29 abril 2025

Prisão de Collor volta a expor no exterior imagem de corrupção e crise política no Brasil

Notícia sobre a prisão do terceiro ex-presidente do país na última década reforça a percepção de problemas políticos e de corrupção no país, que já é uma reputação negativa e marcante no resto do mundo

iii-Brasil – de 21 a 27/04/2025

Visibilidade: 49 reportagens em 7 veículos analisados

Classificação das notícias:

47% Neutras

29% Negativas

24% Positivas

A prisão do ex-presidente Fernando Collor de Mello reforçou no exterior a imagem do Brasil como um país em permanente crise política e em que a corrupção é uma marca frequente. Collor foi o terceiro ex-presidente preso na última década, enquanto Jair Bolsonaro é constantemente mencionado pelas acusações que também enfrenta. Os casos marcam negativamente a imagem internacional do Brasil e deixam uma mancha na percepção da política do país. 

No total, foram registrados na quarta semana de abril 49 textos com menção ao Brasil nos sete veículos analisados, volume abaixo da média semanal do Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil). O período registrou uma maioria de textos de tom neutro (47%), 24% de menções positivas e 29% de repercussão negativa. 

Entenda como funciona o iii-Brasil

Reportagem do jornal francês Le Monde deixa evidente o impacto da prisão na imagem do país. “Por mais de três décadas, Fernando Collor de Mello, ex-presidente do Brasil de 1990 a 1992, personificou os excessos nepotistas e corruptos do sistema político brasileiro. Primeiro chefe de Estado eleito por sufrágio universal direto após a ditadura militar, ele acabou sendo pego pela justiça. Condenado a oito anos e dez meses de prisão, ele foi preso pela Polícia Federal na sexta-feira, 25 de abril, em Maceió, capital do estado de Alagoas”.

O britânico The Guardian contextualizou o caso e lembrou da prisão do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “O caso teve origem na Operação Lava Jato, uma abrangente investigação de corrupção que implicou importantes políticos e empresários da América Latina, incluindo o atual presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, que foi preso em 2018 e ficou preso por quase dois anos.”

O espanhol El País foi direto ao ponto sobre como a corrupção está associada à imagem da política brasileira. “Todos os presidentes brasileiros desde a redemocratização, exceto Fernando Henrique Cardoso, foram processados ​​ou presos por um crime. Lula está governando o Brasil em seu terceiro mandato, enquanto seu antecessor, Jair Bolsonaro, está prestes a ser julgado por liderar um golpe contra Lula. Dilma Rousseff, que sofreu impeachment em 2016, preside o banco dos Brics, sediado em Xangai. José Sarney, Itamar Franco e Michel Temer também foram indiciados”, diz.

Retrospectiva 

Desde o início de abril de 2022, o iii-Brasil coletou e analisou em média 57 reportagens por semana com menções de destaque ao país nos sete veículos de imprensa analisados. 

Ao longo do levantamento, o iii-Brasil registrou em média 52% de reportagens de tom neutro, 28% de menções com tom negativo e 20% de textos positivos sobre o país. 

O Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil) é uma análise da imagem do país realizada a partir de um levantamento sistemático de dados sobre notícias que mencionam o Brasil a cada semana em sete publicações internacionais, selecionadas como representativas da imprensa internacional por serem reconhecidas internacionalmente como “newspapers of record”. São elas: The Guardian (Reino Unido), The New York Times (Estados Unidos), El País (Espanha), Le Monde (França), Clarín (Argentina), Público (Portugal) e China Daily (China). O iii-Brasil é produzido semanalmente pela equipe do portal Interesse Nacional e pela pesquisadora Fabiana Mariutti. Professora universitária e consultora; obteve pós-doutorado, doutorado e mestrado em Administração e bacharel em Comunicação Social. Estuda a imagem, reputação e marca Brasil desde 2010. Interesse nas áreas de Place Branding e Public Diplomacy. Nomeada Place Brand Expert pelo The Place Brand Observer, na Suíça. Autora do recente artigo: “When place brand and place logo matches: VRIO applied to Place Branding”, de dois livros e sete capítulos de livros. 

Artigos e comentários de autores convidados não refletem, necessariamente, a opinião da revista Interesse Nacional

Cadastre-se para receber nossa Newsletter