Viagem de Lula à França destaca negociação entre Mercosul e UE
Jornal francês Le Monde publicou uma entrevista exclusiva com o presidente, que tratou de acordos comerciais e das contradições entre a proteção da Amazônia e a exploração de petróleo no norte do país

iii-Brasil – de 2 a 8/06/2025
Visibilidade: 47 reportagens em 7 veículos analisados
Classificação das notícias:
47% Neutras
15% Negativas
38% Positivas
A viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à França teve amplo destaque na imprensa do país, o que ampliou a visibilidade internacional do Brasil e chamou a atenção especialmente para a reta final da negociação do acordo entre o Mercosul e a União Europeia. O jornal parisiense Le Monde publicou 5 reportagens com menção ao Brasil, abordando especialmente a visita do líder do país, que foi entrevistado com exclusividade.
No total, foram registrados na primeira semana de junho 47 textos com menção ao Brasil nos sete veículos analisados, volume acima da média semanal do Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil). O período registrou uma maioria de textos de tom neutro (47%), 38% de menções positivas e apenas 15% de repercussão negativa.
Entenda como funciona o iii-Brasil
“Em Paris, Lula tenta convencer Macron a aceitar o acordo de livre comércio com o Mercosul”, diz uma das reportagens publicada por Le Monde. O presidente brasileiro iniciou uma visita de Estado à França. Em Bruxelas, a Comissão Europeia trabalha para superar a relutância francesa em que o acordo seja aprovado por maioria qualificada”, explica.
“Este acordo com Argentina, Brasil, Uruguai e Paraguai visa permitir que a União Europeia exporte mais carros, máquinas e bebidas alcoólicas, em troca da entrada de carne, açúcar, arroz, mel e soja da América do Sul. A França se opõe firmemente a ele em sua forma atual”, diz uma outra reportagem sobre o tema.

O jornal francês também publicou uma entrevista com Lula, em que foi questionado sobre as contradições do seu governo em temas ambientais. “Em um contexto internacional conturbado e belicoso, o presidente brasileiro de 79 anos permanece fiel às suas prioridades: a proteção ambiental e o combate à pobreza”, diz. A entrevista “evoca as contradições entre a exploração do petróleo na Amazônia e a defesa do meio ambiente”.

Retrospectiva
Desde o início de abril de 2022, o iii-Brasil coletou e analisou em média 57 reportagens por semana com menções de destaque ao país nos sete veículos de imprensa analisados.
Ao longo do levantamento, o iii-Brasil registrou em média 52% de reportagens de tom neutro, 27% de menções com tom negativo e 21% de textos positivos sobre o país.
O Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil) é uma análise da imagem do país realizada a partir de um levantamento sistemático de dados sobre notícias que mencionam o Brasil a cada semana em sete publicações internacionais, selecionadas como representativas da imprensa internacional por serem reconhecidas internacionalmente como “newspapers of record”. São elas: The Guardian (Reino Unido), The New York Times (Estados Unidos), El País (Espanha), Le Monde (França), Clarín (Argentina), Público (Portugal) e China Daily (China). O iii-Brasil é produzido semanalmente pela equipe do portal Interesse Nacional e pela pesquisadora Fabiana Mariutti. Professora universitária e consultora; obteve pós-doutorado, doutorado e mestrado em Administração e bacharel em Comunicação Social. Estuda a imagem, reputação e marca Brasil desde 2010. Interesse nas áreas de Place Branding e Public Diplomacy. Nomeada Place Brand Expert pelo The Place Brand Observer, na Suíça. Autora do recente artigo: “When place brand and place logo matches: VRIO applied to Place Branding”, de dois livros e sete capítulos de livros.
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