Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/storage/c/6b/bd/interessenaciona1/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
Interesse Nacional
30 julho 2024

Proposta de taxar super-ricos projeta positivamente o Brasil no exterior

Jornais estrangeiros fizeram ampla cobertura da iniciativa brasileira no G20, indicando um passo importante para cobrar impostos de bilionários em todo o mundo. Notícia sobre descoberta de cocaína em tubarões também teve grande destaque global

Por Daniel Buarque e Fabiana Mariutti*

iii-Brasil – de 22 a 28/7 de 2024

Visibilidade: 33 reportagens em 7 veículos analisados

Classificação das notícias:

49% Neutras

30% Negativas

21% Positivas

A proposta brasileira de criação de um plano internacional para a taxação de super-ricos teve ampla cobertura na imprensa estrangeira e ajudou a projetar positivamente o país na imprensa estrangeira. Quase todos os jornais publicaram reportagens sobre o caso, quase sempre com um tom favorável à iniciativa do Brasil.

No total, foram registrados na quarta semana de julho 33 textos com menção ao Brasil nos sete veículos analisados, volume muito abaixo da média semanal do iii-Brasil. O período registrou uma maioria de textos de tom neutro (49%) e 30% de textos negativos. As menções positivas foram 21%. 

Entenda como funciona o iii-Brasil

“Brasil consegue fazer aprovar no G20 declaração comum para os países tomarem medidas a nível nacional para melhorar a cooperação na ‘justiça tributária’, destacou o jornal português Público.

“Brasil comemora que o G20 considera plano de taxar grandes fortunas. Iniciativa de Lula da Silva para criar uma aliança global contra a fome também conta com apoio unânime do grupo, mas no momento há poucos detalhes”, registrou o espanhol El País.

O britânico The Guardian defende “o plano radical do Brasil para tributar os super-ricos globais para enfrentar a crise climática”. “Uma taxa de 2% afetaria cerca de 100 famílias bilionárias, diz o chefe do clima do país, mas os 250 mil milhões de dólares arrecadados poderiam ser transformadores”, complementa.

Alguns veículos ressaltaram, entretanto, que este é apenas um passo inicial, e que ainda falta muita negociação para chegar a um acordo formal. “Países do G20 comprometem-se a cooperar para tributar os super-ricos. Reunidos no Brasil para preparar a cimeira do G20 marcada para Novembro, os ministros das Finanças do grupo das principais economias mundiais não chegaram ao ponto de chegar a acordo sobre um imposto global”, destaca o francês Le Monde.

Além do debate sobre a taxação de super-ricos, o Brasil também teve destaque na imprensa internacional por conta de uma notícia mais inusitada, a descoberta de que tubarões na costa do país têm registro de cocaína em seu sistema.

“Se a perspectiva de tubarões espreitando perto da praia não fosse assustadora o suficiente, pesquisadores no Brasil descobriram um novo motivo para ficar nervoso: alguns deles têm cocaína no organismo”, relata o jornal americano The New York Times. “Pesquisadores testaram 13 tubarões na costa do Rio de Janeiro e descobriram que todos tinham traços de cocaína no fígado e nos tecidos musculares. Os níveis de cocaína encontrados nesses tubarões foram relatados como sendo até cem vezes maiores do que na vida marinha observada anteriormente.”

Retrospectiva 

Desde o início de abril de 2022, o iii-Brasil coletou e analisou em média 57 reportagens por semana com menções de destaque ao país nos sete veículos de imprensa analisados. 

Ao longo do levantamento, o iii-Brasil registrou em média 51% de reportagens de tom neutro, 29% de menções com tom negativo e 19% de textos positivos sobre o país. 


*Daniel Buarque é pesquisador no pós-doutorado do Instituto de Relações Internacionais da USP (ISI/USP), doutor em relações internacionais pelo programa de PhD conjunto do King’s College London (KCL) e do IRI/USP. Jornalista, tem mestrado em Brazil in Global Perspective pelo KCL e é autor de livros como Brazil’s international status and recognition as an emerging power: inconsistencies and complexities (Palgrave Macmillan), Brazil, um país do presente (Alameda Editorial) e O Brazil é um país sério? (Pioneira). É editor-executivo do portal Interesse Nacional.

Fabiana Mariutti atua como pesquisadora, professora universitária e consultora; obteve pós-doutorado, doutorado e mestrado em Administração e bacharel em Comunicação Social. Estuda a imagem, reputação e marca Brasil desde 2010. Interesse nas áreas de Place Branding e Public Diplomacy. Nomeada Place Brand Expert pelo The Place Brand Observer, na Suíça. Autora do recente artigo: “When place brand and place logo matches: VRIO applied to Place Branding”, de dois livros e sete capítulos de livros. 

O Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil) é uma análise da imagem do país realizada a partir de um levantamento sistemático de dados sobre notícias que mencionam o Brasil a cada semana em sete publicações internacionais, selecionadas como representativas da imprensa internacional por serem reconhecidas internacionalmente como “newspapers of record”. São elas: The Guardian (Reino Unido), The New York Times (Estados Unidos), El País (Espanha), Le Monde (França), Clarín (Argentina), Público (Portugal) e China Daily (China). O iii-Brasil é produzido semanalmente pela equipe do portal Interesse Nacional e pela pesquisadora Fabiana Mariutti. Professora universitária e consultora; obteve pós-doutorado, doutorado e mestrado em Administração e bacharel em Comunicação Social. Estuda a imagem, reputação e marca Brasil desde 2010. Interesse nas áreas de Place Branding e Public Diplomacy. Nomeada Place Brand Expert pelo The Place Brand Observer, na Suíça. Autora do recente artigo: “When place brand and place logo matches: VRIO applied to Place Branding”, de dois livros e sete capítulos de livros. 

Artigos e comentários de autores convidados não refletem, necessariamente, a opinião da revista Interesse Nacional

Cadastre-se para receber nossa Newsletter