Avanço de agenda conservadora no país é destaque na imprensa internacional
Reportagens em jornais estrangeiros analisaram projetos sobre aborto, drogas e religião que desafiam o governo
Por Daniel Buarque e Fabiana Mariutti*
iii-Brasil – de 17 a 23/6 de 2024
Visibilidade: 40 reportagens em 7 veículos analisados
Classificação das notícias:
65% Neutras
22% Negativas
13% Positivas
O avanço de uma agenda conservadora e as disputas políticas em torno de temas como o aborto, as drogas e a religião no Brasil ganharam atenção internacional ao longo da semana. Reportagens em vários veículos estrangeiros abordaram as discussões no Congresso do país e a reação da sociedade, apontando evidências da polarização nacional.
No total, foram registrados na quarta semana de junho 40 textos com menção ao Brasil nos sete veículos analisados, volume abaixo da média semanal do iii-Brasil. A maior parte dos textos sobre o país teve tom neutro, atingindo 65% da cobertura sobre o país. As menções negativas foram 22% e as positivas, 13%.
Entenda como funciona o iii-Brasil
“Aborto, maconha, religião: a agenda conservadora avança no Congresso brasileiro e desafia o governo”, diz o título de uma reportagem no jornal argentino Clarín. “Os grupos de direita têm mais peso no Parlamento do que os apoiantes do presidente Lula da Silva. O grupo evangélico está pisando forte e tentando impor seus projetos”, complementa.
O tema apareceu também no espanhol El País, que diz que a proposta de equiparar o aborto legal ao homicídio no Brasil entrou em hibernação após uma “polêmica monumental”.
“O Congresso brasileiro gerou uma polêmica monumental na semana passada ao aprovar a tramitação urgente de um projeto de lei para endurecer o Código Penal para que uma mulher que aborte após a 22ª semana seja acusada de homicídio e punida com 20 anos de prisão. Ou seja, pena que dobra a do estuprador (10 anos)”, relatou.
Um artigo de opinião no diário de Madrid analisa o cenário político do país e alega que o governo vai enfrentar um grande teste e medir a força do conservadorismo nas eleições municipais deste ano.
Ainda sobre o mesmo tema, mas com abordagem diferente, o português Público diz que o recuo do projeto anti-aborto “dá vantagem a Lula na guerra com o partido de Bolsonaro”. “Ampla repercussão negativa da proposta do partido do ex-Presidente minou o apoio do ‘centrão’ e não deve ser aprovada. PT sobe nas sondagens”, diz.
Retrospectiva
Desde o início de abril de 2022, o iii-Brasil coletou e analisou em média 58 reportagens por semana com menções de destaque ao país nos sete veículos de imprensa analisados.
Ao longo do levantamento, o iii-Brasil registrou em média 51% de reportagens de tom neutro, 29% de menções com tom negativo e 20% de textos positivos sobre o país.
*Daniel Buarque é pesquisador no pós-doutorado do Instituto de Relações Internacionais da USP (ISI/USP), doutor em relações internacionais pelo programa de PhD conjunto do King’s College London (KCL) e do IRI/USP. Jornalista, tem mestrado em Brazil in Global Perspective pelo KCL e é autor de livros como Brazil’s international status and recognition as an emerging power: inconsistencies and complexities (Palgrave Macmillan), Brazil, um país do presente (Alameda Editorial) e O Brazil é um país sério? (Pioneira). É editor-executivo do portal Interesse Nacional.
Fabiana Mariutti atua como pesquisadora, professora universitária e consultora; obteve pós-doutorado, doutorado e mestrado em Administração e bacharel em Comunicação Social. Estuda a imagem, reputação e marca Brasil desde 2010. Interesse nas áreas de Place Branding e Public Diplomacy. Nomeada Place Brand Expert pelo The Place Brand Observer, na Suíça. Autora do recente artigo: “When place brand and place logo matches: VRIO applied to Place Branding”, de dois livros e sete capítulos de livros.
O Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil) é uma análise da imagem do país realizada a partir de um levantamento sistemático de dados sobre notícias que mencionam o Brasil a cada semana em sete publicações internacionais, selecionadas como representativas da imprensa internacional por serem reconhecidas internacionalmente como “newspapers of record”. São elas: The Guardian (Reino Unido), The New York Times (Estados Unidos), El País (Espanha), Le Monde (França), Clarín (Argentina), Público (Portugal) e China Daily (China). O iii-Brasil é produzido semanalmente pela equipe do portal Interesse Nacional e pela pesquisadora Fabiana Mariutti. Professora universitária e consultora; obteve pós-doutorado, doutorado e mestrado em Administração e bacharel em Comunicação Social. Estuda a imagem, reputação e marca Brasil desde 2010. Interesse nas áreas de Place Branding e Public Diplomacy. Nomeada Place Brand Expert pelo The Place Brand Observer, na Suíça. Autora do recente artigo: “When place brand and place logo matches: VRIO applied to Place Branding”, de dois livros e sete capítulos de livros.
Artigos e comentários de autores convidados não refletem, necessariamente, a opinião da revista Interesse Nacional