Desde que o novo governo chegou ao poder, uma em cada cinco menções ao país no exterior era favorável a sua imagem –índice que não foi melhor por causa da projeção negativa dos ataques de 8 de janeiro. Brasil tem oportunidade de melhorar seu prestígio no mundo, mas tem o desafio de superar problemas domésticos e ampliar a projeção no exterior
O pessimismo é a visão de que a humanidade perdeu a batalha climática e não sentimos nada além de desamparo e ansiedade por isso. Segundo professora de jornalismo, estudos mostram que o medo pode nos desgastar, a menos que tenhamos instruções claras sobre como agir
Governo diz que retomar relações com o mundo é prioridade, estudos mostram que o país caiu pelo menos sete posições em ranking de prestígio internacional, mas reabilitar a percepção é um trabalho difícil, que exige uma contribuição ativa para realmente melhorar o mundo e a vida das pessoas em outros países. Brasil tem potencial para fazer isso com a sua luta pela proteção ambiental e contra o aquecimento global
Apesar do otimismo de conservacionistas após a vitória de Lula, governos de direita e esquerda do país promovem a Iniciativa para a Integração da Infraestrutura Regional Sulamericana (IIRSA), que se concentra em novas estradas, represas e indústrias que podem ameaçar o frágil ecossistema de floresta tropical da região – e prejudicar o clima mundial no processo
Visita do presidente Lula e ampla comitiva a Pequim inclui uma lista de acordos em diferentes áreas, como iniciativas na pauta ambiental. Para embaixador, sem vontade política, esses documentos permanecem como simples ‘acordos de vontade’, e é preciso um real pragmatismo que vença os preconceitos para desenvolver parceria não somente abrangente, mas efetiva
Viagem de Lula à China e acordo do Mercosul com a UE centralizam as atenções da política externa brasileira no início do novo governo. Para embaixador, as negociações com o país asiático e a Europa indicam o caminho que o país vai adotar no momento em que o presidente Lula diz que o Brasil está de volta ao cenário internacional
Viagem de Lula a Pequim é uma oportunidade para o Brasil fortalecer a equidistância entre a China e os EUA, potências rivais que são parceiras estratégicas do país. Ao reerguer as relações com o gigante asiático a partir de uma agenda propositiva em clima e meio ambiente, o Brasil poderá gerar benefícios não apenas para a população e os biomas brasileiros, mas para o planeta como um todo
Estratégias de promoção do soft power brasileiro frequentemente apostam em notícias publicadas na imprensa do exterior para favorecer as percepções sobre o Brasil. Segundo estudo do pesquisador chileno César Jiménez‑Martínez, jornalistas têm uma dinâmica envolvendo a marca nacional, passando por desafio, alinhamento e filtragem de mensagens
Após o clima de euforia da mídia internacional pela troca de presidente do país, reportagens começam a apontar as dificuldades enfrentadas pela nova administração em questões de política e especialmente sobre o meio ambiente
Um terço das notícias sobre o país na mídia internacional durante a semana teve como foco a destruição deixada pelas chuvas em São Paulo, três vezes mais do que o espaço dado ao carnaval, o que consolidou uma cobertura tímida e com pouca visibilidade sobre a festa que é símbolo da imagem do Brasil