iii-Brasil: Eleição duplica interesse internacional pelo Brasil na mídia estrangeira

iii-Brasil 04 outubro 2022

Cobertura sobre política levou à publicação de 107 reportagens de destaque sobre o Brasil nos sete veículos de imprensa analisados pelo Índice de Interesse Internacional, quase duas vezes a média de 55 textos registrados por semana desde o início do levantamento – maioria das reportagens tinha tom negativo

Livro discute a imagem internacional do Brasil e analisa se o país é visto como sério

Daniel Buarque 01 outubro 2022

Sem precursores nem veleidades teóricas, ‘O Brazil é um país sério?’ funda literatura sobre a trajetória de nossa reputação. Por meio de pílulas densas, mas de fácil digestão, o leitor é convidado a visitar o passado nacional, contado pelo olhar estrangeiro

As Eleições de 2022: o contexto atual e o caminho a frente

Felipe Tirado 30 setembro 2022

Imitando o ex-presidente dos EUA, Donald Trump, Bolsonaro disse muitas vezes que pode não respeitar os resultados das eleições e que o sistema de justiça eleitoral não é confiável. Se Lula vencer, enfrentará uma série de obstáculos para restaurar o respeito às instituições nacionais do Brasil e ao Estado Democrático de Direito.

Bryan McCann: Mesmo se perder e aceitar derrota, Bolsonaro continuará ameaçando a democracia

Daniel Buarque 29 setembro 2022

Para historiador americano, comparação com situação dos Estados Unidos após a saída de Donald Trump do poder mostra que risco ao estado de direito continua existindo mesmo que haja uma mudança no governo brasileiro após as eleições

iii-Brasil: Na reta final da campanha, cresce no exterior a proporção de reportagens negativas sobre o Brasil

iii-Brasil 27 setembro 2022

Tom da cobertura da imprensa internacional era predominantemente neutro desde junho, mas críticas à polarização, à proliferação de mentiras e às ameaças à democracia pioraram a reputação do país no mundo

iii-Brasil: Com cobertura das eleições, imprensa estrangeira aumenta uso de tom neutro sobre o Brasil

iii-Brasil 22 setembro 2022

Semana registrou uma redução na proporção de reportagens negativas, embora a crítica à política e ao governo de Bolsonaro estejam evidentes em muitas abordagens, como em editorial do jornal britânico The Guardian

‘A reviravolta estética do Brasil’: como construímos, e perdemos, a imagem de uma nação emergente, progressista e acolhedora ao longo da última década.  

Daniel Buarque 20 setembro 2022

Apresentações do país nas Olimpíadas de 2012 e 2016 reforçaram a imagem progressista e responsável da nação, mas essa representação do Brasil é confrontada com a ideia que se faz do país nos dias de hoje: uma nação dividida após seguidos anos de crises e governada por uma agenda reacionária, que parece não se importar com como o país é visto pelos seus pares

Brasil: como políticos populistas usam a religião para ajudá-los a vencer

Daniel Buarque 19 setembro 2022

O uso da religião para reforçar a ambição política não é novidade, mas novo estudo sugere que nos últimos anos a religião foi usada como capital político de uma maneira distinta entre os populistas. Ela ganha força por causa das semelhanças ideológicas entre o populismo e certas formas de religião que aspiram a transformar a ordem social

Matthew Taylor: Sistema político brasileiro mina a democracia por dentro, e risco vai além de ameaças de golpe

Daniel Buarque 14 setembro 2022

Apesar da resiliência mostrada pela democracia brasileira em resposta aos ataques do governo Bolsonaro, professor da American University avalia que o presidencialismo de coalizão vem enfraquecendo este sistema democrático do país por dentro, e pode se tornar um problema no longo prazo.

iii-Brasil: Início de setembro registra menor proporção de notícias positivas sobre o país no exterior

iii-Brasil 13 setembro 2022

Apenas uma em cada dez reportagens mencionando o Brasil na imprensa estrangeira no período tinha tom positivo, com potencial de melhorar a imagem internacional do país. A maioria dos artigos analisados nos veículos de imprensa estrangeira tinha tom neutro, mas 42% dos textos tinham tom negativo e podem piorar a reputação brasileira

Cadastre-se para receber nossa Newsletter