07 maio 2024

Tragédia no sul do Brasil amplia a visibilidade do país no exterior

Inundações causadas por fortes chuvas foram tema de quase metade das menções ao país na imprensa internacional, com cobertura que variou entre o factual de tom neutro e as críticas a problemas do país e a ações que levam à  mudança climática

Por Daniel Buarque e Fabiana Mariutti*

iii-Brasil – 29/4 a 5/5 de 2024

Visibilidade: 67 reportagens em 7 veículos analisados

Classificação das notícias:

66% Neutras

22% Negativas

12% Positivas

A tragédia causada pelas fortes chuvas no sul do Brasil recebeu grande atenção da imprensa internacional e ampliou de forma marcante a visibilidade do país no exterior, se consolidando como um dos momentos em que mais se falou sobre notícias brasileiras nos jornais estrangeiros neste ano. Quase metade das citações ao Brasil no período trataram das chuvas. Parte da cobertura teve tom neutro, com abordagem factual, mas outras apontaram problemas na infraestrutura do país e efeitos do aquecimento global, o que pode marcar negativamente a imagem internacional do Brasil.

No total, foram registrados na semana que encerrou abril e iniciou maio 67 textos com menção ao Brasil nos sete veículos analisados, apenas a segunda vez no ano em que o volume ficou acima da média semanal do iii-Brasil. A maior parte dos textos sobre o país teve tom neutro, atingindo 66% da cobertura sobre o país. As menções negativas foram 22%, e as positivas apenas 12%. 

Entenda como funciona o iii-Brasil

 “Chuvas torrenciais deixam pelo menos 29 mortos e mais desaparecidos no Brasil. Quatro dias de fortes chuvas inundaram muitas partes de um estado do sul, isolando cidades e deixando pessoas presas enquanto aguardavam resgate por helicópteros”, diz uma reportagem publicada pelo jornal americano The New York Times, que reproduziu várias imagens da destruição causada pela água.

O britânico The Guardian apontou para problemas que podem causar este tipo de destruição: “O estado do Rio Grande do Sul situa-se num ponto de encontro geográfico entre as atmosferas tropical e polar, dando origem a um padrão climático que inclui períodos de intensas chuvas e secas. Cientistas locais dizem que o padrão tem se intensificado como resultado da crise climática provocada pelo homem”.

Além da tragédia no sul, muitos dos veículos estrangeiros também noticiaram o recorde de público no show de Madonna no Rio de Janeiro. O jornal espanhol El País publicou várias reportagens sobre os preparativos para a apresentação e o quanto ela estava movimentando a capital fluminense.

“Madonna revoluciona o Brasil com seu show gratuito em Copacabana. Os fãs estão acampados desde esta sexta-feira para curtir a apresentação da artista em sua turnê ‘Celebration’”, diz o periódico da Espanha.

Retrospectiva 

Desde o início de abril de 2022, o iii-Brasil coletou e analisou em média 58 reportagens por semana com menções de destaque ao país nos sete veículos de imprensa analisados. 

Ao longo do levantamento, o iii-Brasil registrou em média 50% de reportagens de tom neutro, 30% de menções com tom negativo e 20% de textos positivos sobre o país. 


*Daniel Buarque é pesquisador no pós-doutorado do Instituto de Relações Internacionais da USP (ISI/USP), doutor em relações internacionais pelo programa de PhD conjunto do King’s College London (KCL) e do IRI/USP. Jornalista, tem mestrado em Brazil in Global Perspective pelo KCL e é autor de livros como Brazil’s international status and recognition as an emerging power: inconsistencies and complexities (Palgrave Macmillan), Brazil, um país do presente (Alameda Editorial) e O Brazil é um país sério? (Pioneira). É editor-executivo do portal Interesse Nacional.

Fabiana Mariutti atua como pesquisadora, professora universitária e consultora; obteve pós-doutorado, doutorado e mestrado em Administração e bacharel em Comunicação Social. Estuda a imagem, reputação e marca Brasil desde 2010. Interesse nas áreas de Place Branding e Public Diplomacy. Nomeada Place Brand Expert pelo The Place Brand Observer. Autora do recente artigo: “When place brand and place logo matches: VRIO applied to place brandinge dos livros: “Country Reputation: The Case of Brazil in the United Kingdom: Four Stakeholders’ Perspectives on Brazil’s Brand Imagee Country Brand Identity: Communication of the Brazil Brand in the United States of America .

O Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil) é uma análise da imagem do país realizada a partir de um levantamento sistemático de dados sobre notícias que mencionam o Brasil a cada semana em sete publicações internacionais, selecionadas como representativas da imprensa internacional por serem reconhecidas internacionalmente como “newspapers of record”. São elas: The Guardian (Reino Unido), The New York Times (Estados Unidos), El País (Espanha), Le Monde (França), Clarín (Argentina), Público (Portugal) e China Daily (China).

Artigos e comentários de autores convidados não refletem, necessariamente, a opinião da revista Interesse Nacional

Cadastre-se para receber nossa Newsletter