas para não entrarem em um ‘clima de Copa do Mundo’”, relata o britânico The Guardian. “Seu apelo foi em vão na noite de domingo, no entanto, quando multidões por todo o país – já reunidas para celebrar o carnaval – explodiram em alegria pela primeira vitória do Brasil no Oscar, de melhor filme internacional.”

A cobertura do jornal espanhol El País incluiu mais de uma reportagem e tratou dos aspectos políticos da vitória. 

“O sucesso de Ainda Estou Aqui é um triunfo da memória democrática, mas obriga-nos a prestar atenção aos abusos que continuam a existir hoje”, diz um artigo. Segundo uma outra reportagem, “os desaparecidos e suas famílias acabam presos em um lugar impossível, que não está em um lugar nem em outro, virado de costas para o tempo e onde não há vestígios”.

Retrospectiva 

Desde o início de abril de 2022, o iii-Brasil coletou e analisou em média 58 reportagens por semana com menções de destaque ao país nos sete veículos de imprensa analisados. 

Ao longo do levantamento, o iii-Brasil registrou em média 52% de reportagens de tom neutro, 28% de menções com tom negativo e 20% de textos positivos sobre o país.

O Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil) é uma análise da imagem do país realizada a partir de um levantamento sistemático de dados sobre notícias que mencionam o Brasil a cada semana em sete publicações internacionais, selecionadas como representativas da imprensa internacional por serem reconhecidas internacionalmente como “newspapers of record”. São elas: The Guardian (Reino Unido), The New York Times (Estados Unidos), El País (Espanha), Le Monde (França), Clarín (Argentina), Público (Portugal) e China Daily (China). O iii-Brasil é produzido semanalmente pela equipe do portal Interesse Nacional e pela pesquisadora Fabiana Mariutti. Professora universitária e consultora; obteve pós-doutorado, doutorado e mestrado em Administração e bacharel em Comunicação Social. Estuda a imagem, reputação e marca Brasil desde 2010. Interesse nas áreas de Place Branding e Public Diplomacy. Nomeada Place Brand Expert pelo The Place Brand Observer, na Suíça. Autora do recente artigo: “When place brand and place logo matches: VRIO applied to Place Branding”, de dois livros e sete capítulos de livros. 

Artigos e comentários de autores convidados não refletem, necessariamente, a opinião da revista Interesse Nacional

Cadastre-se para receber nossa Newsletter